Redes sociais para Turismo: o que fazer e o que não fazer | Inboundware | Inbound Marketing Portugal

Redes sociais para Turismo: o que fazer e o que não fazer

 In Inbound Marketing, Redes sociais

O Turismo é uma das áreas que mais tem crescido e mudado nos últimos anos. Por um lado, houve um aumento do número de turistas, nacionais e estrangeiros, bem como um aumento da oferta turística, tanto em formatos tradicionais como os mais inovadores. Por outro lado, a forma como esta indústria funciona é agora muito diferente: as agências de viagens deixaram de ser a opção óbvia no planeamento das férias, dando lugar a um modelo mais personalizado, em que o utilizador se informa sobre as opções disponíveis e faz ele próprio as marcação e compra da viagem, alojamento e atividades.

Para que os turistas venham até si, têm de conseguir encontrá-los durante a fase de pesquisa online para as férias seguintes. Nesse sentido, as redes sociais apresentam-se como o meio ideal para dar a visibilidade adequada ao seu negócio, quer se trate de um hotel, uma pequena pousada ou um restaurante num local pitoresco.

Mas antes de mergulhar de cabeça no mar das redes sociais, é importante que se avie em terra e se informe sobre o que deve fazer e o que não deve fazer.

Em primeiro lugar, deve estar presente nas plataformas relevantes para o seu negócio, não em todas. Abrir conta em todas as redes sociais é uma perda de tempo se depois não tiver meios nem conteúdo para as preencher e manter. Sendo a rede social com o maior número de utilizadores, o Facebook é uma escolha óbvia. Permite informar os potenciais clientes sobre os dados básicos: localização, horário de funcionamento, dados de contacto, tipo de serviços prestados, gama de preços. A função de check-in do Facebook permite que todos os amigos dessa pessoa vejam onde ela se encontra e, apenas com um clique, acedam às informações relevantes. Deve usar esta rede para dar a conhecer o seu negócio, destacando caraterísticas específicas que constituem mais-valias e, claro, divulgar promoções especiais. Não deve exagerar na frequência das publicações pois tal poderá ser visto como incomodativo, afugentando os potenciais clientes. O Facebook é também a plataforma ideal para a integração de conteúdo de outras redes, nomeadamente redes especializadas num tipo de formato: o Instagram para as fotografias, o Youtube para os vídeos, etc.

O Instagram permite associar uma foto do seu negócio à sua localidade e zona, sendo assim fácil de encontrar por pessoas que estejam a pesquisar sobre uma determinada cidade ou região do país. Deve usar sempre fotos de boa qualidade, tanto em termos de resolução como em termos dos motivos escolhidos e ângulos usados. Fotos banais passam despercebidas, procure encontrar uma perspetiva diferente e inesperada, não só da paisagem como dos pequenos pormenores que tornam o seu negócio diferente e especial. O recurso a um fotógrafo profissional é altamente recomendável, bem como a colocação de uma marca de água com o seu logotipo nas fotos.

Além da legenda da foto, use hashtags para associá-la a outras fotos sobre o mesmo assunto. Deve pesquisar quais são as hashtags mais relevantes e assegurar-se de que não há erros ao escrevê-las pois nesse caso não conseguirá o efeito pretendido. Não deve exagerar na quantidade de hashtags, cinja-se às palavras-chave verdadeiramente relevantes. A utilização de hashtags demasiado gerais (como #felicidade) apenas contribui para aumentar a lista de etiquetas sem de facto ter um resultado positivo. Deve contudo criar a sua própria hashtag, que seja facilmente identificável com o seu negócio, bem como hashtags para campanhas específicas, promoções ou concursos.

 

Ponha os seus clientes a trabalhar para si

Uma recomendação espontânea nas redes sociais feita por um cliente satisfeito pode valer muito mais que a sua auto-promoção. As avaliações por clientes são vistas como mais autênticas pelos potenciais clientes. Trata-se afinal da experiência real de quem esteve no local e utilizou os serviços ou consumiu os bens. Incentive os seus clientes a fazer avaliações e a partilhar as próprias fotos acompanhadas da devida identificação no mapa e/ou hashtag. Caso um cliente tenha tirado uma foto especialmente interessante poderá partilhá-la, devendo para tal pedir autorização ao autor.

Uma das formas mais diretas de beneficiar das avaliações dos clientes é através de plataformas específicas de Turismo ou com base na localização, como o TripAdvisor, o Booking ou o Foursquare. A avaliação de uma série de parâmetros resulta numa classificação atribuída ao seu negócio, numa escala numérica ou de estrelas, colocando-o numa escala relativamente aos seus concorrentes.

Uma boa classificação poderá conseguir-lhe muita visibilidade pelo que deve dedicar bastante tempo à manutenção da conta nessas plataformas, mas acima, de tudo, à interação com os clientes. Todas as avaliações devem ser revistas e deve ser dada especial atenção às avaliações negativas e a comentários negativos em geral. É importante que os clientes sintam que as suas opiniões são tidas em conta.

Em todas as redes sociais, é da máxima importância manter boas relações com os clientes, existentes e potenciais. Deve responder a todas as críticas, sempre de forma diplomática e construtiva. Deve também responder a pedidos de informação e questões gerais, quer sejam colocadas através de comentários em publicações quer através de mensagem direta.

Descurar essa tarefa pode ter um impacto negativo na imagem do seu negócio e destruir o bom trabalho feito até então. Prepare uma estratégia de Relações Públicas para que a interação com os clientes seja coerente e corresponda à posição oficial do seu negócio e à imagem que deseja projetar. A estratégia em Social Media deve também contemplar um plano de gestão de crise, para estar preparado para qualquer situação inesperada que possa colocar a reputação da sua empresa em causa.

 

Conclusão

É nas redes sociais que estão os seus potenciais clientes, é uma forma de atrair tráfego para o seu website e aumentar a sua área de influência (alcance). É por esta razão que as redes sociais são uma ferramenta para a fase de «Atrair visitantes» na metodologia de Inbound Marketing. Atualmente, o Facebook tem vindo a limitar o alcance orgânico das publicações que são classificadas pelo algoritmo como «comerciais». Os conteúdos de Inbound Marketing ao serem informativos não são classificados desta forma, o que se torna uma enorme vantagem. A aposta em conteúdo de qualidade e no desenvolvimento de uma excelente relação com os seus clientes é a estratégia para conseguir os melhores resultados, mesmo nos momentos em que o assunto é preparar as férias.

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