Quando a sua empresa entra no mercado não tem uma vasta quantidade de clientes na primeira semana. Isto acontece porque a sua empresa ainda não tem uma reputação junto dos seus potenciais clientes. Com o Email Marketing acontece exatamente o mesmo: os seus emails não são entregues na caixa de entrada porque a sua reputação é baixa mas também não é possível melhorá-la uma vez que as suas mensagens não chegam aos destinatários. Como sair deste ciclo?

A reputação do email de um domínio ou IP reflete a forma como os Fornecedores de Serviço de Internet (ISP) avaliam a qualidade dos email que a sua empresa envia e, desta forma, determina se as suas ações de email marketing chegam à caixa de correio do utilizador ou se vão para SPAM.

Existem vários fatores para determinar a reputação, tais como:

  • Os seus envios são interessantes e relevantes para quem os recebe?
  • Como obteve a sua lista de contactos? Conhece as pessoas a quem envia os emails ou a base de dados foi comprada?
  • Os seus e-mails têm sido identificados como spam?
  • O seu endereço de envio de e-mails foi parar a uma lista negra (black list)?

Como melhorar a reputação em Email Marketing

1. Trocar de domínio

Esta é a solução mais comum entre as empresas. Se a sua empresa for de pequena dimensão, as consequências serão reduzidas. Já para empresas consolidadas no mercado e com grande volume de clientes, o processo torna-se mais rigoroso e complexo.

A baixa ou má reputação é uma consequência de um conjunto de más práticas no envio de campanhas de Email Marketing. A criação de um novo domínio implica a reformulação da estratégia isto porque os servidores de email irão categorizar as suas mensagens como novas/suspeitas visto que não existe histórico de envio. Assim, se em poucos envios mantiver uma estratégia pouco adequada, as suas mensagens irão para a caixa de spam e o seu domínio será novamente qualificado negativamente.

2. Usar o mesmo domínio

Se a troca de domínio não é uma opção pode decidir melhorar a qualidade dos seus envios. Note que esta estratégia leva tempo e dedicação mas torna-se mais eficaz e rentável a médio/longo prazo.

Opte então por:

  • Adicionar apenas emails reais à sua base de dados. Elimine emails repetidos ou inativos.
  • Segmentar os seus envios de acordo com as suas ofertas. Assim a cada grupo de clientes corresponde uma oferta direcionada. (Leia também: Quem são as personas do meu negócio?)
  • Fique atento aos relatórios de envio, taxa de abertura e de rejeição. Foque-se também em eventuais sinais de problemas como erros de envio.

Tendo em conta estes aspetos, as métricas das suas campanhas de Email Marketing vão melhorar e consequentemente aumentar a classificação da reputação do seu domínio.

Se por outro lado for fundamental criar um novo domínio em caso de lançamento de novos produtos, problemas técnicos ou outras situações, deve focar-se nos aspetos referidos anteriormente para melhorar a reputação do domínio existente e adotar as seguintes sugestões:

  • Não envie todo o tipo de comunicação. Pense naquilo que chamará a atenção de potenciais clientes.
  • Seja direto no tipo de comunicação que vai estabelecer, tanto em termos de frequência como conteúdo.

Como devo proceder aos envios das campanhas de Email Marketing?

Antes de realizar envios de comunicações de Marketing por email deve analisar bem a sua base de dados e definir um plano de comunicação que permita controlar a frequência de emails.

Se tiver de adicionar novos contactos à sua base de dados, faça-o de forma gradual. Assim pode avaliar a qualidade dos emails e qual o feedback recebido.

Em suma, voltamos a recordar: tenha em conta que existe um servidor que recebe os emails. Se de um momento para o outro inserir uma enorme quantidade de novos contactos, o servidor vai supor que a lista foi comprada ou que sofreu um ataque pirata. A frequência e volume de envios são fundamentais para os ISPs (Internet Service Provider) que utilizam esses dados para avaliar a segurança das mensagens. Isso determinará se a sua mensagem será exibida na caixa de entrada ou de spam.

A Inboundware presta serviços na área de Email Marketing. Consulte-nos e juntos definimos a estratégia mais adequada para as suas campanhas.