Email Marketing para pequenas empresas

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O Email Marketing é uma ótima forma de alcançar os seus clientes onde quer que estejam com pouco investimento financeiro, logo é ideal para pequenas e médias empresas. O Email Marketing está de boa saúde e é uma das principais tendências de marketing digital para 2015.

O crescimento do mobile levou à reinvenção do email. A experiência do utilizador tornou-se um fator essencial a ter em conta, as redes sociais devem ser entendidas como elementos complementares a uma estratégia de Email Marketing e os gestores sentem a necessidade de gerar conteúdos qualificados para alcançar o sucesso com as suas campanhas.

 

Qualquer empresa, de qualquer dimensão, pode tirar proveito do email marketing. A pensar nas pequenas empresas, reunimos alguns princípios básicos que deve ter em conta.

Como pode otimizar a sua estratégia de Email Marketing?

  1. Torne a subscrição fácil

Publique um formulário de inscrição na sua homepage, blog, ou redes sociais. Pense onde os seus clientes estão ativos e recolha apenas as informações necessárias.

  1. Informe os assinantes

Informe os seus clientes sobre o que podem esperar através da subscrição, sejam atualizações diárias, semanais, promoções ou dicas. Dar ao cliente o máximo de informação permite obter uma lista de contactos mais próxima dos objetivos da sua empresa.

  1. Email de boas-vindas

Relembre aos seus clientes que estão na sua base de dados e informe-os sobre as potencialidades do seu negócio. Pode ainda enviar promoções ou ofertas exclusivas a novos assinantes como forma de agradecimento pela sua lealdade.

  1. Desenhe as suas newsletter à semelhança da sua marca

A aparência das suas campanhas deve responder à imagem da sua marca para familiarizar os subscritores. Se usar um modelo predefinido pode personalizar as cores e inserir o seu logótipo.

  1. Torne os seus emails visíveis

Os consumidores estão cada vez mais ocupados e recebem diariamente uma grande quantidade de novos emails. Assegure-se que os seus emails têm parágrafos curtos e interessantes, aposte em imagens e insira a tag “leia mais” com um link para reduzir a quantidade de texto. O assunto deve ser escolhido cuidadosamente.

  1. Conteúdos segmentados

Praticamente todos os serviços de newsletter oferecem recursos como grupos ou segmentação para ajudá-lo a enviar conteúdo relevante para indivíduos que possam ter interesse no seu produto ou serviço. Se envia conteúdos diferentes para grupos distintos (por exemplo, organizações sem fins lucrativos e empresas privadas) pode e deve incluir no formulário as opções de segmentação escolhidas por si. Pode ainda segmentar campanhas por código postal ou profissão.

  1. Mantenha um calendário de publicações

O envio regular é um compromisso. Se durante um longo período de tempo deixar de enviar qualquer tipo de comunicação, os assinantes vão provavelmente esquecer-se de si ou eliminar os seus emails da base de dados. Defina a periodicidade do envio, os conteúdos e o design e mantenha-se presente na mente dos consumidores.

Tenha ainda atenção os erros ortográficos e gramaticais, bem como os links incorretos ou falhas em imagens.

  1. Pense Mobile

Deve certificar-se da qualidade dos seus emails tanto em desktop como em dispositivos móveis como smartphones e tablets. Existem programas de teste para verificar se os seus emails são mobile-friendly.

  1. Conheça as regras de Spam

Legalmente, a sua empresa está autorizada a enviar emails em massa apenas para pessoas que pediram especificamente para estar na sua lista de envio.

Incluir um link de cancelamento em cada email e justificar o motivo pelo qual está a enviar a sua comunicação via email é fundamental.

Deve ter sempre em atenção se os seus emails serão direcionados para filtros de spam através de testes específicos.

  1. Torne os seus conteúdos partilháveis

Deve incluir mecanismos de partilha de conteúdos nas suas newsletters. Pode ainda incluir um link público da versão web para que os consumidores possam ver os seus conteúdos sem a necessidade de programas de email. Inclua ainda uma ligação ou call-to-action para as redes sociais onde a sua marca está presente.

 

Estes são 10 conselhos essenciais a ter em conta quando pequenas empresas querem começar a enviar elementos de comunicação via email ou melhorar a sua comunicação já existente.

Tenha o cuidado de analisar as suas estatísticas frequentemente para fazer as alterações necessárias, seja amigável no seu tom de comunicação e só envie emails à sua base de dados quando tem algo a comunicar.

Não se esqueça que deve definir compromissos sustentáveis e viáveis, tendo em conta a sua área de atividade, traçar as suas metas e definir quais os conteúdos que vão permitir alcançar os seus objetivos.

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