5 razões para as instituições de ensino usarem o marketing digital na captação de alunos | Inboundware | Inbound Marketing Portugal

5 razões para as instituições de ensino usarem o marketing digital na captação de alunos

 In Inbound Marketing, Marketing de Conteúdo

A geração atual de crianças e jovens nasceu e cresceu imersa nas tecnologias digitais. Estes nativos digitais são conhecidos como geração Z. Tratam a internet por tu e vivem permanentemente conectados. Num mundo cada vez mais globalizado, as instituições de ensino e de formação portuguesas precisam de se modernizar para chegarem não só a esta nova geração de estudantes, mas também aos pais. Mais de 95% dos portugueses que já completaram o ensino superior ou secundário utilizam computador e internet.

O marketing digital é atualmente um instrumento de promoção indispensável. Um plano bem delineado, orientado para resultados, é capaz de atrair estes novos alunos e aumentar a visibilidade e reputação da escola. Além disso, cada vez mais os portugueses procuram as opções de formação ao longo da vida através da pesquisa na Internet.

Fique a conhecer 5 razões para as instituições de ensino implementarem uma estratégia de marketing digital:

1: Reconhecimento e valorização

Hoje em dia já é possível tirar um curso online numa das universidades mais prestigiadas do mundo. Os alunos têm à disposição uma oferta de ensino diversificada e de qualidade.
As instituições de ensino portuguesas precisam de se diferenciarem. O marketing digital ajuda a construir uma presença online eficaz. Uma escola têm de ser capaz de mostrar todas as competências, mais-valias e qualidade do ensino. Só assim consegue gerar reconhecimento e valorizar a sua marca. Um website responsivo e moderno é um dos primeiros passos.

2: Investimento mais reduzido

A publicidade tradicional, associada aos canais mais comuns, como a televisão, rádio, imprensa, outdoors, é muito mais cara. O processo é moroso, unidirecional e com resultados pouco mensuráveis.
No marketing digital, os resultados podem ser medidos com exatidão e em tempo real, o que permite ir adequando a estratégia às necessidades sentidas. Uma campanha pode ser direcionada e segmentada a um público específico. É muito mais rápida de ser implementada e permite controlar os custos.

3: Relacionamento direto com alunos

Na era das redes sociais, um aluno ou pai podem deixar um comentário negativo sobre uma instituição que se pode tornar viral.
As escolas precisam de lidar com esta nova realidade e aproveitar todo o potencial para construírem relações duradouras com alunos, pais, professores e toda a comunidade escolar. As redes sociais promovem uma interação direta. Os alunos e formandos estão cada fez mais ligados às escolas através dos seus smartphones. Saber estar presente e criar uma sensação de experiência positiva a um potencial aluno gera uma reputação positiva que traz maior credibilidade e confiança.

4: Melhor posição no ranking dos motores de busca

Muitas empresas estão a investir em SEO (otimização para motores de busca) ou campanhas de publicidade no Google Adwords e Facebook. O marketing de conteúdo é outra estratégia essencial, com resultados garantidos.
Quanto mais tráfego uma instituição de ensino gerar, melhor posição ocupará nos motores de busca. O Google percebe que está a responder às necessidades dos utilizadores, e leva-a para as primeiras posições.
À medida que uma escola cria uma comunidade interessada e recetiva, torna-se mais barato ao longo do tempo conectar-se com os utilizadores porque eles já existem e estão agregados.

5: Educar e informar com partilha de conhecimento

As instituições de ensino têm à disposição inúmeras plataformas para poderem distribuir todo o capital acumulado. Facilmente podem partilhar notícias, oferta educativa, curiosidades, etc. Esta estratégia permite envolver-se com os alunos e pais, criar boas relações e contribuir para aumentar o conhecimento.

Conclusão
Muitas instituições ao nível do ensino vão dando alguns passos a nível do marketing digital. Outras escolas e empresas de formação estão a apostar no Inbound Marketing como estratégia de maior proximidade com os alunos e formandos.

É importante que sigam um plano bem estruturado para atingirem determinados resultados, abracem uma nova maneira de pensar e explorem toda a criatividade a nível do digital. Só assim vão conseguir atrair mais alunos e construir e manter a reputação que desejam.

Leia também:
Como envolver os formadores na produção de conteúdo de Inbound Marketing?

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