Guia de tamanhos de imagens para redes sociais
As imagens ocupam um lugar de destaque em todas as redes sociais. Como o cérebro humano processa a informação visual de forma mais rápida, há uma comunicação mais direta e imediata. Imagens apelativas e adequadas captam a atenção do utilizador e dão origem a mais interações, ou seja, as publicações que incluem imagens têm um potencial de geração de leads muito superior.
Assim, para tirar o melhor partido destas vantagens, deve utilizar os formatos de imagem otimizados para cada uma das redes sociais. Usar o mesmo ficheiro em todas as plataformas pode resultar em fotos esticadas, cortadas ou com definição insuficiente.
As várias redes sociais alteram com frequência o formato ideal de exibição das imagens.
Ainda que por vezes as alterações sejam de apenas alguns píxeis a mais ou a menos, deverá sempre aplicar as mais recentes recomendações de dimensões. Indicamos então os formatos atualmente utilizados nas plataformas Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Youtube, Pinterest e Tumblr.
Dimensões recomendadas |
Dimensões mínimas |
|
Foto de perfil | 300×300 | 160×160 |
Foto de capa de perfil | 851×315 | |
Foto de capa de página | 820×312 | 399×150 |
Imagem partilhada (Timeline) | 1200×630 | – |
Imagem partilhada (Newsfeed) | 1200×630 | – |
Link partilhado (Timeline) | 1200×627 | 200×200 |
Link partilhado (Newsfeed) | 1200×628 | 200×201 |
Imagem destacada | 1200×717 | 843×504 |
Imagem de evento | 1920×1080 | 470×174 |
Capa de evento | 1920×1080 | 470×174 |
Foto de perfil: 180×180
Stories e Destaques: 1080 x 1920
Publicação do feed quadrado: 1080 x 1080
Publicação do feed na vertical: 1080 x 1350
Publicação do feed na horizontal: 1080 x 566
Reels: vídeo na vertical até 30 segundos.
IGTV: videos na vertical (1080 x 1920) com resolução até 4K com mais de 60 segundos. O Instagram lançou a IGTV de forma independente, numa app própria.
|
Dimensões recomendadas |
Dimensões mínimas |
Foto de perfil | 400×400 | 200×200 |
Foto de capa | 1500×500 | – |
Imagem partilhada | 900 x 450 | |
Foto In-Stream | 506×253 | 440×220 |
|
Dimensões recomendadas |
Exibe a (altura adaptada) |
Imagem do Banner | 646×220 | 646×220 |
Capa de perfil | 1536 x 768 | |
Logo normal | 400×400 | 110×110 |
Logo quadrado | 60×60 | 60×60 |
Foto Hero | 974×330 | 974×330 |
Foto de perfil | 400×400 | 500×500 |
Imagem de fundo | 1000×425 | 1400×425 |
Link partilhado | 520×272 | 180×110 |
Imagem partilhada | 520×320 | 350 largura |
Youtube
Youtube |
Dimensões recomendadas |
Rácio |
Imagem de perfil | 800×800 | |
capa do canal | 2560×1440 | |
Tablet | 1855×423 | – |
Mobile | 1546×423 | – |
TV | 2560×1440 | – |
Desktop | 2560×423 | – |
Upload de vídeos | Min HD 1280×760 | 16:09 |
|
Dimensões recomendadas |
Exibe a (altura adaptada) |
Foto de perfil | 165×165 | 165×165 |
Pins (página principal) | 236 | 192 |
Pins (no painel) | 236 | 238 |
Pins (expandido) | 600 largura | 735 |
Pins (pins aumentados) | – | 500 (altura ilimitada) |
Painel de Pins (ícone grande) | 222×150 | – |
Painel de Pins (ícone pequeno) | 55×55 | – |
Conclusão
As dimensões indicadas são os tamanhos ideais ou mínimos recomendados para a visualização em desktop.
Para os formatos mobile, as imagens são reduzidas e adaptadas automaticamente, mantendo as proporções ou sendo cortadas, por exemplo para se ajustarem ao formato quadrado.
Importa, por isso, otimizar as imagens para os formatos maiores, uma vez que os formatos reduzidos estarão sempre assegurados. Ainda assim, convém que os elementos mais importantes da imagem se encontrem dentro da zona “mobile safe”, ou seja, a parte central da imagem, que nunca será cortada.