Tem um website ou blog que não é atualizado há muito tempo não abona a seu favor no contexto atual, em que a maior parte das pessoas e empresas procura os seus produtos e serviços através da pesquisa na Internet. Saiba porquê.

O website é um meio próprio

Embora as redes sociais sejam importantes, é sempre mais acertado colocar os conteúdos do seu website corporativo no centro da estratégia de Marketing e divulgá-los nas redes sociais. As regras dos social media são ditadas pelos donos das plataformas, cujo fim principal – como no caso de qualquer empresa – é gerar lucro para os seus acionistas. No seu website pode integrar todas as táticas de marketing digital. Na diferenciação entre owned , earned e paid media, é nos seus meios próprios que consegue ter mais influência.

Seja encontrado mais facilmente nos motores de busca

Com o seu website atualizado com frequência com conteúdo de qualidade, vai ao encontro dos principais fatores para melhorar o posicionamento nos motores de busca (SEO – Search Engine Optimization). Sabia que os utilizadores preferem clicar nos resultados naturais (75%) em vez dos anúncios pagos (25%)?

Atinja os seus objetivos de negócio.

Seja qual for a sua meta, existe uma forma do site o ajudar a chegar lá: aumentar as vendas, prestar apoio ao cliente, comunicar, poupar nos custos e aumentar a notoriedade (5 S’s de Chaffey e PR Smith).

O seu website tem de se adaptar aos vários dispositivos

Torne o seu website responsivo. Esteja nas plataformas onde estão os seus clientes, fornecendo-lhes a informação mais adequada. Cada vez mais os consumidores acedem aos websites através de dispositivos móveis como os tablets e smartphones. Para ser encontrado, tem de garantir que o seu website está adaptado tecnologicamente a essa realidade.

O seu website é o centro da sua estratégia de Marketing

É para o seu website que vai querer gerar tráfego: de potenciais clientes que ainda não conhecem a empresa e dos clientes atuais, que encontram nas atualizações frequentes sempre boas razões para voltar. Além disso, ao acompanhar a performance do seu site através da analítica web pode sempre melhorá-lo e saber quais os assuntos que mais interessam ao seu público-alvo.

PaidOwnedEarnedSocial

Estabeleça uma Estratégia de Conteúdos

Em vez de pensar apenas no website como um produto acabado, é importante perceber que a criação de um website é apenas o início de um caminho de divulgação e de otimização. De que vale ter um site espectacular se ninguém o conhece?

Antes de mais, defina de forma realista qual o ponto da situação e qual será a melhor forma de organizar o trabalho de acordo com os recursos disponíveis. Precisa de pessoas com capacidade para a coordenação editorial, tempo e conhecimento para as tarefas de reunir os tópicos de interesse do seu público-alvo e conceber as personas do website, assim como para criar e aplicar um plano de conteúdos que defina uma periodicidade de publicação.

Para empresas que têm um website ou blog mas não dispõem de tempo ou pessoas especializadas na atualização dos seus conteúdos nas plataformas em que estão presentes, uma das opções é o outsourcing do serviço de atualização de conteúdos. Esta pode trazer vantagens como ter um serviço prestado por profissionais experientes, escolher a frequência de atualização que mais lhe interessa e criar conteúdos originais que vão fazer o visitante voltar ao seu website.

Escolha a opção que seja melhor para si, mas não deixe o seu website morto ou à espera de melhores dias. Mais do que design (que também é importante), os motores de busca sabem há quanto tempo os seus conteúdos não são refrescados… com notícias ou comunicados de imprensa da década passada, imagens de baixa qualidade ou links quebrados que prejudicam a sua imagem e a performance do website. Prefere arriscar?

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