A Maria, o José e o Carlos são personas criados com uma combinação de dados reais e suposições que representam fatias de clientes de uma determinada empresa. Criar personas para o seu público-alvo ajuda-o a melhorar a forma como resolve os problemas e necessidades dos seus clientes. O processo de criação de personas é crucial para o sucesso da estratégia.

Veja como criar personas em 4 passos:

Passo 1: O Modelo

É recomendável que crie 3 a 5 personas que representem o seu público: este valor é grande o suficiente para cobrir todos os tipos de clientes mas pequeno o suficiente para apresentar especificidade e pormenor na análise.

Os modelos mais comuns incluem a mesma informação básica: saber que é a pessoa, o que valoriza e qual a melhor forma de falar com ela. Em termos de metodologia, são realizados questionários juntos dos clientes ou representantes dos clientes ideais do negócio.

Vejamos este exemplo:
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Sucintamente deve focar aspetos como:

  • Nome da persona
  • Cargo: informações chave sobre a empresa e qual o seu papel
  • Demografia: idade, género, salário, localização, educação e família
  • Metas e desafios: objetivo principal, objetivo secundário, qual o papel da sua empresa para a persona alcançar essas metas
  • Valores: valores primários, objeções no processo de venda
  • Mensagem de Marketing

Passo 2: Informações adicionais específicas

As Personas podem variar de empresa para empresa e de indústria para indústria. Uma persona construída para um funil de vendas será completamente diferente de uma construída para um blog. Para realçar essas características específicas há aspetos adicionais que pode considerar:

  • Hobbies
  • Onde obtêm informação sobre a sua empresa
  • Notícias que lêem
  • Conhecimentos específicos

Passo 3: Como criar uma Persona de Marketing

Existem inúmeras fontes para obter informações sobre o seu público. Deve começar por procurar informação em vários canais:

  1. Analytics do seu website: consegue saber de onde os seus clientes surgiram, quais as palavras-chave usadas para o encontrar e quanto tempo gastaram a visitar as suas páginas. Esta informação é fundamental para perceber os desejos do seu público e quais as ferramentas usadas.
  2. Envolva a sua equipa: qualquer pessoa com interação com o público deve ser envolvida no processo e partilhar a sua perspetiva sobre o comportamento e desejos dos clientes.
  3. Pesquisa em Social Media: faça perguntas no Twitter, Facebook e Linkedin para entender as perceções do público sobre os seus produtos/serviços. Pode ainda aproveitar outros momentos de contacto para questionar os clientes.

Passo 4: Preencher o modelo

O próximo passo consiste em preencher o perfil das suas personas.

Vejamos agora o modelo preenchido:

modelo persona preenchido

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  • Dar um nome à persona ajuda-o a encará-la como se fosse uma pessoa real. Escolha um nome da sua preferência.
  • Defina o cargo e setor de atividade da persona. Podem ser diretores de empresas, fundadores, operadores ou uma só pessoa.
  • Descubra informações demográficas: pode recolher informações do Google Analytics navegando até à secção audiência.

categorias analytics

Será toda esta informação importante? Sim, é! Além de lhe dar informações sobre os pensamentos, sentimentos e comportamentos dos seus clientes pode ajudá-lo a encontrar oportunidades táticas ainda não detetadas para o seu produto ou serviço.

  • Aproveite os momentos de contacto com os seus clientes para determinar as metas e os desafios descobrindo o que é importante para eles e os leva a comprar, o que eles pensam antes de tomar uma decisão, o que altera as suas necessidades de mudança, entre outros.
  • Na mensagem de Marketing deve incluir o seu conhecimento e informação para determinar as melhores formas para atender as necessidades de cada tipo de cliente. A “mensagem” refere-se à forma como pode descrever um produto para determinado cliente.

 

As Personas de Marketing irão ajudá-lo a identificar-se com o seu público e resolver melhor os seus problemas. Lembre-se de incluir toda a equipa para reunir o máximo de informações possíveis.

Os resultados serão uma melhor experiência para o cliente e um maior envolvimento com a sua marca.

Ver também:

Buyer Persona Institute

What is a Buyer Persona?

Não sabe como criar personas adequadas para o seu negócio? Veja como o podemos ajudar ao marcar uma reunião.

(Créditos das imagens: Buffer)