Mobilegeddon: torne o seu website mobile friendly

 In Sem categoria

O Google faz várias centenas de atualizações por ano aos seus algoritmos a vários níveis. A próxima grande alteração vai acontecer no dia 21 de Abril ao nível do mobile-friendly com o nome de Mobilegeddon. A Inboundware mostra-lhe todas as alterações e conta-lhe como se pode preparar para as próximas mudanças.

O que muda no algoritmo do Google a 21 de Abril?

O Google tem vindo a fazer alterações a nível mobile, desde as aplicações – Google Play, apresentação de SERP a outras diretrizes avançadas. Correm na internet rumores de que a Google está a preparar um mobile crawler capaz de rastrear mais facilmente páginas web, aplicações android, entre outros.

Qual a importância da atualização para a minha empresa?

A otimização para dispositivos móveis (websites responsive/mobile-friendly) será tornada num critério fundamental para a classificação de websites nos rankings do motor de busca. Ou seja, sites adaptados a dispositivos móveis ficarão melhor posicionados nos resultados de pesquisa mobile do que sites sem otimização para os vários dispositivos.

Mais de 50% das pesquisas no Google são efetuadas através de dispositivos móveis. Como consequência, os algoritmos da marca têm de se adaptar aos novos padrões de uso.

Quais são as alterações?

A 21 de Abril o Google irá contemplar o mobile friendly enquanto critério de classificação de ranking. Esta alteração irá afetar pesquisas mobile em todas as línguas, em todo o mundo e terá um impacto significativo nos resultados de pesquisa.

Como consequência, os utilizadores terão mais facilidade para obter resultados relevantes, de qualidade e otimizados para os seus dispositivos.

A segunda alteração está relacionada com a utilização de informação de aplicações indexadas como um fator no ranking de utilizadores que têm determinada aplicação instalada. Isto significa que o conteúdo de aplicações indexadas terá mais destaque na pesquisa. Pode saber mais sobre como implementar a indexação de App no guia passo-a-passo do site de developers.

Como proceder às alterações necessárias?

Agora o Google pode rastrear e exibir o conteúdo das aplicações indexadas e mostrá-los nos resultados de pesquisa quando considerar relevante. A Inboundware preparou um conjunto de perguntas-resposta para o ajudar a atualizar o seu website:

  1. Como sei se o meu website é mobile-friendly?

Existem duas formas de testar a usabilidade do seu website em dispositivos móveis. A primeira é verificando se o seu website tem a tag “mobile-friendly” ou “para mobile”. Usando o seu smartphone faça uma pesquisa pela sua empresa no Google (pode usar o nome da empresa ou palavras-chave relevantes). Se logo abaixo do URL estiver a cinza a tag “mobile-friendly” ou “para mobile”, o seu website está otimizado.mobile friendly

 

Depois de verificar a tag, aceda à ferramenta Mobile Friendly Test, insira o URL do seu website e espere pelo resultado.mobile friendly test

 

Se por algum motivo o seu website não estiver otimizado, recorra ao guia para sites mobile friendly do Google. Se é um webmaster pode recorrer ao relatório Mobile Usability Report para resolver problemas de usabilidade do seu website.

2. Se o seu website não é mobile friendly, qual será o impacto no ranking do Google?

Caso o seu website não esteja adaptado a todos os dispositivos, as alterações ao nível do posicionamento nos motores de busca só serão aplicadas em pesquisas através de dispositivos móveis.

 

Dicas para tornar o seu website mobile friendly:

1. Evite software não utilizado em aparelhos móveis (o flash é um exemplo)

2. Use texto legível sem necessidade de fazer zoom

3. O website adapta-se às diferentes dimensões dos ecrãs sem necessidade de scroll ou zoom

 

Se está a pensar renovar o seu website, tal como a Inboundware fez, aposte num site já com todas as potencialidades mobile para reter utilizadores através de dispositivos móveis. Entre as vantagens estão o melhor posicionamento em motores de busca e a redução da taxa de rejeição em dispositivos móveis.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

0