Com as atuais tendências do Marketing Digital, não apostar numa boa estratégia de Content Marketing é um erro. Mais de 80% dos profissionais em B2B dizem que apostam em estratégias de Marketing de Conteúdos, mas estarão a implementá-las corretamente? Criar um plano de Marketing de Conteúdos funcional requer tempo e esforço mas pode ser a chave para o sucesso do seu negócio.

Comece a criar o seu plano de Marketing de Conteúdos em 6 passos

  1. Definir objetivos

A definição de objetivos é o ponto de partida de qualquer estratégia. É a partir deles que se cria um plano otimizado e que se traduz em resultados mensuráveis.

Qual será o objetivo dos seus conteúdos? Para que Personas vai comunicar? Pretende gerar leads, aumentar a notoriedade ou promover a fidelização?

  1. Quais são as suas hard skills?

O que é que vai distinguir o seu plano de Marketing de Conteúdos dos seus concorrentes? Pode apostar num formato inspirador, funcional ou prático. Aqui deve pensar em como vai comunicar a sua mensagem junto do público-alvo.

Por outro lado deve apostar nas características técnicas que vão determinar a qualidade da sua estratégia. O Marketing e o Copywriting devem trabalhar lado a lado para apresentar os conteúdos mais interessantes numa escrita otimizada para web.

A programação web e o webdesign devem trabalhar paralelamente para assegurar o bom funcionamento das plataformas e garantir a boa qualidade visual dos conteúdos.

  1. Avaliar o Marketing de Conteúdos

Avalie diferentes métricas em diferentes perspectivas tendo sempre em conta o seu objetivo principal (já definido no passo 1).

As métricas são sistemas de medição que quantificam um comportamento, uma tendência ou uma variável de negócio. Permitem avaliar e medir o desempenho de qualquer ação de Marketing efetuada.

Ler mais: Métricas: o que são e quais escolher

  1. Definir o target

Crie personas para o seu conteúdo e molde a sua estratégia às características e necessidades desse mesmo público. As personas são representações do seu público-alvo e podem ajudar a sua empresa a melhorar a forma como resolve os problemas e necessidades dos seus clientes.

O processo de criação de personas é crucial para o sucesso da estratégia.

Ler mais: Quem são as personas do meu negócio?

  1. Criar plano de execução

Onde, como e quando vai a audiência consumir os seus conteúdos? Dependendo da etapa do funil de vendas, os clientes precisam de conteúdos diferentes. Crie um plano interno (diário, semanal, mensal ou trimestral) e registe aspetos como: título, fase do ciclo de vendas ou jornada de compra, temática, objetivo específico e data de publicação.

Ler mais: A importância do calendário editorial

  1. Divulgar estratégia de conteúdos

Criar conteúdos é o primeiro passo prático. Após a sua publicação deve pensar em formas de distribuir o conteúdo pelos vários meios online e offline. As redes sociais ou as campanhas patrocinadas podem ser um excelente ponto de partida para dar a conhecer os seus artigos.

Ler mais: 6 formas para divulgar conteúdos online

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