Marketing para Empreendedores: desafios de quem está a começar o negócio
Na maior parte dos casos, o negócio começa com uma pessoa que é bom tecnicamente numa dada área de especialização. O mito do empreendedor de que fala Michael e. Gerber descreve isso bem: um dia decidimos empreender e partimos de um erro de base: se percebemos do trabalho técnico de um negócio sabemos à partida um negócio que se dedique a esse trabalho técnico. Só que não é a mesma coisa. O negócio precisa do empreendedor, do gestor e do técnico.
Quem começa o negócio tenderá a centrar-se naquela função que conhece melhor: a de técnico. Na maior parte dos casos, faltam conhecimentos de gestão, de uma forma geral, e de marketing: como vou atrair clientes para o meu negócio? Há quem faça parecer que é tudo muito simples e que existem fórmulas mágicas. Depois, a realidade mostra que não é bem assim.
Cada negócio tem características únicas e é preciso conhecer para aconselhar a abordagem de marketing mais adequada: se é o Marketing de Conteúdo, o Inbound Marketing ou se precisa de um Estratégia de Marketing completa, que contemple também o branding.
Os desafios de Marketing e Gestão para novos empreendedores
Estes são os principais desafios de quem começa um negócio ou prestação de serviços e ainda não começou a contratar colaboradores:
Capital inicial limitado: com uma faturação baixa ou irregular significa que há menos dinheiro disponível para investir no negócio, seja para comprar equipamentos, contratar funcionários ou investir em Marketing. Em algumas fases do negócio pode ser necessário o empreendedor ou a empreendedora ter mais do que uma fonte de rendimento e isto é normal e até mesmo desejável.
Concorrência: Em muitos setores, a concorrência é alta, o que pode dificultar a conquista de novos clientes e também manter os clientes já existentes. Acaba por se destacar quem tem mais facilidade com o Marketing, que nem sempre o melhor técnico. Como se destacar e diferenciar da concorrência?
Gestão do tempo: com recursos limitados de pessoas e ferramentas, muitas vezes o dono do negócio precisa de se desdobrar em diversas funções, o que pode dificultar a gestão de tempo e a boa execução das próprias tarefas. É importante saber priorizar e investir nos pontos fortes e diferenciadores e delegar naquilo que nos leva tempo sem nos trazer o retorno desejado. Além disso, o negócio pode estar a ser desenvolvido em paralelo a outra atividade profissional, que pode exigir mais atenção e desviar tempo do negócio que se pretende desenvolver. É preciso avaliar se estamos sem tempo ou sem motivação.
Inovação e adaptação: manter-se atualizado com as mudanças no mercado e adaptar-se às novas tecnologias pode ser um desafio para pequenos negócios, que muitas vezes têm recursos limitados para investir em inovação. Assim, não investem em branding nem mostram que acompanham as novidades do setor.
Contabilidade, Impostos e burocracia: muitas vezes, proprietários de pequenas empresas podem encontrar dificuldades para entender as regras fiscais e cumprir as obrigações legais. Além disso, com uma faturação variável e imprevisível, pode ser difícil gerir o fluxo de caixa e garantir a saúde financeira do negócio.
Contratação de serviços externos: com recursos limitados e instabilidade nos fluxos de caixa torna-se desafiante contratar a tempo inteiro colaboradores qualificados, o que pode prejudicar o desempenho do negócio. Quase sempre a melhor opção nesta fase passa por contar com apoio especializado nas áreas fundamentais do negócio, como a Contabilidade… e o Marketing, claro. Qualquer negócio que nasça precisa de se dar a conhecer ao mundo.
Como ultrapassar os desafios e estruturar o Marketing do seu negócio
Superar os desafios iniciais exige uma abordagem estratégica e bem estruturada. O primeiro passo é reconhecer que um negócio não se sustenta apenas na competência técnica, mas também na gestão eficiente e numa estratégia de marketing bem definida.
É essencial investir tempo na aprendizagem sobre marketing ou contar com apoio especializado para criar um plano sólido. A diferenciação no mercado passa pela construção de uma identidade forte, seja através de branding, marketing de conteúdo ou inbound marketing, para atrair clientes de forma orgânica e sustentável.
Além disso, a delegação de tarefas essenciais, como contabilidade e marketing, permite ao empreendedor focar-se naquilo que realmente traz valor ao negócio.
Com recursos limitados, a melhor solução muitas vezes é recorrer a formações, consultoria ou serviços de marketing operacionais, ajustando cada decisão ao momento e ritmo de crescimento do negócio.
Na Inboundware ajudamos empreendedores, profissionais liberais e consultores a estruturar o Marketing em várias fases da vida do negócio, de acordo com a rapidez com que pretendem avançar. Temos soluções de formação, consultoria em Estratégia de Conteúdo e avenças de Marketing Operacional.