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7 dicas de marketing digital no Turismo para gestores hoteleiros

 In Comunicação

Portugal tem sido referenciado por publicações internacionais como destino de sonho e, de facto, o Turismo é dos setores que mais se tem destacado como motor das exportações, no aumento do número de postos de trabalho e no peso na economia portuguesa. Nos últimos anos, o setor tem vindo a modernizar-se e a apostar no Marketing Digital.

A importância do Marketing Digital nos negócios de Turismo é reconhecida pelos avultados investimentos no meio online realizados pelas grandes cadeias hoteleiras e destinos turísticos. Além disso, também os pequenos negócios como Alojamento Local e Turismo Rural, como hostels e pequenos hotéis de charme e de luxo ou mesmo restaurantes sentem a necessidade de inovar.

Esta visão prende-se com uma mudança de paradigma: as pessoas passaram a planear elas próprias as suas viagens com a ajuda da pesquisa na Internet em vez de recorrerem a Agências de Viagens tradicionais.

Os profissionais de Marketing e Relações Públicas na área do Turismo sentem necessidade de reforçar os seus conhecimentos de Marketing Digital e de ter uma abordagem que acrescente valor aos seus clientes.

Ao nível da Publicidade Online, por vezes há palavras-chave muito disputadas no Google Adwords que exigem investimentos maiores. Além disso, o utilizador prefere ler conteúdos não promocionais. Uma Estratégia de Conteúdos pode ajudar o seu negócio a posicionar-se nos motores de busca e seguramente será um fator importante para aumentar o envolvimento do utilizador com a sua marca.

Gostaria de ter um Guia de Viagens ou ebook que o ajudasse a planear melhor as suas férias ou escapadinhas de uns dias ou fins-de-semana? Ou valorizaria o facto de ter um Guia de atividades complementares à informação sobre o alojamento, com base num interesse específico, como o seu interesse por atividades culturais ou desportos náuticos? Existe aqui um manancial de formatos para dar exemplos de conteúdos interessantes.

Se vai entrar no negócio do Turismo ou se está a pensar renovar a presença online do seu empreendimento siga as dicas que os melhores profissionais de Marketing de Turismo estão a abraçar:

1. Defina qual o cliente ideal para o seu negócio turístico e crie a sua Buyer Persona: só conhecendo bem o seu cliente lhe poderá oferecer os melhores serviços (aqueles que eles valorizam) e surpreendê-los, pela positiva.

2. Aposte no seu website e mantenha-o sempre atualizado. Otimize-o para os motores de busca (SEO) e não se esqueça de garantir que o site é responsive ou que a experiência mobile do utilizador é boa. Os conteúdos de qualidade e relevantes são cada vez mais privilegiados pelo Google, pelo nível de conhecimento, autoridade e confiança (expertise, authoritativeness, trustworthiness, resumidas com a sigla E-A-T) demonstrado ao nível das páginas e do website.

3. Pense global e tenha o seu website em vários idiomas. O ideal é ter em mente qual a persona do seu negócio para cada mercado. Ter o conteúdo meramente traduzido em vários idiomas pode ser insuficiente e por favor não caia na tentação de usar tradutores automáticos. Estude o mercado, os seus hábitos e estilos de vida e pense como pode oferecer uma experiência mais envolvente.

4. Divulgue nas redes sociais o seu destino turístico e o seu empreendimento e interaja com os visitantes das suas páginas. Saiba que plataformas são mais indicadas para o seu negócio, dando primazia às redes sociais mais usadas (Facebook), as mais vocacionadas para a imagem (Pinterest e Instagram) e também às plataformas específicas de Turismo ou com base na localização, como o TripAdvisor, Booking ou o Foursquare.

5. Seja original, genuíno e aposte na qualidade em tudo: no atendimento e nos suportes de comunicação. Não há nada pior do que o turista sentir as suas expectativas defraudadas pelas fotografias de sonho no website de um hotel que depois não correspondem à realidade. Ofereça uma experiência global aos seus clientes, em que o mundo físico se integre com naturalidade no mundo online.

6. Tenha uma estratégia para os sistemas de reserva. Diversifique a sua presença online e não ponha todos os ovos na mesma cesta. Esteja presente nos vários diretórios especializados e tenha a sua informação atualizada nas plataformas de reservas e tente potenciar as suas ferramentas ao máximo (reservas diretas). Atualmente existe uma ampla oferta de soluções por parte de várias empresas, umas com motores de reserva que se integram nos websites e que propõem serviços chave-na-mão em troca de alguma forma de vinculação a uma única plataforma. Estude bem as propostas que lhe fazem antes de decidir. Lembre-se que os meios próprios (owned media) são sempre seus e não estão à mercê de interesses e algoritmos alheios à sua vontade.

7. O Inbound Marketing no Turismo desenvolve-se em quatro fases: atrair visitantes, gerar leads, vender e fidelizar. Para aumentar a eficácia da estratégia podemos recorrer à automação de marketing, em que se enviam conteúdos muito focados nos interesses dos nossos clientes. Clientes informados têm maior probabilidade de se lembrarem de si numa próxima oportunidade e de repetir a compra… ou de regressar a um lugar onde já foram muito felizes.

Para obter melhores resultados pense digital, a longo prazo e com antecedência. O Turismo em Portugal ainda sofre de uma grande sazonalidade, que se tenta contrariar com propostas interessantes para trazer ao longo de todo o ano.

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