As tecnológicas portuguesas WeDo Technologies, Celfinet e Greenwich Consulting terão reuniões com o Ministro das Telecomunicações de Myanmar e com altos representantes do setor público e privado. Esta semana também Barack Obama visitou este país pela primeira vez.

A Republica da União de Myanmar (antiga Birmânia), país vizinho da Tailândia e China, entre outros, iniciou recentemente um processo de abertura à economia de mercado e à democracia. O sector das Telecomunicações é praticamente inexistente num país com mais de 55 milhões de habitantes e com uma área superior a 7 vezes a dimensão de Portugal.

É neste contexto que surge a visita conjunta de três empresas Portuguesas: Celfinet – empresa especializada em engenharia de telecomunicações, Greenwich Consulting – uma das empresas de consultoria estratégica e de gestão focada nos sectores de telecomunicações, media e utilities e a WeDo Technologies – líder mundial em software de garantia de receita e controlo de negócio para o sector das Telecomunicações.

A visita decorre até dia 24 de Novembro, e é feita na mesma semana em que um Presidente dos EUA pela primeira vez na sua história visitou o país.

As reuniões terão lugar em Yangon (cidade mais populosa do país e também conhecida como Rangoon) e em Naypydaw (a capital do país), e inclui reuniões com o Ministro das Telecomunicações de Myanmar e com outros altos representantes dos setores público e privado.

Esta missão busca contribuir para o nascimento do sector das telecomunicações tirando partido da experiência conjunta e diversificadas das três empresas no sector em mais de 80 países.

Na agenda destes encontros estarão tópicos como regulação, estratégia de implementação de redes, estratégia de implementação de sistemas de informação, marketing e serviços financeiros móveis (que permitirão oferecer serviços bancários a todos os 55 milhões de habitantes), possibilitando ao país evitar erros já verificados em nações vizinhas, e garantindo assim a implementação de uma rede de comunicações móveis de qualidade, com a maior rapidez possível.

Mapa da Birmânia / Myanmar