SEO: 5 passos para melhorar o seu posicionamento online

 Em Marketing de Conteúdo

Uma estratégia de SEO  bem delineada e implementada proporciona melhores posições nos resultados de pesquisa dos motores de busca. Conheça os 5 passos básicos para o conseguir.

O processo de seleção e classificação de páginas, além de complexo, está em constante evolução, contando com mais de 500 alterações anuais nos critérios de ranking do Google.

Neste artigo damos-lhe a conhecer 5 passos simples para que possa começar a trabalhar com estratégias de SEO de forma a melhorar gradualmente as suas posições em motores de busca.

Defina o seu público-alvo

Saber quem é o público do seu negócio é mais que ter conhecimento de dados demográficos e geográficos.

Conhecer o público implica conhecer o seu comportamento, as suas necessidades e quais as soluções esperadas.

Para conhecer o seu público deverá criar personas. A Inboundware disponibilizou um guia passo a passo no artigo quem são as personas do seu negócio.

Defina palavras-chave

Conhecer o comportamento dos utilizadores é fundamental para fazer uma seleção de palavras-chave mais cuidada.

As palavras-chave são o ponto de partida numa estratégia de SEO pois é a partir delas que se constrói o conteúdo para os visitantes.

Tenha em atenção não só o volume de visitas de um termo como também a densidade dos termos, ou seja, se já muitos concorrentes usam essa palavra, ela perderá relevância.

Ler mais: sabe quais são as palavras chave do seu negócio?

Análise de Diagnóstico

A arquitetura de informação do seu website continua a ser um dos principais aspetos de cotação no ranking. É necessário ter a informação corretamente estruturada, de forma fluída e intuitiva. Neste ponto, os links otimizados são fundamentais.

Através do Google Search Consone pode ter uma visão geral de como estão estruturados elementos como HTML, falhas de dados, erros no sitemap, ou excesso de elementos superficiais.

O design é fundamental neste ponto: um website atrativo tem mais probabilidade de prender utilizadores do que um website ultrapassado.

Ler mais: 10 cuidados para criar ou renovar um website

Otimização On Page

As palavas-chave estão escolhidas e a estrutura do website está bem definida. Neste ponto está pronto a começar a otimizar as suas páginas. Perceba que palavras-chave terão mais impacto em cada página do seu website e organize as suas páginas para apresentar os seus objetivos. Assim, introduza as palavras-chave de forma fluída no texto: aposte no início dos títulos, cabeçalhos e texto alternativo nas imagens.

Veja mais dicas de otimização de escrita para web no artigo Sabe como escrever na web? e descubra outras formas de otimização in page e off page.

Construção de autoridade

Link Building é uma forma de ter links em outros sites (de referência) a levar tráfego para o seu website, seja através da inscrição em diretórios, de guest posts ou de comunicados de imprensa, para nomear algumas táticas. Neste campo, as atualizações foram gigantes: o Google consegue agora entender o que são links naturais (contextualizados e orgânicos). A inserção à toa de links apenas para aumentar a relevância do seu website deixou de funcionar. Nos dias de hoje, a aposta excessiva de links penaliza a posição dos websites nos motores de busca.

Deve portanto apostar em conteúdos de qualidade capazes de envolver utilizadores. Esta é a melhor forma de contruir autoridade online.

A boa posição do seu website nos motores de busca depende da constante atualização de um conjunto vasto de fatores. Depois de conhecer o ponto de partida para uma estratégia de SEO, deve analisar os resultados, refinar a estratégia e analisar a performance de cada palavra-chave e página no seu website.

A Inboundware presta serviços de otimização de websites para os motores de busca começando na raiz do seu website e partindo daí para todos os elementos presentes num website. Consegue assim resultados visíveis e mais duradouros. Fale connosco e informe-se!

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