Redes Sociais: Instagram ou Pinterest?

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Das redes sociais aos blogs, os novos canais online permitem às empresas alcançar objetivos de Marketing que ajudam a gerar Leads. As plataformas de imagem têm vindo a ganhar cada vez mais destaque com o aumento do número de smartphones em Portugal.

Mundialmente, o Instagram conta com 200 milhões de utilizadores ativos mensais e o Pinterest com 120 milhões. Já em Portugal os valores são ligeiramente diferentes:

Instagram: 465 milhares de utilizadores ativos mensais

Pinterest: 247 milhares de utilizadores ativos mensais

 1. Instagram

Atualmente é a rede social com crescimento mais rápido, com mais de 60 milhões de fotos publicadas – diariamente.

86% das principais marcas internacionais marcam presença nesta plataforma.

Com o Instagram é possível:

  • Mudar/reforçar perceções
  • Aumentar notoriedade
  • Criar associações positivas

A impossibilidade de ter links na descrição das fotografias torna esta rede social menos comercial mas também menos eficiente na geração de leads. Por outro lado, torna-se mais apetecível aos utilizadores que não desejam receber publicidade nas Redes Sociais.

O Instagram permite a partilha de fotografias e vídeos (com o Hyperlapse pode melhorar a qualidade dos vídeos). Posteriormente pode adicionar filtros e editar as imagens/vídeo escolhidos. Com a geolocalização (identificação do local onde a foto foi tirada) é possível partilhar a imagem mais amplamente na rede social.

A partilha pode ser pública ou privada (através das Mensagens Diretas). Quando privada, permite às empresas criar mensagens promocionais para a sua marca, direcionadas para determinado público.

Futuramente prevê-se que em Portugal sejam exibidos anúncios como forma de explorar conteúdos específicos.

Como devo apostar no Instagram?

  • Crie uma identidade visual: defina o tom adequado que orienta o conteúdo e a experiência do utilizador
instagram starbucks

Starbucks Coffe (Clique para ver mais)

  • Temas e frequência: ocasionalmente diversifique os conteúdos relacionados com a sua marca
  • Contexto: aposte na geolocalização, nas hashtags e nas tags para chegar a um público-alvo superior
  • Autenticidade e simplicidade: aposte em momentos autênticos e pouco promocionais
instagram mini

Mini (Clique para ver mais)

  • Mostre o Backstage: exiba o processo de produção ou a vertente humana do seu negócio

2. Pinterest

Esta é uma plataforma de bookmarks visuais, sendo a rede que mais explorou a sua dimensão visual na internet.

Tendencialmente apreciada pelo público feminino, esta rede apresenta influência no processo de compra através de sugestões que podem facilmente ser encontradas pelos utilizadores.

Esta rede social é ideal para:

  • Social ecommerce
  • Influência de pesquisa
  • Geração de tráfego
  • Notoriedade

Em 2015 surgem os Promoted Pins – funcionalidade que permite comprar diretamente pela Plataforma – que impulsionarão as compras online.

Como devo apostar no Pinterest?

  • Crie um perfil de negócio: apresente a sua empresa conectada com o seu website
  • Respeite a comunidade: sempre que usar uma imagem dê crédito à sua fonte
  • Dê informação: aposte em keywords nas descrições para ter um maior impacto nas pesquisas
pinterest tap portugal

Tap Portugal – Lisboa (Clique para ver mais)

  • Aposte em infográficos: forma simples de processar estatísticas e factos interessantes.
  • Crie Boards específicos: para cada área, produto ou serviço crie um board específico
pinterest mercedes

Mercedes Benz (Clique para ver mais)

Apreciadas em mercados B2C e B2B, as redes sociais mais visuais tornam-se fundamentais para mostrar o lado mais humano da sua marca e comunicar de forma mais informal.

Se ainda não aposta em Social Media ou tem dúvidas sobre qual será a melhor estratégia para o seu negócio, conheça os nossos Planos de Marketing Digital – 2015.

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