Durante cinco dias, os projectos mais inovadores na área do Turismo vão estar em destaque no “Portugal Tecnológico”, a maior mostra nacional de tecnologia e inovação. De 22 a 26 de Setembro, na FIL, o stand do Turismo de Portugal vai partilhar as mais recentes soluções da iniciativa pública e privada numa forte aposta em conteúdos e interactividade e possibilitar aos visitantes empresários aconselharem-se sobre soluções tecnológicas para o sector.

Na zona de recepção, um ecrã gigante destacará a transformação tecnológica do Instituto, exibindo também estatísticas do sector em tempo real, a evolução das redes sociais do Turismo de Portugal e vídeos do programa de promoção gastronómica “Prove Portugal”.

O Pólo de Competitividade e Tecnologia “Turismo 2015” (que alinha os critérios dos concursos do Quadro de Referência Estratégico Nacional com as prioridades de desenvolvimento do Plano Estratégico Nacional do Turismo) terá um espaço para divulgação dos seus mecanismos de apoio onde as empresas do turismo podem candidatar investimentos de modernização tecnológica e eficiência energética.

Nos quiosques do stand serão demonstradas aplicações inovadoras para o turismo: uma apresentação multimédia interactiva dos recursos turísticos do País na mesa Surface, da Microsoft (solução das empresas Viatecla e Mix & Blend); um mapa georeferenciado com os vencedores dos Prémios Turismo de Portugal e com os Roteiros Turísticos do Património Mundial (soluções da Mobbit Systems); e aplicações de realidade aumentada desenvolvidas para o site das Escolas de Hotelaria e Turismo e para visualização de monumentos e pontos turísticos do País (soluções da WowSystems). As Escolas de Hotelaria e Turismo dinamizarão o bar/lounge do stand.

Vão estar ainda presentes duas empresas tecnológicas participadas pela Turismo Capital – sociedade de capital de risco de que o Instituto é accionista. A Segthor (que desenvolve e implementa nos agentes turísticos soluções de gestão de relacionamento com o cliente) e a GuestCentric (que disponibiliza aos operadores hoteleiros independentes uma plataforma de comércio electrónico para angariar e fidelizar clientes) aconselharão os empresários do Turismo sobre tecnologia.

Tecnologias e o Turismo em Portugal em debate

Integrado nas conferências a decorrer no Portugal Tecnológico, o Turismo de Portugal promove, dia 24 de Setembro às 14h30, a sessão-debate “As Tecnologias e o Turismo em Portugal – Os desafios”, sobre as oportunidades que a evolução tecnológica criou para as diferentes dimensões do turismo.

A apresentação inicial está a cargo de Luís Rasquilha, (Ayr Consulting), a que se segue um debate com Miguel Júdice (Grupo Lágrimas), Pedro Colaço (GuestCentric), Henrique Martins (Mobbit Systems), António Loureiro (TravelPort), moderado por Nuno Santos, vogal do Turismo de Portugal.