Blog enquanto ferramenta de Marketing para atrair tráfego para o seu website

 Em Comunicação, Inbound Marketing

Os blogs são uma poderosa estratégia de Marketing  porque dão possibilidade aos leitores de se informarem sobre um determinado assunto, normalmente um problema que têm vindo a sentir ou uma coisa que desejam, de pesquisarem soluções de determinado setor de atividade e saber como a sua empresa se propõe a resolver esse assunto. A sua empresa deve pensar em produzir conteúdos para todas as fases da Jornada de Compra do Cliente e não focar tudo na venda.

Atualmente, em vários setores, os blogs são fontes de informação que alimentam as redes sociais como o Facebook, Twitter e também o Instagram, num meio em que as pessoas estão numa perspectiva de entretenimento, não tanto de compra.

Quando às técnicas de escrita otimizadas para web se aliam estratégias de SEO, assim como consistência na publicação, um blog torna-se uma excelente fonte de geração de tráfego e nutrição de leads, que poderão gerar vendas.

Os espaços de troca de opinião e de colaboração que os blogs proporcionam são importantes para promover o interesse e a atenção dos leitores.

O blog é um meio próprio

Os blogs são propriedade exclusiva dos utilizadores, como uma secção no website da empresa ou com um domínio próprio e usam ferramentas de CMS (como o WordPress) que tornam o trabalho de atualização mais fácil.

 

Por outro lado, uma empresa pode possuir um perfil em várias redes sociais, no entanto essas páginas nunca serão realmente suas e estão sujeitas às regras impostas pela plataforma onde está presente.

Um blog corporativo funciona como meio para personalizar a comunicação da sua empresa, pelo que deve começar por elaborar uma Estratégia de Conteúdos.

Além disso, melhora substancialmente a posição do seu website nos motores de busca já que contará frequentemente com novos conteúdos.

Empresas com blogs corporativos podem receber até 55% mais tráfego nos seus websites.

Como usar o blog enquanto ferramenta de Marketing?

  1. Defina uma Estratégia de Conteúdos

Antes de divulgar informações ou notícias, pergunte-se qual o seu público e que informações procuram. Pesquise as palavras-chave,

Assim pode definir os conteúdos e o calendário editorial indicado.

Não use o blog apenas para promover o seu negócio. Se tem uma empresa de comércio de brinquedos, pode utilizar o seu blog para dar dicas úteis sobre os cuidados a ter com crianças ou quais as precauções que os pais devem ter na escolha dos brinquedos para os seus filhos.

  1. Aposte em vários formatos

Porquê apenas escrever notícias ou artigos se pode apostar em vídeos, webinars, infográficos, listas ou dicas?

Mantenha a sua plataforma de blogging dinâmica e conquiste o interesse dos leitores. Pode ainda complementar as suas peças de conteúdo com links externos interessantes. Se tem uma empresa de mobiliário, pode fazer referência a empresas de decoração, por exemplo.

  1. Interaja com o público

Mantenha-se atento à secção de comentários e estabeleça um relacionamento amigável com os seus leitores.

Lembre-se que quando dá espaço ao seu público, receberá comentários positivos e elogios mas também poderá receber críticas. Defina uma política de gestão de comentários e aceite todas as opiniões.

Ficou curioso sobre como ter um blog para promover o seu negócio?

Veja também o artigo:

Preciso de um blog para a minha empresa?

 

 

Artigos recentes

Leave a Comment

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

0