6 práticas recomendadas de Inbound Marketing para avaliar a sua Estratégia

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Quais as melhores práticas de Inbound Marketing que podem levar a sua empresa ao sucesso? Para começar, deve compreender o conceito de Inbound Marketing.

Esta abordagem tem como principal objetivo atrair visitantes ao seu website ou Landing Page, converter esses visitantes em clientes e fidelizá-los, para que continuem a ser clientes por muitos e bons anos ou recomendem os seus produtos e serviços. O Inbound Marketing muda constantemente e as empresas devem atualizar os seus conhecimentos nos departamentos de Marketing e Comunicação.

Conheça as 6 práticas recomendadas pela Inboundware para melhorar os resultados do seu negócio:

  1. Aposte em conteúdos originais

Conteúdos originais são memoráveis e os seus clientes vão lembrar-se de si mais facilmente. Atraia novos clientes de forma inovadora e alimente a relação com os seus clientes atuais e antigos.

Para produzir conteúdos originais é preciso manter-se informado sobre o mercado e estar atento, constantemente, às motivações e dores dos seus potenciais clientes, apoiadas nas personas do seu negócio. Se não dispõe de tempo ou colaboradores qualificados nas várias áreas que compõem as equipas de Conteúdos pode pensar em contratar um serviço de Marketing de Conteúdos.

Veja aqui em que táticas deve apostar, de acordo com a fase da Jornada de Compra:

  1. Marque presença nos Social Media

Investiu em criar conteúdo mas não o está a partilhar nas redes sociais de forma regular  e estratégica? Assim não vai aumentar a visibilidade do seu negócio. Além da qualidade e da intencionalidade, o conteúdo deve estar visível e facilmente acessível. Mantenha-se presente no Twitter, Facebook e LinkedIn e aposte numa estratégia de Blogging para atrair Leads. Assim estará a atrair tráfego qualificado para o seu website. Pode acompanhar estes indicadores no Google Analytics, no separador

  1. Crie e mantenha as Buyer Personas

Dedique tempo a pensar sobre o seu Perfil de Cliente Ideal e entenda quem são as suas personas, a partir de informações reais que a sua empresa já tenha recolhido, entre os seus gestores comerciais, equipa de atendimento ao cliente, marketing e estatísticas do website e redes sociais. Analise os dados e refine a sua ou as suas personas ao longo do tempo. Use esse conhecimento para criar conteúdo especialmente para elas. Conhecer os clientes permite projetar o futuro, promover conteúdos interessantes e oferece mais segurança.

Para definir as personas deve pensar:

  • Qual o perfil do meu cliente?
  • Pelo que se interessou o meu cliente na minha empresa?

Ler mais: Como identificar e criar personas

  1. Nutrição de Leads

Gere Leads qualificadas e estimule a compra. Estabeleça diálogo com os seus potenciais clientes via e-mail (numa mistura adequada de informação e conteúdo promocional), interaja com o seu público nas redes sociais e ofereça conteúdo que seja útil e valorizado pelos seus visitantes. Estes materiais ou ferramentas despertam o interesse e aumentam a probabilidade de converter leads em clientes.

  1. Acompanhamento constante

Se está a trabalhar com campanhas, não deve descurar o acompanhamento (followup) e a avaliação dos resultados através de métricas.

O valor do ROI (Retorno sobre Investimento) deve ser analisado de acordo com as suas intenções. A avaliação cuidada permite otimizar campanhas futuras e determinar o comportamento dos consumidores.

Pode ainda analisar os resultados das estratégias de Inbound Marketing através de KPI’s ou Indicadores Chave de Desempenho.

Para otimizar a implementação de métricas deve definir um projeto mensurável, com objetivos alcançáveis e relevante num período de tempo adequado.

Ler mais: métricas o que são e quais escolher 

  1. Aposte em Call to Action. Sempre.

Até aqui a sua empresa produziu conteúdo original e otimizado, divulgou conteúdos online e angariou uma quantidade de Leads qualificadas. Criou personas e voltou a repetir o ciclo.

Para gerar bons resultados de forma duradoura deve ainda incentivar o seu público a tomar uma atitude e agir, logo deve apostar em Call to Action (CTA).  Estes CTA podem assumir variados formatos, desde links de texto a banners e devem:

  • Ser eficientes: defina a ação que pretende que o cliente execute e otimize os processos. Se usar formulários, tenha em atenção que estes devem ser curtos e objetivos. Pode usar chamadas de atenção como “Descarregue a Checklist” ou “Solicite um orçamento”
  • Registar contactos: Ao clicar num call-to- action reúna os contactos uma base de dados. Ter todos os potenciais clientes numa só plataforma ou CRM permite-lhe ter uma visão mais clara e objetiva bem como o ajuda direcionar a sua comunicação.

É possível aumentar o tráfego do seu website e blog com o Inbound Marketing. Aposte em estratégias cuidadas e mantenha sempre presente o conceito de Inbound Marketing.

Depois de analisar o sucesso das suas campanhas pode e deve observar os custos e lucro gerados para planear campanhas futuras.

Conhece outras práticas importantes para promover bons resultados? Conte-nos tudo nos comentários.

 

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