5 falhas mais comuns em Social Media

 In Redes sociais

Se a sua empresa está a pensar apostar nas Redes Sociais ou se precisa de redefinir a sua estratégia deve preocupar-se com aspetos como horas de publicação, táticas de interação com o público e na angariação de novos seguidores e potenciais clientes.

O primeiro aspeto a considerar é a estratégia aliada às expectativas. É necessário definir os objetivos para cada rede social (sim, não deve atuar em todas as redes sociais exatamente da mesma forma, provavelmente assim a sua estratégia irá fracassar). Que conteúdos tem para divulgar? Quais as metas que pretende atingir? Qual será o calendário de publicações?

Todos estes aspetos são fundamentais para começar a apostar em qualquer rede social. A gestão das expectativas toma aqui um papel fundamental. Comece com metas realistas (de curto e longo prazo) de forma a elevar as expectativas e não o contrário.

As políticas de atuação devem ser definidas o mais rapidamente possível para que toda a implementação da estratégia esteja orientada por elas. Defina aspetos como quem irá publicar, como se deve responder ao público, qual o tom da comunicação, como agir em momentos de crise, etc. Ter respostas prontas para as várias situações possíveis por tornar-se a melhor opção para a sua empresa.

Apesar das directrizes pelas quais deve reger a sua estratégia de Social Media, evite os principais erros cometidos pelos portugueses.

5 erros mais comuns das empresas em Social Media

1. Publicar muitas vezes

Posts atrás de posts não são a solução: as mensagens têm um ciclo de vida que deve ser respeitado ou não serão vistas pelos seus seguidores. Crie um intervalo de pelo menos 1 hora entre posts e vá acompanhando as estatísticas para compreender o melhor horário para publicações.

2. Publicar poucas vezes

Se por um lado não deve publicar conteúdos sistematicamente, também não o deverá fazer raramente. Caso a gestão das redes sociais não seja delegada a um profissional, provavelmente terá menos tempo para se dedicar a outros aspetos importantes do seu negócio.

Se atualizar a sua página apenas uma vez por mês pode correr o risco das suas mensagens não chegarem ao newsfeed do seu público-alvo.

3. Ignorar seguidores

Em Social Media é fundamental ter sempre presente o conceito “social” e manter uma relação com o seu público. Esforce-se para conhecer quem o acompanha em cada rede social através dos insights fornecidos pelas páginas. Empenhe-se para estabelecer um diálogo entre as duas partes.

4. Spamming

É importante conhecer que ações são consideradas spam pelas redes sociais e respeite as orientações específicas para cada caso. No Facebook incentivar posts Call to action é considerado spam, por exemplo.

Coloque-se do lado de quem lê os seus posts e aposte numa comunicação humana. Não implore por gostos, comentários ou partilhas: a longo prazo está a denegrir a imagem da sua marca.

5. Ser previsível

Criar novas formas de manter o interesse pelos seguidores é fundamental. Num espaço tão competitivo é fácil as empresas perderem o foco e a motivação mas deve esforçar-se continuamente para chamar a atenção dos seus leitores.

Embora estes 5 erros sejam comuns a todas as redes sociais, não se esqueça que variam consoante o seu negócio e a sua estratégia de atuação.

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

0