Guia de tamanhos de imagens para redes sociais

 Em Redes sociais

As imagens ocupam um lugar de destaque em todas as redes sociais. Como o cérebro humano processa a informação visual de forma mais rápida, há uma comunicação mais direta e imediata. Imagens apelativas e adequadas captam a atenção do utilizador e dão origem a mais interações, ou seja, as publicações que incluem imagens têm um potencial de geração de leads muito superior.

Assim, para tirar o melhor partido destas vantagens, deve utilizar os formatos de imagem otimizados para cada uma das redes sociais. Usar o mesmo ficheiro em todas as plataformas pode resultar em fotos esticadas, cortadas ou com definição insuficiente.

As várias redes sociais alteram com frequência o formato ideal de exibição das imagens.

Ainda que por vezes as alterações sejam de apenas alguns píxeis a mais ou a menos, deverá sempre aplicar as mais recentes recomendações de dimensões. Indicamos então os formatos atualmente utilizados nas plataformas Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, Youtube, Pinterest e Tumblr.

 

Facebook

Dimensões recomendadas

Dimensões mínimas

Foto de perfil 300×300 160×160
Foto de capa de perfil 851×315
Foto de capa de página 820×312 399×150
Imagem partilhada (Timeline) 1200×630
Imagem partilhada (Newsfeed) 1200×630
Link partilhado (Timeline) 1200×627 200×200
Link partilhado (Newsfeed) 1200×628 200×201
Imagem destacada 1200×717 843×504
Imagem de evento 1920×1080 470×174
Capa de evento 1920×1080 470×174

Instagram

Foto de perfil: 180×180
Stories e Destaques: 1080 x 1920
Publicação do feed quadrado: 1080 x 1080
Publicação do feed na vertical: 1080 x 1350
Publicação do feed na horizontal: 1080 x 566
Reels: vídeo na vertical até 30 segundos.
IGTV: videos na vertical (1080 x 1920) com resolução até 4K com mais de 60 segundos. O Instagram lançou a IGTV de forma independente, numa app própria.

Twitter

Twitter

Dimensões recomendadas

Dimensões mínimas

Foto de perfil 400×400 200×200
Foto de capa 1500×500
Imagem partilhada 900 x 450
Foto In-Stream 506×253 440×220

LinkedIn

LinkedIn

Dimensões recomendadas

Exibe a (altura adaptada)

Imagem do Banner 646×220 646×220
Capa de perfil 1536 x 768
Logo normal 400×400 110×110
Logo quadrado 60×60 60×60
Foto Hero 974×330 974×330
Foto de perfil 400×400 500×500
Imagem de fundo 1000×425 1400×425
Link partilhado 520×272 180×110
Imagem partilhada 520×320 350 largura

Youtube

Youtube

Dimensões recomendadas

Rácio

Imagem de perfil 800×800
capa do canal 2560×1440
Tablet 1855×423
Mobile 1546×423
TV 2560×1440
Desktop 2560×423
Upload de vídeos Min HD 1280×760 16:09

Pinterest

Pinterest

Dimensões recomendadas

Exibe a (altura adaptada)

Foto de perfil 165×165 165×165
Pins (página principal) 236 192
Pins (no painel) 236 238
Pins (expandido) 600 largura 735
Pins (pins aumentados) 500 (altura ilimitada)
Painel de Pins (ícone grande) 222×150
Painel de Pins (ícone pequeno) 55×55

Conclusão

As dimensões indicadas são os tamanhos ideais ou mínimos recomendados para a visualização em desktop.

Para os formatos mobile, as imagens são reduzidas e adaptadas automaticamente, mantendo as proporções ou sendo cortadas, por exemplo para se ajustarem ao formato quadrado.

Importa, por isso, otimizar as imagens para os formatos maiores, uma vez que os formatos reduzidos estarão sempre assegurados. Ainda assim, convém que os elementos mais importantes da imagem se encontrem dentro da zona “mobile safe”, ou seja, a parte central da imagem, que nunca será cortada.

Artigos recentes