6 Melhores práticas de Inbound Marketing

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Quais as melhores práticas de Inbound Marketing que podem levar a sua empresa ao sucesso? Para começar, deve compreender o conceito de Inbound Marketing.

O Inbound Marketing muda constantemente e as empresas devem atualizar os seus conhecimentos nos departamentos de Marketing e Comunicação. A nova abordagem tem como principal objetivo atrair visitantes ao seu website ou Landing Page e converter esses visitantes em clientes.

Conheça as 6 práticas recomendadas pela Inboundware para melhorar os resultados do seu negócio:

  1. Aposte em conteúdos originais

Conteúdos originais são memoráveis e os seus clientes vão lembrar-se de si mais facilmente. Atraia novos clientes de forma inovadora e retenha a atenção dos clientes antigos.

Para produzir conteúdos originais é preciso manter-se informado sobre o mercado e aprender constantemente. Se não tem tempo ou pessoal qualificado pode pensar em contratar um serviço de Marketing de Conteúdos.

  1. Marque presença em Social Media

Criar conteúdo mas não o partilhar nas redes sociais não vai aumentar a visibilidade do seu negócio. Além de perfeito, o conteúdo deve estar visível e facilmente acessível. Mantenha-se presente no Twitter, Facebook e LinkedIn e aposte numa plataforma de Blogging para atrair Leads.

  1. Crie Personas

Entenda quem são as suas personas a partir de informações reais que a sua empresa já tenha recolhido. Analise os dados e refine a sua ou as suas personas e crie conteúdo especial para elas. Conhecer os clientes permite projetar o futuro, promover conteúdos interessantes e oferece mais segurança.

Para definir as personas deve pensar:

  • Qual o perfil do meu cliente?
  • Pelo que se interessou o meu cliente na minha empresa?

Ler mais: Como identificar e criar personas

  1. Nutrição de Leads

Gere Leads qualificadas e estimule a compra. Estabeleça diálogo com os seus potenciais clientes via e-mail, com posts em social media, ofereça materiais ou ferramentas e desperte o interesse dos visitantes para reter a atenção e aumentar a probabilidade de converter Leads em clientes fiéis.

  1. Acompanhamento constante

Depois de criar uma campanha, não deve descurar o acompanhamento e a avaliação dos resultados através de métricas.

O valor do ROI (Retorno sobre Investimento) deve ser analisado de acordo com as suas intenções. A avaliação cuidada permite otimizar campanhas futuras e determinar o comportamento dos consumidores.

Pode ainda analisar os resultados das estratégias de Inbound Marketing através de KPI’s ou Indicadores Chave de Desempenho.

Para otimizar a implementação de métricas deve definir um projeto mensurável, com objetivos alcançáveis e relevante num período de tempo adequado.

Ler mais: métricas o que são e quais escolher 

  1. Aposte em Call to Action

Até aqui a sua empresa produziu conteúdo original e otimizado, divulgou conteúdos online e angariou uma quantidade de Leads qualificadas. Criou personas e voltou a repetir o ciclo.

Para gerar bons resultados de forma duradoura deve ainda incentivar o seu público a tomar uma atitude e agir, logo deve apostar em Call to Action (CTA). Estes CTA devem:

  • Ser eficientes: defina a ação que pretende que o cliente execute e otimize os processos. Se usar formulários, tenha em atenção que devem ser curtos e objetivos. Pode usar chamadas de atenção como “Saiba mais” ou “Solicite um orçamento”.
  • Impulsionar a ação: aposte em links que incentivem o utilizador a tomar uma ação, seja a seguir um perfil social, fazer um download ou partilhar uma notícia.
  • Registar contactos: crie uma base de dados e registe todas as Leads. Ter todos os potenciais clientes num só documento ou CRM permite-lhe ter uma visão mais clara e objetiva bem como o ajuda direcionar a sua comunicação.

É possível aumentar o tráfego do seu website e blog com o Inbound Marketing. Aposte em estratégias cuidadas e mantenha sempre presente o conceito de Inbound Marketing.

Depois de analisar o sucesso das suas campanhas pode e deve observar os custos e lucro gerados para planear campanhas futuras.

Conhece outras práticas importantes para promover bons resultados? Conte-nos tudo nos comentários.

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