Como otimizar gestão de Leads com Marketing de Conteúdos
Depois de angariar contactos de potenciais clientes (leads) muitas empresas perguntam-se: o que fazer agora?
Em B2B, em média, 73% das Leads não estão prontas para a venda, pelo que o trabalho de uma equipa comercial será ineficaz.
A estratégia de Marketing de Conteúdos da sua empresa deve ser planeada para gerar Leads e posteriormente gerir da melhor forma os contactos ou Leads angariadas.
Os resultados médios mostram um aumento de 420% mais leads, ou seja, um aumento de 4x das oportunidades de venda, quando a sua estratégia está orientada para a geração de Leads.
Programas de gestão de Leads permitem:
- Gerar Leads (Lead Generation): qualquer atividade de Marketing relacionada com a divulgação de produtos/serviços que comercializa.
- Educar e Estimular Leads (Lead Nurturing): práticas que a sua empresa estabelece para entrar em contacto com os seus potenciais clientes – informar, estimular, treinar e educar.
- Classificar Leads (Lead Scoring): procedimento que classifica a importância das Leads para o seu negócio.
Um bom programa de Leads implica:
- Recolher informação: analise o histórico e preste atenção à lista de conversões (que conteúdos geram mais Leads?).
- Gerar oportunidades comerciais: coloque a sua equipa de vendas em contacto com os potenciais clientes e apresente-lhes soluções adaptadas.
- Mensurar e otimizar: analise os resultados e aperfeiçoe os seus métodos de atuação.
Estratégia de Marketing de Conteúdos na Gestão de Leads
Ter um blog atualizado com conteúdos de qualidade, produzir eBooks, webinars e whitepapers são fundamentais para gerir a aquisão de Leads e posteriormente na conversão para clientes. Estes conteúdos ajudam:
- Demonstrar que a sua empresa conhece as necessidades dos seus potenciais clientes
- Clientes a avaliar se as suas soluções são as melhores para os seus problemas e necessidades
- Fidelizar e educar clientes atuais e potenciais
- Criar defensores e divulgadores da sua marca
- Implementar soluções
- Ajustar probabilidades de repetição de compra
Ao implementar uma estratégia de Inbound Marketing é possível compreender:
- Como usar o seu website para gerar Leads
- Como gerar Leads em pequenas empresas
- Como implementar e otimizar landing pages para gerar Leads com alta conversão
- Como gerar Leads com baixos investimentos
Dicas Inboundware:
- Crie conteúdo que atraia e converta visitantes
- Invista em conteúdos densos e interessantes
- Aposte em call-to-actions eficazes no seu blog
- Conheça as necessidades dos clientes em cada fase do ciclo de vendas
Quais as áreas responsáveis pela geração e gestão de Leads?
Marketing ou Marketing Digital deverão ser as áreas responsáveis pela geração de Leads. Em alguns casos, este processo é delegado a agências de Marketing especializadas.
A Inboundware desenvolve estratégias de geração de Leads numa abordagem ampla que inclui o branding da empresa e a criação de material online que reforça a presença da marca junto do mercado alvo.