O que deve saber antes de contratar uma Consultoria em Marketing Digital
Ser encontrado na Web é um requisito fundamental para os negócios atualmente e muitas vezes o gestor necessita de obter apoio externo especializado em várias áreas, na área de comunicação ou marketing para atingir esse objetivo. Antes de contratar uma consultoria, é importante o cliente estar empenhado em identificar o problema e em procurar dar resposta a essa situação.
A consultoria é o serviço prestado por uma pessoa ou um grupo de pessoas independentes e qualificadas para identificação e investigação de problemas que digam respeito à política organizacional, procedimentos e métodos, de forma a recomendarem a ação adequada e proporcionarem auxílio na implementação dessas recomendações. (Institute of Management Consultants, London).
Para considerar a hipótese de recorrer a um serviço de consultoria, tem de colocar-se algumas questões prévias sobre o seu negócio, sob pena de não conseguir obter todo o benefício do serviço.
Em que fase se encontra o seu negócio?
Na fase de arranque de uma empresa ou de um projeto, além das burocracias nas instituições oficiais é preciso criar todo o material de comunicação, integrar a comunicação no Plano de Negócios, elaborar o Plano de Marketing e criar uma estratégia de conteúdos. Já pensou se apostar a sério na comunicação é uma prioridade?
Na fase de crescimento da empresa, é preciso definir e alimentar os vários suportes em que a organização comunica, avaliar as alternativas disponíveis no mercado ou mesmo implementar localmente uma estratégia definida globalmente. É preciso estar atento ao mercado e às necessidades dos consumidores e eles manifestam-se nos vários espaços da Web.
Muitas vezes na fase de maturidade, as empresas têm necessidade de obter uma visão externa sobre algumas questões problemáticas de marketing ou comunicação. Ver o que está ou não a funcionar, testar novos produtos ou ser um apoio à inovação podem ser algumas das questões a abordar na consultoria.
Em que sector de atividade se insere?
Seja no Retalho ou Comércio, indústria, sector primário ou serviços, existem necessidades de comunicação específicas de cada área empresarial. O consumidor está cada vez mais exigente e informa-se bem na Internet antes de realizar uma compra. Além da linguagem técnica própria, a comunicação escrita tem de ser adequada aos vários públicos: comunicação interna, departamentos técnicos, decisores e clientes finais.
Que tipo de recursos tem?
[quote type=”right”]Raquel Melo – Gestora de projeto«No meu caso pessoal, ao ter interesses muito variados, construí um currículo marcado pela multidisciplinaridade, com formação académica em Jornalismo, Estatística e Gestão de Informação (ambas licenciaturas Pré-Bolonha). No Mestrado em Marketing e Publicidade, centrei-me no Marketing Online com a tese «Marketing na Internet para Pequenas e Médias Empresas: A contribuição das ferramentas online para a performance empresarial».[/quote]
Uma das questões que se deve colocar é se tem elementos na sua equipa com conhecimentos e experiência das melhores práticas da comunicação online, se deve subcontratar ou se deve aprender e capacitar os seus colaboradores para o fazerem.
Desde 2000 a trabalhar em projetos online, move-nos a paixão pelas tecnologias, pela escrita e pela aprendizagem ao longo da vida. Além disso, aliamos na equipa da Inboundware profissionais com conhecimento e experiência em Desenvolvimento Web e em Design para fornecer uma solução completa ao cliente.
Outro dos aspectos importantes ao contratar uma consultoria de marketing digital é ter um orçamento estipulado para a área de marketing para investir. A consultoria tem como objetivo aumentar as vendas da empresa, razão pela qual os consultores trabalham para garantir o retorno do investimento (ROI) ao cliente.