14 dicas para criar e melhorar a Sala de Imprensa do seu website
Uma forma de potenciar a presença da sua empresa nos meios de comunicação social é facilitar o acesso dos jornalistas à informação «oficial», com a qualidade indicada para suportes online, impressos e multimédia. O facto de o seu site ter um Dossier de Imprensa, Sala de imprensa, Media Kit, Press Kit pode ser uma ajuda para aumentar a notoriedade da sua empresa ou da marca.
Os objetivos de criar uma sala de imprensa no seu site são facilitar o acesso aos jornalistas e bloggers a informação em primeira mão sobre a empresa, melhorar a performance das inserções nos media, contribuir para o trabalho de Link Building ao fazer com que outros websites tragam tráfego para o website da empresa, um dos fatores mais importantes de ranking nos motores de busca (SEO) e, em suma, gerar tráfego qualificado para o website da empresa.
As empresas de comunicação têm vindo a abraçar as novas possibilidades proporcionadas pela Internet e redes sociais para melhorarem o seu trabalho de assessoria de imprensa e de Relações Públicas, na gestão da reputação online dos seus clientes.
Também os especialistas em SEO consideram que esta estratégia é relevante, quando bem implementada, e contribui para melhorar o posicionamento da empresa nos resultados de pesquisa nos motores de busca ao aumentar o número de referências à sua empresa com links externos, em publicações com uma autoridade interessante.
Se trabalha na função de Marketing de uma empresa, está na altura de partir para a ação e melhorar a Sala de Imprensa do seu site.
Como Criar Página de Dossier de imprensa
1) A Sala de Imprensa deve estar numa página própria no seu website, assim pode monitorizar os acessos que vai tendo. Escreva uma descrição da empresa otimizada para os motores de busca, com as palavras-chave em que se pretende posicionar. Disponibilize o logótipo com 72 dpi (otimizada para web) e 300 dpi (otimizada para impressão)
2) Forneça informações sobre a equipa de gestão, com respetiva informação resumida e, eventualmente, link para o currículo mais extenso e fotos com boa resolução (300 dpi)
3) Indique o contacto direto – telefone ou email – para a pessoa responsável pela assessoria de imprensa/comunicação para jornalistas e bloggers. Se a informação for para um contacto geral, pode dar-se o caso de a comunicação se perder… e fugir assim uma oportunidade de divulgação
4) Os material de comunicação devem ser variados, de preferência. A base deve ser o texto otimizado, mas cada vez mais os jornalistas apostam nos conteúdos multimédia (fotografias, infográficos, vídeos, slideshows, etc)
5) Os Comunicados de imprensa a serem distribuídos pelos jornalistas devem estar otimizador e conter links para o website criados com o construtor de links do Google, para depois serem acompanhados no Google Analytics.
6) A Sala de Imprensa deverá fornece também o clipping, assim como uma ligação para a secção de Notícias do site da empresa ou blog (o seu website não tem blog? Não sabe o que está a perder)
7) A Página dedicada à imprensa deve ter várias portas de entrada através de links, pequenos banners ou botões: no menú principal, em menús secundários, na página de contactos (Contactos para imprensa), na página das notícias, etc.
Melhore a Sala de Impresa do seu website
O seu website já tem uma página dedicada à imprensa? Pode acontecer esta página estar a precisar de ser revista.
1) A sua empresa fez o lançamento de algum produto ou serviço? Além do press kit da empresa, pode ser criado um Dossier de Imprensa impresso, em edições limitadas, para ser enviado às redações, quando algum acontecimento o justifique. (Ex: lançamento de produto, divulgação de novo vídeo da empresa, organização de evento, etc)
2) Evite a duplicação de conteúdo no website, reescrevendo o texto a pensar no público alvo dos jornalistas e coloque links internos sempre que essa informação já esteja publicada noutra página.
3) É importante que a página do Dossier de Imprensa seja simples de atualizar, tal como as notícias colocadas no website. É sempre recomendável ter um sistema de gestão de conteúdos (CMS) que facilite a vida a quem vai atualizar o site.
4) Ao criar o Dossier de Imprensa, é importante colocar-se no lugar do jornalista: qual o interesse desta informação? Numa redação de jornalistas sobrecarregados, inundados de comunicados de imprensa, como é que esta informação vai conseguir despertar a atenção do editor? Qual o ângulo mais útil para os seus leitores?
5) Qualquer referência à sua empresa ou marca deve ser feita de forma consistente e não demasiado comercial. É a empresa que deve definir, no seu Dossier de Imprensa e nos seus comunicados e outros materiais as formas como quer ser identificada. Se não o fizer, alguém o fará e pode não ficar da forma que mais beneficia a sua empresa.
6) Pode ainda acompanhar quais os temas mais interessantes para o seu público e tentar antecipar material que sirva de referência: e-book ou White Paper sobre tema relevante, enviado às redações e disponibilizado na Sala de imprensa.
7) Tal como organizar o conteúdo por categorias de interesse ou segmentação dos clientes, procure preparar dossiers de imprensa para jornalistas especializados, aumentando assim as probabilidades de publicação.
Conclusão
O website da empresa é o espaço onde deve ter organizada toda a informação que possa ser útil ao seu público-alvo. Os jornalistas e bloggers estão online e se conseguirem encontrar de forma rápida a informação que procuram, maiores são as probabilidades de divulgação, de conquistar espaço nos chamados earned media, dentro da classificação de meios ganhos, meios próprios e meios pagos.