O que é o Inbound Marketing?

 Em Automação de Marketing

O Inbound Marketing é uma metodologia de Marketing que se foca em atrair, converter e fidelizar clientes ao longo da sua jornada de compra. Com base numa Estratégia de Marketing de Conteúdo e em ferramentas de automação, fazemos chegar a mensagem certa à pessoa certa, na hora certa.

O Inbound Marketing parte do princípio de que o mundo mudou e que as pessoas alteraram a sua forma de comprar, recorrendo aos motores de busca para pesquisarem antes de efetuar uma decisão de compra de um produto ou serviço.

Os novos hábitos de pesquisa e consumo de conteúdos online, as empresas têm de acrescentar valor ao utilizador (fornecendo informação interessante) e refletir no seu conteúdo as palavras-chave que os potenciais utilizam para encontrar o seu website ou blog corporativo na sua jornada de compra.

A lógica dos departamentos de marketing atuais passa muito pela angariação de novos clientes através da geração de leads e de envolvimento do cliente atual  (engagement), para criar oportunidades de negócio frequentes.

Sobre o Inbound Marketing

O Inbound Marketing foi uma metodologia criada por Brian Halligan e Dharmesh Shah, fundadores da empresa Hubspot.

    • Atrair tráfego para o seu site
    • Converter os visitantes em potenciais clientes (leads)
    • Converter os contactos em vendas
    • Transformar os clientes pontuais em clientes fidelizados

Ao produzir conteúdos dentro do interesse do visitante, o passo seguinte é converter e fidelizar ao longo do tempo, criando relacionamentos duradouros.

Comecemos pela Estratégia de Inbound Marketing

Desenvolva a Estratégia de Marketing da sua empresa: analise o ponto da situação, defina objetivos, metas. No fundo estamos a estabelecer prioridades dentro dos recursos disponíveis. Deve escolher os indicadores relevantes (KPI), medir e afinar a estratégia ao longo do processo.

Recordamos que o website está no centro da sua Estratégia de Marketing e deve estar pronto a servir a sua estratégia: ter um design a pensar no utilizador, ser dotado de CMS e ser responsive.

Atrair tráfego

A sua estratégia deve gerar tráfego para o website, para que este seja encontrado na Web, através de estratégia de blog, otimização para os motores de busca (SEO) e dinamização das redes sociais.

Converter Leads

O passo seguinte é converter o tráfego para o site em contactos comerciais válidos (leads qualificados) que se encaixem na Persona definida como cliente ideal do negócio.

Fechar Vendas

Fazer com que os contactos gerados se convertam em vendas através da nutrição de leads e das técnicas de inbound sales e se tornem clientes fidelizados e defensores da marca.

Fidelizar clientes

A fidelização de clientes baseia-se na confiança e no relacionamento entre o cliente e a empresa. Esta relação permite fomentar as compras repetidas ao longo do tempo e a adesão a campanhas de upselling e/ou crosselling.

Inbound Marketing é um trabalho de equipa

A própria metodologia e software têm vindo a evoluir juntando três áreas: marketing, vendas e o serviço de atendimento.

O Inbound Marketing requer o trabalho de profissionais com vasta experiência em Marketing de Conteúdos (sim, porque o conteúdo é rei na Internet) em que a experiência em redacão jornalística e de copywriting de publicidade é uma mais-valia importante em websites, blogs e sites de e-commerce.

Do lado das vendas, os representantes comerciais recorrem aos dados sobre seus contatos reunida num CRM (Customer Relationship Management) criar relações relevantes e benéficas para ambas as partes.

A qualidade do atendimento e da entrega dos serviços são determinantes no ponto da fidelização, uma vez que adquirir um cliente novo é entre 5 a 25 vezes mais caro que manter os clientes existentes.

Em qualquer metodologia aplicada ao meio digital é importante analisar os resultados para uma melhoria contínua da sua comunicação com o cliente e o software oferece uma panóplia de dados de apoio à decisão.

Como funciona o Inbound Marketing na prática?

O Inbound Marketing parte de diagnóstico inicial, em que o objetivo é perceber a situação atual da empresa e os seus problemas e necessidades para perceber se uma Estratégia de Inbound Marketing poderá ser a solução mais adequada. Exemplo: o Inbound Marketing alia-se muito bem a negócios com ciclos de venda longos.

Segue-se a definição das personas do negócio e uma auditoria de conteúdos, passando pela definição de uma Estratégia de Conteúdos e Calendário Editorial, de acordo com os os objetivos especificados pelo cliente.

O resultado mais visível são as suas aplicações práticas, como as que se seguem, sempre dentro de uma Estratégia. Cada peça de comunicação cumpre uma série de requisitos e funciona como um puzzle:

  • Publicação regular de conteúdos: artigos, entrevistas, infográficos, vídeos
  • Optimização para os Motores de Busca (SEO)
  • Estratégia para Social Media: conteúdos próprios e curadoria
  • Criação de Newsletters e de sequências de emails de nutrição de leads (Email Marketing)
  • Elaboração de Guias e White papers (Conteúdo Premium)
  • Case studies e portefólio

Muitas vezes as empresas produzem conteúdos faltando, contudo, uma estratégia definida para obter resultados reais. O Inbound Marketing como estratégia foca-se em trazer resultados concretos para o cliente.

Vantagens do Inbound Marketing:

– Ser encontrado na Web por proporcionar conteúdos interessantes e originais
– Melhorar o seu posicionamento nos motores de busca
– Atrair visitantes para os seus suportes de comunicação
– Ser menos invasivo que a publicidade tradicional
– Contribuir para a notoriedade da sua empresa
– Aumentar o envolvimento do seu cliente com a sua empresa ou marca

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Caso pretenda avaliar se o Inbound Marketing se aplica ao seu negócio, contacte-nos sem qualquer compromisso.

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