Como otimizar gestão de Leads com Marketing de Conteúdos

 Em Automação de Marketing, Marketing de Conteúdo

Depois de angariar contactos de potenciais clientes (leads) muitas empresas perguntam-se: o que fazer agora?

Em B2B, em média, 73% das Leads não estão prontas para a venda, pelo que o trabalho de uma equipa comercial será ineficaz.

A estratégia de Marketing de Conteúdos da sua empresa deve ser planeada para gerar Leads e posteriormente gerir da melhor forma os contactos ou Leads angariadas.

Os resultados médios mostram um aumento de 420% mais leads, ou seja, um aumento de 4x das oportunidades de venda, quando a sua estratégia está orientada para a geração de Leads.

Programas de gestão de Leads permitem:

  • Gerar Leads (Lead Generation): qualquer atividade de Marketing relacionada com a divulgação de produtos/serviços que comercializa.
  • Educar e Estimular Leads (Lead Nurturing): práticas que a sua empresa estabelece para entrar em contacto com os seus potenciais clientes – informar, estimular, treinar e educar.
  • Classificar Leads (Lead Scoring): procedimento que classifica a importância das Leads para o seu negócio.

Um bom programa de Leads implica:

  • Recolher informação: analise o histórico e preste atenção à lista de conversões (que conteúdos geram mais Leads?).
  • Gerar oportunidades comerciais: coloque a sua equipa de vendas em contacto com os potenciais clientes e apresente-lhes soluções adaptadas.
  • Mensurar e otimizar: analise os resultados e aperfeiçoe os seus métodos de atuação.

Estratégia de Marketing de Conteúdos na Gestão de Leads

Ter um blog atualizado com conteúdos de qualidade, produzir eBooks, webinars e whitepapers são fundamentais para gerir a aquisão de Leads e posteriormente na conversão para clientes. Estes conteúdos ajudam:

  • Demonstrar que a sua empresa conhece as necessidades dos seus potenciais clientes
  • Clientes a avaliar se as suas soluções são as melhores para os seus problemas e necessidades
  • Fidelizar e educar clientes atuais e potenciais
  • Criar defensores e divulgadores da sua marca
  • Implementar soluções
  • Ajustar probabilidades de repetição de compra

Ao implementar uma estratégia de Inbound Marketing é possível compreender:

  • Como usar o seu website para gerar Leads
  • Como gerar Leads em pequenas empresas
  • Como implementar e otimizar landing pages para gerar Leads com alta conversão
  • Como gerar Leads com baixos investimentos

 

Dicas Inboundware:

  • Crie conteúdo que atraia e converta visitantes
  • Invista em conteúdos densos e interessantes
  • Aposte em call-to-actions eficazes no seu blog
  • Conheça as necessidades dos clientes em cada fase do ciclo de vendas

Quais as áreas responsáveis pela geração e gestão de Leads?

Marketing ou Marketing Digital deverão ser as áreas responsáveis pela geração de Leads. Em alguns casos, este processo é delegado a agências de Marketing especializadas.

A Inboundware desenvolve estratégias de geração de Leads numa abordagem ampla que inclui o branding da empresa e a criação de material online que reforça a presença da marca junto do mercado alvo.

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