Blog enquanto ferramenta de Marketing para atrair tráfego ao seu website

Os blogs são ferramentas de Marketing excelentes com muito potencial para profissionais  e empresas, embora nos dias de hoje ainda lhes seja retirada credibilidade e mérito no mundo empresarial.

Enquanto as páginas de um website muitas vezes não são atualizadas constantemente, com pequenos parágrafos e informação estrategicamente bem organizada, os blogs são uma excelente ferramenta de Marketing que qualquer empresa pode e deve apostar.

Com uma linguagem simples e concisa, os blogs dão possibilidade aos leitores de se envolverem em determinado setor de atividade e com a empresa que o promove.

Os espaços de troca de opinião e de colaboração são fundamentais para promover o interesse e a atenção dos leitores.

Atualmente, em vários setores, os blogs são fontes potentes de informação mais relevantes que redes sociais como o Facebook, Twitter ou Google +.

Quando às técnicas de escrita otimizadas para web se aliam estratégias de SEO, um blog pode tornar-se uma excelente fonte de geração de tráfego, leads e vendas.

Blogs enquanto meios próprios

Os blogs são propriedade exclusiva dos utilizadores desde que contenham um domínio de URL próprio, como acontece se usar uma ferramenta como o WordPress ou o Hubspot. Por outro lado, uma empresa pode possuir um perfil em várias redes sociais, no entanto essas páginas nunca serão realmente suas e estão sujeitas às regras impostas pela plataforma onde está presente.

Um blog corporativo funciona como meio para personalizar a comunicação da sua empresa, uma vez que permite apostar numa linguagem mais simples e informal. Além disso, melhora substancialmente a posição do seu website nos motores de busca já que contará frequentemente com novos conteúdos. Atualmente, as empresas apostam em plataformas de blogging para publicar depoimentos de clientes na procura de uma maior aproximação com o seu público.

Empresas com blogs corporativos podem receber até 55% mais tráfego nos seus websites.

Como usar o blog enquanto ferramenta de Marketing?

  1. Defina uma Estratégia de Conteúdos

Antes de divulgar informações ou notícias, pergunte-se qual o seu público e que informações procuram. Assim pode definir os conteúdos e o calendário editorial indicado.

Não use o blog apenas para promover o seu negócio. Se tem uma empresa de comércio de brinquedos, pode utilizar o seu blog para dar dicas úteis sobre os cuidados a ter com crianças ou quais as precauções que os pais devem ter na escolha dos brinquedos para os seus filhos.

  1. Aposte em vários formatos

Porquê apenas escrever notícias ou artigos se pode apostar em vídeos, webinars, infográficos, listas ou dicas?

Mantenha a sua plataforma de blogging dinâmica e conquiste o interesse dos leitores. Pode ainda complementar as suas peças de conteúdo com links externos interessantes. Se tem uma empresa de mobiliário, pode fazer referência a empresas de decoração, por exemplo.

  1. Interaja com o público

Mantenha-se atento à secção de comentários e estabeleça um relacionamento amigável com os seus leitores.

Lembre-se que quando dá espaço ao seu público, receberá comentários positivos e elogios mas também poderá receber críticas. Defina uma política de gestão de comentários e aceite todas as opiniões.

Ficou curioso sobre como ter um blog para promover o seu negócio?

Veja também o artigo Preciso de um blog para a minha empresa?

A sua empresa já tem um blog? Qual a sua experiência até agora?

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