A sua empresa deve adotar o Marketing de Conteúdo?

 Em Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia para envolver o seu público-alvo e aumentar o número de potenciais clientes através da criação e divulgação de conteúdos interessantes e de qualidade que levarão os leitores a criar uma perceção positiva sobre a sua marca, facto esse que pode gerar vendas. Os conteúdos são a alma da metodologia de Inbound Marketing, razão pela qual uma não funciona sem a outra.

Os objetivos do Marketing de Conteúdos ou Content Marketing passam por criar o reconhecimento da marca, reter clientes, gerar leads e apoiar a equipa comercial. Se vai apostar numa estratégia de Inbound Marketing tem de saber que esta se baseia em conteúdos de qualidade e relevantes para a persona do seu negócio.

Isto é: vamos criar conteúdos desde que estejam integrados dentro de uma estratégia. Se a sua empresa não tem os recursos humanos necessários para criar conteúdos com a regularidade necessária, está na hora de equacionar recorrer a serviços especializados.

O Marketing de Conteúdos aplica-se à sua situação?

Vamos ver alguns cenários possíveis.

  1. A sua empresa está no início de atividade e precisa de uma equipa de Marketing flexível

A sua empresa está criada. Criou um logótipo, desenhou o site, projetou os produtos e serviços e está pronto para começar a vender.  Contudo, ainda não tem capacidade financeira para ter uma equipa de Marketing a tempo inteiro. A pessoa que pensa a estratégia dificilmente terá todas as competências para a implementar com qualidade o seu plano, como o copywriting, design e programação, para nomear apenas alguns. São saberes e artes especializados e que envolvem muitos anos de estudo, pesquisa e experiência. Contratando o serviço a um consultor ou a uma agência pode ter todos os benefícios de uma equipa de Marketing altamente especializada e dedicada à sua missão.

Uma empresa de Marketing de Conteúdos deve estar apta a dar suporte a toda a estratégia de Marketing Online, da conceção à criação de conteúdos, desde conteúdos escritos (como artigos para blog, case studies, press releases, etc) a conteúdos visuais apelativos (como infográficos) e vídeos (tutoriais, webinars, reportagens, etc.).

  1. Tem uma empresa consolidada mas dispõe de poucos recursos especializados em Marketing de Conteúdos

A sua estratégia está consolidada mas faltam-lhe recursos humanos capazes de a executar, ao nível dos conteúdos.

A empresa de Marketing de Conteúdos pode definir com a sua equipa que temas desenvolver, promover, assim como planear o calendário editorial e criar conteúdos em nome da sua empresa.

Defina internamente a sua estratégia antes da contratação do serviço para conseguir avaliar os resultados obtidos e definir qual o esforço financeiro a aplicar.

  1. A sua empresa tem alta rotatividade de funcionários

Se a pessoa que realiza a produção de conteúdos está indisponível por alguma razão, quem cria os artigos ou as publicações nas redes sociais? Os leitores apreciam rotina e frequência nos conteúdos criando laços de confiança com a sua empresa.

A empresa de Marketing de Conteúdos pode assegurar-lhe conteúdos interessantes e otimizados quando a sua equipa não consegue dar resposta a todas as tarefas.

Neste caso, a atuação da empresa contratada pode ser limitada ao desenvolvimento de conteúdos mas deve sempre conhecer as mensagens globais da empresa para assegurar altos níveis de qualidade nos conteúdos produzidos.

  1. Quer aumentar a reputação e notoriedade do seu negócio

Muitos gestores e empresários preocupam-se cada vez mais com a reputação dos seus negócios e com a sua pegada digital mas não têm tempo disponível para fazer uma gestão cuidada e analisar as necessidades de mercado.

Sabia que «80% dos decisores empresariais prefere obter informações sobre uma empresa através de artigos ao invés de anúncios»?

A contratação de uma equipa de Marketing de Conteúdos poderá produzir conteúdos para a sua empresa e desenvolver uma estratégia de sensibilização junto dos seus clientes.

Deve então definir quais os tópicos  relevantes, quais as suas ideias e quais os valores do seu negócio.

 A contratação de serviços de Marketing de Conteúdos assegura a boa qualidade dos conteúdos uma vez que são promovidos por equipas de especialistas, desde redatores e a designers e programadores.

Do seu lado, fornece como input o os seus objetivos, a visão que quer para o seu negócio, o conhecimento do seu mercado, do cliente atual e do cliente ideal. A persona ou as personas do seu negócio serão criadas em conjunto.

Do lado da empresa especializada, beneficia das técnicas de otimização para os motores de busca, da pesquisa, definição e enquadramento das palavras-chave e do conhecimento dos princípios de jornalismo e de escrita para a web, que tem características próprias em relação à escrita para formato impresso.

Gostaria de saber mais informações? Contacte a Inboundware.

Marcar reunião

Artigos recentes

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

inbound marketing no ensino