Os utilizadores e as empresas que compram programas de software e produtos tecnológicos informam-se muito bem antes de realizarem a compra. Os serviços e produtos são caros e obrigam a um profundo conhecimento. A indústria do software tornou-se, por isso, numa das primeiras a usar o content marketing nas suas estratégias de promoção e a procurar soluções de automação de marketing.

Os potenciais clientes têm acesso a case studies, whitepapers ou ebooks relevantes e informativos quando procuram por uma solução.

A explosão do mercado das SaaS (“Software as a Service”) também trouxe novos desafios e dinâmicas à indústria. Os utilizadores e empresas deixaram de precisar de instalar um programa específico num computador e passaram a usar um serviço online, pagando mensalidades. Esta inovação provocou um rápido crescimento deste tipo de novas empresas e tornou acessível ao consumidor comum uma série de serviços.

Os gigantes instalaram-se e os pequenos negócios tecnológicos têm alguma dificuldade em sobressair num mercado extremamente competitivo e em contínuo crescimento.

Desafios das Empresas de Software

O negócio de software e tecnologia apresenta alguns desafios particulares. Em primeiro lugar, a compra de um programa de software, a venda de uma subscrição mensal ou a aquisição de um produto tecnológico são processos longos. Os potenciais interessados informam-se antes de aquisição, têm dúvidas, e procuram ativamente pelas melhores soluções.

Em segundo, a competição é elevada com empresas do ramo já estabelecidas. Um pequeno negócio ou uma startup têm muita dificuldade em impor-se no meio e dispõe de orçamentos reduzidos.

Em terceiro lugar, quando se fala em Inbound Marketing estamos a falar na produção de conteúdos, muitas vezes de áreas especializadas: Se alguns softwares têm um potencial de utilização em todos os tipos de negócio, como os de gestão de projetos, gestão de tempo, etc, há outros específicos por área profissional ou setor de atividade, como software de contabilidade, agricultura, etc. Produzir conteúdo relevante e de qualidade é um desafio para estas empresas.

Inbound Marketing é a melhor solução

Tendo em conta estas limitações, o Inbound Marketing é a melhor oportunidade para a promoção e crescimento de uma pequena ou média empresa de software.

O que é o Inbound Marketing?

O termo ainda é um pouco desconhecido em Portugal. Tem como objetivo atrair potenciais clientes para uma empresa e levá-los a comprar o produto ou serviço comercializado. Para os atrair, o Inbound Marketing utiliza diversas estratégias, de onde se destaca o content marketing.

A implementação da estratégia de Inbound Marketing permitirá a uma empresa ser encontrada online, atrair visitantes, convertê-los em clientes e mantê-los consigo ao longo do tempo.

 

Principais vantagens do Inbound Marketing

Fique a conhecer porque é que o seu pequeno negócio de software deve contratar uma empresa especializada em Inbound Marketing:

#1: O orçamento para esta estratégia é muito mais reduzido do que a publicidade tradicional.

#2: É uma excelente maneira de captar a atenção no mercado, gerar o interesse e engajamento com os utilizadores.

#3: O investimento realizado em conteúdo de qualidade pode ser potencializado. O storytelling que cria para um vídeo no YouTube é aproveitado para criar um post para o blog da empresa.

#4: Utiliza diversos canais de comunicação, desde o website e blog corporativo até às redes sociais, como o Facebook, LinkedIN, Twitter, Pinterest ou Google +.

#5: Uma boa estratégia bem executada por uma empresa experiente permite poupar dinheiro no investimento de publicidades pagas na internet.

#6: Torna a sua empresa numa referência no meio, distinguindo-a da competição.

 

Especificidades do Inbound Marketing para empresas de software

Além das vantagens enumeradas, existem algumas particularidades a nível da indústria do software que tornam o Inbound Marketing a melhor estratégia a seguir:

– Os potenciais clientes estão online, usam o email, interagem nas redes sociais e pesquisam no Google.

– Existem geralmente imensas dúvidas sobre os produtos e serviços de software a que é preciso dar resposta com conteúdo relevante. Um utilizador só compra quando está informado.

– Os concorrentes aparecem nas primeiras páginas de pesquisa do Google. É preciso de realizar um trabalho a nível do SEO e dos Conteúdos de qualidade para subir no ranking.

– Os pequenos negócios de software não têm uma equipa específica dedicada ao marketing, quando muito têm uma pessoa responsável. O outsourcing da estratégia em Inbound Marketing é a melhor opção para ajudar essa equipa ou pessoa na formulação da estratégia e sua implementação.

 

CONCLUSÃO

O Inbound Marketing é uma excelente maneira de captar a atenção para a sua marca, produtos e serviços. É uma oportunidade única para gerar leads qualificados, ou seja, angariar potenciais clientes que depois se convertem em vendas.

Uma boa estratégia de marketing já deixou de estar dependente dos orçamentos. Não tenha medo dos gigantes. Hoje em dia, os utilizadores valorizam mais a qualidade e o tipo de conteúdo a que tem acesso. Uma empresa que seja capaz de o ajudar a resolver o seu problema, tem muita maior probabilidade de venda.