O que é o Inbound Marketing?

 In Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma metodologia de Marketing que se foca em atrair, converter e fidelizar clientes ao longo da sua jornada de compra. Com base numa Estratégia de Marketing de Conteúdo e em ferramentas de automação, fazemos chegar a mensagem certa à pessoa certa, na hora certa.

O Inbound Marketing parte do princípio de que o mundo mudou e que as pessoas alteraram a sua forma de comprar, recorrendo aos motores de busca para pesquisarem antes de efetuar uma decisão de compra de um produto ou serviço.

Os novos hábitos de pesquisa e consumo de conteúdos online, as empresas têm de acrescentar valor ao utilizador (fornecendo informação interessante) e refletir no seu conteúdo as palavras-chave que os potenciais utilizam para encontrar o seu website ou blog corporativo na sua jornada de compra.

A lógica dos departamentos de marketing atuais passa muito pela angariação de novos clientes através da geração de leads e de envolvimento do cliente atual  (engagement), para criar oportunidades de negócio frequentes.

Sobre o Inbound Marketing

O Inbound Marketing foi uma metodologia criada por Brian Halligan e Dharmesh Shah, fundadores da empresa Hubspot.

    • Atrair tráfego para o seu site
    • Converter os visitantes em potenciais clientes (leads)
    • Converter os contactos em vendas
    • Transformar os clientes pontuais em clientes fidelizados

Ao produzir conteúdos dentro do interesse do visitante, o passo seguinte é converter e fidelizar ao longo do tempo, criando relacionamentos duradouros.

Inbound Marketing é um trabalho de equipa

A própria metodologia e software têm vindo a evoluir juntando três áreas: marketing, vendas e o serviço de atendimento.

O Inbound Marketing requer o trabalho de profissionais com vasta experiência em Marketing de Conteúdos (sim, porque o conteúdo é rei na Internet) em que a experiência em redacão jornalística e de copywriting de publicidade é uma mais-valia importante em websites, blogs e sites de e-commerce.

Do lado das vendas, os representantes comerciais recorrem aos dados sobre seus contatos reunida num CRM (Customer Relationship Management) criar relações relevantes e benéficas para ambas as partes.

A qualidade do atendimento e da entrega dos serviços são determinantes no ponto da fidelização, uma vez que adquirir um cliente novo é entre 5 a 25 vezes mais caro que manter os clientes existentes.

Em qualquer metodologia aplicada ao meio digital é importante analisar os resultados para uma melhoria contínua da sua comunicação com o cliente e o software oferece uma panóplia de dados de apoio à decisão.

Como funciona o Inbound Marketing na prática?

O Inbound Marketing parte de diagnóstico inicial, em que o objetivo é perceber a situação atual da empresa e os seus problemas e necessidades para perceber se uma Estratégia de Inbound Marketing poderá ser a solução mais adequada. Exemplo: o Inbound Marketing alia-se muito bem a negócios com ciclos de venda longos.

Segue-se a definição das personas do negócio e uma auditoria de conteúdos, passando pela definição de uma Estratégia de Conteúdos e Calendário Editorial, de acordo com os os objetivos especificados pelo cliente.

O resultado mais visível são as suas aplicações práticas, como as que se seguem, sempre dentro de uma Estratégia. Cada peça de comunicação cumpre uma série de requisitos e funciona como um puzzle:

  • Publicação regular de conteúdos: artigos, entrevistas, infográficos, vídeos
  • Optimização para os Motores de Busca (SEO)
  • Estratégia para Social Media: conteúdos próprios e curadoria
  • Criação de Newsletters e de sequências de emails de nutrição de leads (Email Marketing)
  • Elaboração de Guias e White papers (Conteúdo Premium)
  • Case studies e portefólio

 

Muitas vezes as empresas produzem conteúdos faltando, contudo, uma estratégia definida para obter resultados reais. O Inbound Marketing como estratégia foca-se em trazer resultados concretos para o cliente.

Vantagens do Inbound Marketing:

– Ser encontrado na Web por proporcionar conteúdos interessantes e originais
– Melhorar o seu posicionamento nos motores de busca
– Atrair visitantes para os seus suportes de comunicação
– Ser menos invasivo que a publicidade tradicional
– Contribuir para a notoriedade da sua empresa
– Aumentar o envolvimento do seu cliente com a sua empresa ou marca

Entre na conversa:

Já aplicou a lógica do Inbound Marketing ao seu negócio? Conte-nos a sua experiência. Caso pretenda avaliar se o Inbound Marketing se aplica ao seu negócio, contacte-nos sem qualquer compromisso.

Recent Posts
Estratégia de Marketing Integrado