O Marketing de Automação ou Marketing Automation é o processo de utilizar tecnologia e software para otimizar, automatizar e medir ações repetitivas de Marketing nos canais online.

De uma forma abrangente, podemos dizer que esta área agiliza processos de forma personalizada numa estratégia de Inbound Marketing, melhorando a interação de uma marca com os seus públicos. Em termos práticos, o Marketing de Automação entrega as informações mais pertinentes e atrativas a determinada lead, de acordo com a fase do ciclo em que se encontra.

Utilizar processos automáticos de forma pertinente permite retirar tarefas sistemáticas da equipa de vendas (Inbound Sales) e permitir que esses profissionais dediquem o seu tempo ao relacionamento dedicado e personalizado dos clientes.

Porquê utilizar?

As empresas com forte presença no mercado recebem diariamente dezenas, centenas ou até milhares de leads. A automatização dos processos de Marketing irá permitir construir uma presença digital forte, com a entrega de conteúdo relevante a uma grande quantidade de leads sem a necessidade de uma equipa de vendas a gerir as leads de forma individual.

O Marketing de Automação irá tratar cada lead numa metodologia one-to-one através de padrões de comportamento e necessidades, sendo um elemento potenciador de resultados numa estratégia de Inbound Marketing.

Deve investir em Marketing de Automação se:

— Pretende aumentar vendas e receita, reduzindo o ciclo de venda;
— Pretende extrair mais oportunidades de venda;
— Pretende reduzir os custos de aquisição e aumentar a produtividade;
— Melhorar a relação empresa-cliente.

Como pode usar a automação na sua empresa?

Este conceito, tal como todos os outros em Marketing, é escalável e permite inúmeras aplicações.

Podemos afirmar que a aplicação mais conhecida está relacionada com o Email Marketing, mas não nos devemos ficar por aqui. Nestes casos, é possível criar campanhas automáticas que conduzem a conversões. As plataformas de email marketing com automação permitem criar emails de boas-vindas, acompanhamento de vendas, sugestão de novos produtos, entre tantos outros exemplos.

No entanto, não é só através do correio eletrónico que podemos impactar potenciais clientes.

Melhore os seus resultados com relatórios em tempo real que lhe irão permitir otimizar o ROI; importe, gira e otimize as suas listras de contactos através de funis de venda/aquisição personalizados ou envie respostas personalizadas aos seus clientes/leads momentos após a sua interação.

Que software pode utilizar?

A escolha tecnológica que deve utilizar dependerá sempre do tipo de automatismo que pretende. Caso pretenda uma solução direcionada a uma área específica, existem várias soluções no mercado:

Email Marketing
— Mailchimp
— GetResponse
— Sendy

Social Media
— Buffer
— IFTTT
— Hootsuite

Landing Pages
— Leadpages
— Instapage
— Unbounce

Funis de Conversão
— ClickFunnels
— FunnelMaker
— Funnelio

CRM
— Salesforce
— Pipedrive
— Agendor

Se a sua empresa pretende apostar numa solução 360º e ter numa só plataforma todas as opções, pode começar por utilizar as seguintes:

— RD Station
— Hubspot
— Eloqua
— Marketo
— Act-on
— Salesmanago
— Mautic

Processos automáticos e a análise de resultados

O acompanhamento eficaz de todo o processo de vendas permite acompanhar diariamente os resultados e consequentemente agir rapidamente em caso de falhas ou potenciais caminhos a seguir.

Atualmente as plataformas de Automação de Marketing e de CRM caminham cada vez mais lado a lado e integram cada vez com mais ferramentas. A vantagem de ter várias ferramentas num só dashboard reside na integração da informação e correspondente visão integrada do marketing e poupança de tempo.

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