Na era da Inteligência Artificial é cada vez mais importante ser autêntico no conteúdo

 Em Consultoria, Marketing de Conteúdo

Na era da Inteligência Artificial é cada vez mais importante ir à essência da marca, ser autêntico e manter viva a comunicação direta com os nossos clientes.

A nossa visão do Marketing de Conteúdo evoluiu nos últimos meses, muito devido à nossa experiência nos últimos 3 anos junto de empreendedores e responsáveis de Marketing.
Já antes era importante fugir do conteúdo vazio para cumprir calendário. Nas experiências de SEO que realizamos nos blogs que gerimos temos vindo a notar alguns padrões. A era do conteúdo genérico acabou há muito tempo e o abuso dos gatilhos mentais está a deixar as pessoas cansadas e desconfiadas em relação ao Marketing.

Para criar conteúdo mais autêntico e útil é preciso ir ao âmago da questão: quem somos, que pessoas ajudamos e porque somos a melhor opção. Falamos com os donos dos negócios e com os responsáveis de Marketing para conhecer as marcas e fica a faltar um aspeto fundamental: quem são os nossos clientes? Com quem vamos falar? Que lugares, físicos e virtuais, frequentam?

É preciso tempo para falar com as pessoas e fazer pesquisa de mercado. Criar conteúdo não é estar inspirado para escrever umas coisas que vão alimentar essa fome incessante de novidade dos algoritmos. É fundamental fazer o trabalho de casa: estudar o nosso cliente, ao longo do tempo. Ao escrever vamos falar diretamente com as pessoas a quem queremos chegar.

O Jornalismo é uma excelente escola para o Marketing de Conteúdo. Tudo o que aprendemos sobre a pirâmide invertida, como fazer uma boa entrevista e os princípios-base de uma boa reportagem estão lá.

Depois, adicionamos os inputs da estatística, da análise de dados e dos estudos de mercado, para criar um resultado final diferenciado para cada marca. Assim, não há duas comunicações iguais nem passíveis de serem copiadas! Podemos chamar a Inteligência Artificial para participar na conversa, mantendo o foco nas pessoas. As ferramentas de Inteligência Artificial podem ser interessantes na hora de fazer brainstorming ou captar gralhas no texto, por exemplo. Intervêm numa fase do processo, não SUBSTITUEM o processo.

O que é Marketing de Conteúdo na prática

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de Marketing que visa envolver o seu público-alvo e aumentar o número de potenciais clientes através da criação e divulgação de conteúdos relevantes para o cliente.

O fato de o conteúdo ser útil vai criar uma perceção positiva sobre a marca.

As pessoas encontram a nossa informação, de forma natural, quando estão a pesquisar sobre um tema e não somos interrompidos por publicidade. Cada vez mais recorremos a bloqueadores de publicidade!

Estratégia de Conteúdo

A Estratégia de Conteúdo é a aplicação prática do Marketing de Conteúdo.

Quando é que sentimos falta de algo que nos organize o mar de informação e que nos faça sobressair. Não queremos ser mais do mesmo, certo?

É nestas alturas que vemos a importância de ter uma Estratégia de Conteúdo: quando estamos a começar um projeto ou um ano e temos a oportunidade de sermos mais intencionais na comunicação.

Marketing de Conteúdo by Inboundware

 

 

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