4 questões que deve fazer antes de contratar um serviço de SEO
A contratação de uma empresa ou agência para reorganizar o seu website e potenciar as suas páginas nos motores de busca é sempre a opção ideal quando a empresa não tem funcionários especializados para tal.
Um bom SEO vai gradualmente implementando mudanças significativas capazes de alterar todo o tráfego de pesquisa que recebe atualmente.
No entanto, é fundamental escolher o prestador de serviços cuidadosamente e hoje mostramos-lhe que aspetos deve ter em conta antes da contratação.
Antes de mais, é importante perceber as opções que tem disponíveis:
- Consultores individuais – geralmente são profissionais em regime freelancer
- Empresas e agências – apostam em processos padronizados e trabalham com médias e grandes empresas
- SEO in house – as próprias empresas apostam na otimização dos seus conteúdos e websites. Podem socorrer-se de consultoria de agências para auxiliar processos.
Antes de avançarmos para as questões que deve colocar antes de contratar uma empresa para melhorar o posicionamento da sua empresa nos motores de busca, deve ter em conta 4 aspetos:
- Desconfie sempre caso lhe prometam colocar a sua empresa em primeiro lugar nos resultados das pesquisas no Google.
- O serviço de SEO não é barato. Na Inboundware gostamos de apostar nos resultados em detrimento de preços competitivos.
- Preços altos não garantem qualidade. A empresa que cobra o preço mais alto de mercado não é necessariamente a melhor.
- Faça perguntas: mostre-se interessado e conhecedor do funcionamento do serviço. Quanto mais informado estiver, menores são as probabilidades de contratar um serviço de má qualidade.
4 questões a considerar antes de contratar o serviço de SEO
1. Como vai melhorar os nossos mecanismos de pesquisa?
Neste ponto é fundamental que perceba como vai ser a estratégia da empresa ou agência a contratar. Como vão escolher as palavras-chave ou construir links? Qual será o critério de seleção de backlinks?
A auditoria técnica torna-se um aspeto muito importante neste processo. A empresa tem de avaliar cuidadosamente o trabalho já realizado para definir uma estratégia com resultados duradouros e sustentados.
2. Como vai informar-me acerca das alterações realizadas?
Uma boa equipa de SEO vai mantê-lo a par de todas as atualizações e enviar-lhe-à pelo menos um relatório com todas as alterações e resultados.
Na Inboundware efetuamos uma auditoria cuidadosa e enviamos um relatório ao cliente com a situação atual e todas as mudanças que serão feitas. Durante a estratégia gostamos de manter os clientes informados de todas as atualizações e no final enviamos um relatório com a estratégia detalhada. Esse relatório contém informação essencial para que a sua empresa comece a fazer pequenas mudanças que a longo prazo serão muito benéficas.
A primeira coisa que deve fazer é fornecer o acesso do seu website à equipa responsável. Caso a sua empresa esteja inserida em diretórios de empresas, deve fornecer também esses acessos.
3. Que tipo de serviço é que a sua empresa presta?
Muitas empresas ou agências apostam na otimização on page e garantem resultados duradouros aos clientes. No entanto, isso não basta.
É importante apostar tanto na página ao nível de title, meta descriptions ou keyword, como ao nível off page com a qualidade dos links ou a autoridade do domínio e finalmente ao nível técnico, em termos de indexação de conteúdos.
4. A sua equipa está a par das mudanças dos algoritmos?
Uma estratégia de SEO não vai durar para sempre. Os algoritmos estão em constante atualização, como o RankBrain, o Mobilegeddon, o Hummingbird, o Panda e o Penguin. É fundamental que as equipas conheçam todas essas mudanças para prestar um serviço de excelente qualidade. No nosso blog vamos fornecendo alguma informação útil, como o artigo sobre o algoritmo do Google, o Mobilegeddon, que penaliza websites não adaptáveis a todos os dispositivos móveis.
Se a sua empresa está pronta para atualizar o seu website e melhorar a sua posição nos motores de busca não se esqueça das nossas dicas e não gaste dinheiro sem resultados. A qualidade da equipa é o primeiro ponto fulcral. Uma equipa pouco experiente ou com técnicas desatualizadas certamente não levarão o seu negócio ao próximo nível.