É assim tão importante manter o website atualizado? | Inboundware | Inbound Marketing Portugal

É assim tão importante manter o website atualizado?

 In Comunicação, Inbound Marketing

O website é a casa digital da sua empresa. Foi criado cuidadosamente para ser o meio de comunicação perfeito com os seus clientes. Investiu muitas horas nele e está satisfeito com o resultado. Agora é só colher os benefícios, certo? Nem por isso. Um website nunca deve ser visto como um produto acabado.

Pelo contrário, é como uma casa que é preciso manter e cuidar. Um website cheio de “teias de aranha” projeta a imagem de uma empresa pouco ativa e desinteressante, para os seus clientes e para a Internet. Além disso, o website está no centro de toda a estratégia de Inbound Marketing, pelo que deve estar funcional e otimizado.

Provavelmente o seu website foi desenvolvido em WordPress, afinal trata-se do CMS (Content Management System) mais utilizado a nível mundial. E por bons motivos: permite criar websites de grande qualidade, visualmente apelativos e fáceis de gerir. Por serem código aberto (Open Source), os sites criados em WordPress(.org) requerem uma manutenção informática regular.

Ficam aqui os principais aspetos que deverá ter em atenção.

Em primeiro lugar a segurança

Não facilite a vida aos hackers. Proteja o seu website com uma boa palavra-passe de acesso ao backoffice do WordPress. Deverá ser complexa, com números, símbolos, letras maiúsculas e minúsculas. A palavra-passe deve ser alterada regularmente. Outra medida que aumenta a segurança é não atribuir os privilégios de administrador ao utilizador “admin” mas sim criar outro utilizador com um nome menos óbvio.

Atualização da plataforma WordPress

Para maior segurança e funcionalidade, mantenha a versão da plataforma do seu website sempre atualizada. As eventuais vulnerabilidades e ameaças de segurança que surgem vão sendo colmatadas com as atualizações de segurança, patches e bug fixes. Ter a mais recente versão do sistema é essencial para assegurar a boa saúde do seu website.

Atualizações dos plugins e temas

Não basta ter um tema WordPress apelativo. É essencial que o mantenha atualizado, bem como aos plugins, para assegurar um funcionamento sem problemas. Além disso, deverá escolher temas e plugins de qualidade e com boas avaliações, pois os menos conhecidos poderão ser menos seguros. Além disso, é preciso ter em conta a compatibilidade entre a versão do WordPress, temas e plugins que englobam o mesmo website e ter a certeza de que eles se entendem.

Compatibilidade com navegadores e versão mobile

Para uma maior eficácia de comunicação, o seu website deverá poder ser acedido em todos os principais navegadores e deverá ser responsivo, adaptando-se a vários formatos e tamanhos de visualização, inclusive em dispositivos móveis. A compatibilidade do seu website com vários navegadores e principalmente a existência de uma versão mobile contribuem para um melhor posicionamento no ranking dos motores de busca (SEO – Search Engine Optimization). O período de tempo decorrido desde a última atualização é também um fator relevante: quanto mais recente for a última atualização, melhor posicionado o website estará.

Hiperligações funcionais

O cliente recebeu um link para a sua página, ficou interessado e clicou, mas depois… erro. Uma página que não abre ou um botão que não faz o que devia são uma péssima primeira impressão e desencorajam o cliente de continuar a explorar o website. Verifique regularmente se os links internos e externos funcionam e se o formulário de contacto pode ser usado sem problemas. As imagens também deverão aparecer corretamente. Na eventualidade de que, apesar dos seus esforços, o cliente vá parar a uma página que não existe, deverá ter uma página 404 (página não encontrada) que remeta para a página inicial ou para as secções mais relevantes do website.

Conteúdo atualizado e relevante

Quando foi a última vez que atualizou o conteúdo do website? Ter textos e fotografias relativos a eventos longínquos é o equivalente a ter uma árvore de Natal à entrada da sua empresa a meio do verão. Faz o seu website parecer fossilizado e afeta negativamente a imagem e credibilidade da empresa. É importante ter conteúdo novo e com relevância sazonal para que o cliente tenha uma boa primeira impressão ao entrar no website. Além disso, a informação essencial, como os dados de contacto, deverá estar sempre correta e não conter elementos obsoletos, como números de telefone ou de fax que já não usa.

Conclusão

Em suma, o ideal é arrumar a casa e limpar o pó regularmente, com atualizações frequentes do conteúdo e verificações regulares da segurança e dos aspetos técnicos. Estes cuidados têm efeitos diretos na Otimização para os Motores de Busca. A falta de atualização pode ser uma das razões pela qual o seu site não aparece nos resultados das pesquisas no Google. Há quanto tempo não mexe no seu website?

Gostou do artigo? Subscreva o blog



Recommended Posts
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

0