Que resultados esperar do investimento em Marketing
Os resultados em Marketing podem ser fruto do tempo investido e de investimento financeiro em conteúdo, ferramentas, branding e publicidade. O investimento pode trazer uma grande variedade de resultados diretos e indiretos para a marca ou para a empresa. Os resultados vêm do conjunto de táticas usadas de forma estudada, estratégica.
Contudo, há coisas que afetam as vendas e não dependem diretamente do Marketing, como é o caso da oferta em si, a forma como a equipa de vendas atua, a percepção de valor em relação ao preço, a própria entrega do produto ou serviço, a concorrência do setor e o estado atual da marca em termos de reconhecimento: se está a começar ou se já está bem estabelecida no mercado.
Ainda há a questão de quanto foi investido, já que a forma como uma marca aparece não depende só do nosso orçamento de Marketing e deverá sempre ter em conta a concorrência do mercado em que se insere.
Entre os resultados diretos e indiretos do Marketing encontramos fatores que influenciam as vendas:
Ser encontrado online: o consumidor atual pesquisa antes de comprar, dos artigos mais básicos às compras mais complexas. Quem não aparece tem menos hipóteses de ser considerado como opção de compra. Investir em Marketing é aparecer de forma intencional e estudada.
Geração de leads: O marketing pode atrair novos clientes em potencial, fornecendo uma maneira de entrar em contacto com eles, geralmente por meio de formulários de contacto ou registos na newsletters ou downloads de e-books, por exemplo.
Aumento nas vendas: o principal papel do marketing é fazer chegar a mensagem dos produtos e /serviços comercializados por uma empresa aos consumidores certos, aqueles que mais beneficiam. Desta forma o trabalho da equipa de é atrair novos clientes e aumentar a frequência de compra dos clientes existentes, o que leva a um aumento nas vendas.
Melhoria no reconhecimento da marca: O marketing pode aumentar a descoberta da marca e ajudar a criar uma imagem positiva da empresa na mente dos consumidores. As pessoas compram de quem conhecem, gostam e confiam (fator know, like & trust).
Um dos resultados do investimento em Marketing pode ser o facto de começarem a aparecer convites para participar em iniciativas de outros profissionais do meio. Aqui vale a pena considerar se público-alvo é compatível com os objetivos de negócio da sua marca.
Envolvimento do público: O marketing pode incentivar a interação das pessoas com a marca e aumentar a interação com as redes sociais, comentários e partilhas de conteúdo. Essa interação dá vida à marca e é fonte de informação preciosa para melhorar os serviços e produtos da própria marca.
Fortalecimento do relacionamento com o cliente: O marketing pode criar oportunidades para interagir e se relacionar com os clientes existentes, ativando relações que estavam adormecidas e respondendo a dúvidas que possam ter sobre produtos ou serviços que esteja a lançar. Maior fidelidade do cliente: O marketing pode ajudar a criar um relacionamento mais forte com os clientes, aumentando a probabilidade de fidelidade e repetição de compra.
Melhoria na reputação da marca: já tínhamos falado do fator know, like and trust. A confiança conquistada aumenta as probabilidades da pessoa comprar e ao criar uma imagem positiva e credível da marca na mente dos consumidores.
Maior vantagem competitiva: O marketing ajuda a destacar a empresa em relação à concorrência e fornecer uma vantagem competitiva duradoura, que pode resultar na atração de investidores e parceiros, aumentando a percepção de valor da marca e da empresa.
Maior conhecimento do mercado: O marketing pode ajudar a empresa a entender melhor o mercado, as necessidades do consumidor e a concorrência, ajudando a orientar as estratégias de negócios.
É preciso salientar que cada caso é um caso. Os resultados podem variar dependendo da empresa e das estratégias de marketing utilizadas.
É importante recordar que o marketing é um investimento a longo prazo e que os resultados podem levar tempo para aparecer, dependendo do tipo. Por exemplo, a publicidade tende a ter resultados imediatos que duram o tempo da campanha, enquanto o marketing de conteúdo tem resultados mais duradouros. Esta ação não se limita dia em que são publicados porque passam a fazer parte dos ativos da marca.
Na hora de avaliar os resultados, tenha presente várias métricas para perceber que elementos estão a contribuir para os resultados, especialmente aqueles que vão acumulado ao longo do tempo.