A medição dos resultados nas redes sociais é um dos principais desafios para os profissionais de marketing, para justificar os investimentos neste tipo de divulgação. A empresa Webtrends lança esta semana uma ferramenta integrada no seu pacote de serviços de análise de dados que pretende solucionar esta questão.Com o Webtrends Analytics é possível acompanhar a actividade de vários items do Facebook, projecto com 400 milhões de utilizadores, integrada na plataforma global que é o Webtrends Analytics 9. Assim, é possível ver, por exemplo, a actividade do Twitter que direccionou visitantes para as páginas de fãs do Facebook.

Existem várias ferramentas para medição dos resultados nas redes sociais, além daquelas disponíveis pela própria plataformas, usando métodos um pouco diferenciados. Mesmo os conceitos nos modelos de publicidade se têm adaptado em função das novas métricas, estando actualmente diponíveis no Facebook os mais usuais: o de CPM (Custo Por Mil impressões) e de Custo Por Clique (CPC). Brevemente, a aplicação social espera disponibilizar o modelo de Custo Por Aquisição (CPA) para a sua publicidade, a funcionar no Adwords.

Já anteriormente o Facebook e a Nielsen se tinham unido para criar a ferramenta Nielsen Brand Lift, com base no envio de questionários virtuais aos utilizadores com perguntas sobre a publicidade visualizada. A Nielsen faz o tratamento da informação, disponibilizando-a aos anunciantes.