Como criar uma estratégia de Content Marketing
Com as atuais tendências do Marketing Digital, não apostar numa boa estratégia de Content Marketing é um erro. Mais de 80% dos profissionais em B2B dizem que apostam em estratégias de Marketing de Conteúdos, mas estarão a implementá-las corretamente? Criar um plano de Marketing de Conteúdos funcional requer tempo e esforço mas pode ser a chave para o sucesso do seu negócio.
Comece a criar o seu plano de Marketing de Conteúdos em 6 passos
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Definir objetivos
A definição de objetivos é o ponto de partida de qualquer estratégia. É a partir deles que se cria um plano otimizado e que se traduz em resultados mensuráveis.
Qual será o objetivo dos seus conteúdos? Para que Personas vai comunicar? Pretende gerar leads, aumentar a notoriedade ou promover a fidelização?
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Quais são as suas hard skills?
O que é que vai distinguir o seu plano de Marketing de Conteúdos dos seus concorrentes? Aqui deve pensar em como vai comunicar a sua mensagem junto do público-alvo, em que plataformas e em que formatos pretende investir.
Por outro lado deve apostar nas características técnicas que vão determinar a qualidade da sua estratégia. O Marketing e o Copywriting devem trabalhar lado a lado para apresentar os conteúdos mais interessantes numa escrita otimizada para web.
A programação web e o webdesign devem trabalhar paralelamente para assegurar o bom funcionamento das plataformas e garantir a boa qualidade visual dos conteúdos.
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Avaliar o Marketing de Conteúdos
Avalie diferentes métricas em diferentes perspectivas tendo sempre em conta o seu objetivo principal (já definido no passo 1).
As métricas são sistemas de medição que quantificam um comportamento, uma tendência ou uma variável de negócio. Permitem avaliar e medir o desempenho de qualquer ação de Marketing efetuada.
Ler mais: Métricas: o que são e quais escolher
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Definir o target
Crie personas para o seu conteúdo e molde a sua estratégia às características e necessidades desse mesmo público. As personas são representações do seu público-alvo e podem ajudar a sua empresa a melhorar a forma como resolve os problemas e necessidades dos seus clientes.
O processo de criação de personas é crucial para o sucesso da estratégia.
Ler mais: Quem são as personas do meu negócio?
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Criar plano de execução
Onde, como e quando vai a audiência consumir os seus conteúdos? Dependendo da etapa do funil de vendas, os clientes precisam de conteúdos diferentes. Crie um plano interno (diário, semanal, mensal ou trimestral) e registe aspetos como: título, fase do ciclo de vendas ou jornada de compra, temática, objetivo específico e data de publicação.
Ler mais: A importância do calendário editorial
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Divulgar estratégia de conteúdos
Criar conteúdos é o primeiro passo prático. Após a sua publicação deve pensar em formas de distribuir o conteúdo pelos vários meios online e offline. As redes sociais ou as campanhas patrocinadas podem ser um excelente ponto de partida para dar a conhecer os seus artigos.
Ler mais: 6 formas para divulgar conteúdos online
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