A sua empresa deve adotar o Marketing de Conteúdo?
O Marketing de Conteúdo é uma estratégia para envolver o seu público-alvo e aumentar o número de potenciais clientes através da criação e divulgação de conteúdos interessantes e de qualidade que levarão os leitores a criar uma perceção positiva sobre a sua marca, facto esse que pode gerar vendas. Os conteúdos são a alma da metodologia de Inbound Marketing, razão pela qual uma não funciona sem a outra.
Os objetivos do Marketing de Conteúdos ou Content Marketing passam por criar o reconhecimento da marca, reter clientes, gerar leads e apoiar a equipa comercial. Se vai apostar numa estratégia de Inbound Marketing tem de saber que esta se baseia em conteúdos de qualidade e relevantes para a persona do seu negócio.
Isto é: vamos criar conteúdos desde que estejam integrados dentro de uma estratégia. Se a sua empresa não tem os recursos humanos necessários para criar conteúdos com a regularidade necessária, está na hora de equacionar recorrer a serviços especializados.
O Marketing de Conteúdos aplica-se à sua situação?
Vamos ver alguns cenários possíveis.
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A sua empresa está no início de atividade e precisa de uma equipa de Marketing flexível
A sua empresa está criada. Criou um logótipo, desenhou o site, projetou os produtos e serviços e está pronto para começar a vender. Contudo, ainda não tem capacidade financeira para ter uma equipa de Marketing a tempo inteiro. A pessoa que pensa a estratégia dificilmente terá todas as competências para a implementar com qualidade o seu plano, como o copywriting, design e programação, para nomear apenas alguns. São saberes e artes especializados e que envolvem muitos anos de estudo, pesquisa e experiência. Contratando o serviço a um consultor ou a uma agência pode ter todos os benefícios de uma equipa de Marketing altamente especializada e dedicada à sua missão.
Uma empresa de Marketing de Conteúdos deve estar apta a dar suporte a toda a estratégia de Marketing Online, da conceção à criação de conteúdos, desde conteúdos escritos (como artigos para blog, case studies, press releases, etc) a conteúdos visuais apelativos (como infográficos) e vídeos (tutoriais, webinars, reportagens, etc.).
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Tem uma empresa consolidada mas dispõe de poucos recursos especializados em Marketing de Conteúdos
A sua estratégia está consolidada mas faltam-lhe recursos humanos capazes de a executar, ao nível dos conteúdos.
A empresa de Marketing de Conteúdos pode definir com a sua equipa que temas desenvolver, promover, assim como planear o calendário editorial e criar conteúdos em nome da sua empresa.
Defina internamente a sua estratégia antes da contratação do serviço para conseguir avaliar os resultados obtidos e definir qual o esforço financeiro a aplicar.
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A sua empresa tem alta rotatividade de funcionários
Se a pessoa que realiza a produção de conteúdos está indisponível por alguma razão, quem cria os artigos ou as publicações nas redes sociais? Os leitores apreciam rotina e frequência nos conteúdos criando laços de confiança com a sua empresa.
A empresa de Marketing de Conteúdos pode assegurar-lhe conteúdos interessantes e otimizados quando a sua equipa não consegue dar resposta a todas as tarefas.
Neste caso, a atuação da empresa contratada pode ser limitada ao desenvolvimento de conteúdos mas deve sempre conhecer as mensagens globais da empresa para assegurar altos níveis de qualidade nos conteúdos produzidos.
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Quer aumentar a reputação e notoriedade do seu negócio
Muitos gestores e empresários preocupam-se cada vez mais com a reputação dos seus negócios e com a sua pegada digital mas não têm tempo disponível para fazer uma gestão cuidada e analisar as necessidades de mercado.
Sabia que «80% dos decisores empresariais prefere obter informações sobre uma empresa através de artigos ao invés de anúncios»?
A contratação de uma equipa de Marketing de Conteúdos poderá produzir conteúdos para a sua empresa e desenvolver uma estratégia de sensibilização junto dos seus clientes.
Deve então definir quais os tópicos relevantes, quais as suas ideias e quais os valores do seu negócio.
A contratação de serviços de Marketing de Conteúdos assegura a boa qualidade dos conteúdos uma vez que são promovidos por equipas de especialistas, desde redatores e a designers e programadores.
Do seu lado, fornece como input o os seus objetivos, a visão que quer para o seu negócio, o conhecimento do seu mercado, do cliente atual e do cliente ideal. A persona ou as personas do seu negócio serão criadas em conjunto.
Do lado da empresa especializada, beneficia das técnicas de otimização para os motores de busca, da pesquisa, definição e enquadramento das palavras-chave e do conhecimento dos princípios de jornalismo e de escrita para a web, que tem características próprias em relação à escrita para formato impresso.
Gostaria de saber mais informações? Contacte a Inboundware.