5 motivos para empresas B2B investirem em inbound marketing

Os empresários portugueses despertaram para a necessidade urgente de implementarem estratégias de marketing digital, num mercado cada vez mais global, competitivo e agressivo. No contexto B2B, com ciclos de venda mais longos, a metodologia do Inbound Marketing mostra-se particularmente indicada para este tipo de negócios.

Em Portugal existem atualmente mais de 600 mil empresas ativas, de setores como o comércio, construção e imobiliário, agricultura e pescas, alojamento e restauração, transportes e energia. O marketing digital apresenta soluções específicas para cada setor e negócio, mas será que estão a ser aproveitadas?

B2B resiste à mudança para o digital

As empresas B2B são das que mais tardam em apostar em estratégias de Inbound Marketing que geram novas oportunidades de negócio. Fique a conhecer os principais motivos:

  • Os temas muitos especializados e a linguagem técnica são uma barreira apontada pelas empresas para a criação de conteúdos interessantes e úteis que envolvam os utilizadores no site e redes sociais.
  • O contacto interpessoal prevalece no momento de fechar um negócio. A grande maioria das transações entre empresas são realizadas offline.
  • A publicidade tradicional ainda é a eleita das empresas B2B que estão muito agarradas ao papel, investindo na impressão de brochuras, catálogos, cartões-de-visita, etc.
  • A legislação apertada em torno de alguns negócios limita e impõe restrições ao uso de publicidade, como é o caso da advocacia, contabilidade e na saúde, para dar alguns exemplos.
  • Têm dificuldade em provar o ROI (Return over investment), que em português, significa o retorno sobre o investimento. A maioria das vendas B2B não termina num carrinho de compras online. Os produtos têm uma venda complexa e ciclo mais longo.

    5 motivos para empresas B2B investirem em inbound marketing

    Tendo em conta as especificidades do mercado B2B, ainda existem muitas empresas que ainda não começaram a apostar a sério no marketing digital e que se limitam a uma presença estática e sem estratégia na web. Saiba as oportunidades que está a perder:

    #1 – Geração de leads

    Mesmo que os clientes B2B não comprem online, procuram sempre informações sobre a empresa na internet. O marketing digital cria a notoriedade e reputação que precisa, gerando novas oportunidades de negócio. Por exemplo, uma das estratégias mais usada é a criação de ebooks que informam os utilizadores, sem a promoção direta dos seus produtos ou serviços ou o envio de uma newsletter, onde pode partilhar informação e notícias sobre o mercado.

    #2 – Otimização do website

    O site da sua empresa deve estar completamente otimizado para mobile e outros dispositivos móveis, como smartphone ou tablet. O design e o conteúdo devem estar direcionados para os seus clientes-alvo. Mesmo que a sua área de negócio seja muito específica, lembre-se que um site é o cartão-de-visita da sua empresa. Ele espelha o potencial e valor dos seus produtos e serviços. É imprescindível ter uma imagem moderna, inovadora e uma atualização regular.

    #3 – Marketing de Conteúdo

    O conteúdo tem assumido um peso cada vez maior em qualquer estratégia de marketing digital. A criação e publicação regular de conteúdos de qualidade é essencial para posicionar a sua empresa B2B nos resultados dos motores de busca. Ou seja, sempre que algum utilizador procurar no Google uma questão relacionada com a sua área de negócio, a sua empresa será uma das primeiras a aparecer nos resultados. Os motores de busca privilegiam quem disponibiliza informação útil, capaz de ajudar.

    #4 – Networking no Social Media

    Embora as reuniões presenciais sejam essenciais no mercado B2B, lembre-se que os seus clientes também estão online e presentes nas redes sociais. Pode ser um excelente meio para nutrir e criar boas relações. Por exemplo, é no LinkedIN que estão os contactos privilegiados do mundo empresarial e onde se geram novas oportunidades de negócio. É essencial que a sua empresa tenha uma Company Page otimizada e atualizada regularmente.

    #5- Email Marketing

    A maioria dos profissionais de Marketing B2B afirmam que o e-mail é o canal que mais gera receitas, sendo esse o canal onde os profissionais passam mais tempo, de acordo com os estudos da Hubspot. O email é uma ferramenta fundamental numa estratégia de Inbound Marketing, integrada numa plataforma que permita gerir os envios, segmentar bases de dados e recolher as estatísticas como taxas de abertura e de cliques.

    Conclusão

    Pensar local, agir global

    Os próximos clientes da sua empresa, a geração Y, conhecidos por nativos digitais já cresceram imersos na tecnologia. É importante que comece já a realizar a transição ou a otimizar a presença digital para não ser ultrapassado pela concorrência. Invista numa estratégia de Marketing Digital integrada e gere novas oportunidades de negócio. O mundo é global, as possibilidades são ilimitadas…

  • Contact Us

    We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

    0