SEO On Page e Off Page: Sabe as diferenças?
As empresas cada vez mais se preocupam com a otimização de pesquisa. Isto deve-se ao facto de que uma estratégia de SEO bem pensada pode efetivamente obter tráfego gratuito. Após configurar o SEO On Page, pode retirar a máxima eficiência da estratégia geral de SEO com a aposta em Off Page.
SEO On Page e Off page estão relacionados e complementam-se. De nada vale ter um site com bons conteúdos se nada aponta para ele nos motores de busca.
SEO On Page refere-se a tudo o que está no interior do seu site, ou seja, tudo o que é controlável por si. Fatores on page são os aspetos de determinada página web que influenciam o ranking dos motores de busca. Assim, existem vários fatores que afetam esse ranking, que incluem:
- Conteúdo da página: o conteúdo é algo que o utilizador chega a ver e que é merecedor de uma posição nos resultados de pesquisa. Portanto, na perspectiva de SEO, deve apresentar um bom conteúdo no seu site: conteúdo que apresente respostas e seja linkable.
- Bom conteúdo fornece respostas à procura: seja em vídeo, imagem, som ou texto, os conteúdos devem fornecer informações interessantes para os leitores.
- se o conteúdo não estiver acessível ao seu público, os motores de busca não o vão classificar e como tal esse conteúdo não gera tráfego para o seu site.
- Title Tag: pretendem ser uma descrição precisa e concisa do conteúdo de uma página. Cria valor em 3 áreas: relevância, navegação e páginas de resultados de pesquisa.
- Head Tags: permite a organização dos conteúdos por nível de importância sendo H1 mais importante e H6 menos importante.
- Meta Description: constitui um resumo do que o utilizador pode ler na página. Tem como limite máximo 160 caracteres pois é o valor máximo exibido na página de resultados da Google.
- Meta Keywords: nesta tag colocam-se palavras relacionadas com o texto. Quanto maior for a extensão de palavas-chave, menor será a sua importância para a Google. Lembre-se que cada palavra deve constar no texto do artigo.
- URL amigável: deve mostrar a hierarquia das informações na página. Determina a relevância de uma determinada página pelos motores de busca.
SEO Off Page faz com que outros sites “linkem” para o seu, aumentando assim o PageRank. Este é um processo de otimização de páginas fora do site e o seu papel é criar ligações que façam o visitante voltar ao site. São exemplos de técnicas Off Page:
- Link Building: criar links externos para o seu site ajuda a aumentar a popularidade da ligação que é um fator importante do algoritmo Google.
- Blogs: publique artigos no blog da empresa apresentando conteúdos exclusivos. Comente artigos de outros blogs fazendo sempre referência ao seu próprio blog.
- Cross Linking: links para páginas internas do seu site são importantes. Aumenta a popularidade da ligação e é um fator importante para aumentar o Page Rank da página.
- Reputação Online: após a criação de uma página nas redes sociais, as menções em social media ganham expressão como fatores adequados no ranking que podem impulsionar o SEO.
Além destas estratégias pode ainda marcar presença em fóruns, fazer guest posting, submeter o seu site em motores de busca, submeter o site em diretórios, e apostar em campanhas publicitárias PPC.
Para alcançar a primeira posição nos motores de busca, o que implica uma boa classificação no ranking, é necessário conseguir maximizar o seu site tanto on page como off page.