Raquel Melo

CEO e Fundadora da Inboundware

Experiência profissional

  • CEO & Consultora Estratégica da empresa Inboundware (desde Setembro de 2013 até ao momento atual)
  • Coordenadora da incubadora Startup Portimão (de 1 de Março a 31 de Agosto de 2019)
  • Formadora de Marketing Digital na ETIC Algarve (Janeiro de 2013) e FLAG Faro (ao longo do ano de 2013).
  • Consultora de Marketing na Logismarket e na Mecalux. Colaborei com empresa entre Junho 2001 e Fevereiro de 2015, na Logismarket (Diretório Industrial presente em 15 mercados, na Europa e América Latina) e Mecalux (multinacional espanhola líder em sistemas de armazenagem).
  • De Janeiro de 2004 a 2015 – Business Development Manager Portugal: negociação de parcerias, criação e tradução de material de divulgação, comunicação empresarial, assessoria de imprensa, organização das presenças em eventos da empresa, gestão da relação com o cliente. Ano de 2003 – Chefe de Redação no jornal online Logismarket e estabelecimento de parcerias editoriais. De Junho de 2001 a 2004 – Jornalista – Logística e Transportes, Economia, Tecnologia, Direito Laboral e Ambiente.
  • TSF Online (2 Janeiro 2000 – 31 Janeiro 2001) Jornalista fundadora, com experiência em breaking news, entrevistas e reportagens; artigos assinados principalmente nas secções de cultura, «Ócios», «Portugal» e «Ciência».
  • Canal Notícias de Lisboa (de 1 Agosto a 31 Outubro de 1999): Jornalista / repórter estagiária
  • Outras colaborações: Jornal da Associação Académica de Coimbra e Gazeta de Cantanhede

 

Formação académica

  • Mestrado em Publicidade e Marketing, na Escola Superior de Comunicação Social; Tese sobre «Marketing na Internet para PME: A contribuição das ferramentas online na performance empresarial», (2009-2011)
  • Licenciatura em Estatística e Gestão de Informação, ISEGI – Universidade Nova de Lisboa (2004-2007), a atual NovaIMS;
  • Licenciatura em Jornalismo, Universidade de Coimbra (1995-2000)
  • Escola Secundária de Cantanhede (1992-1995)

Formação profissional

  • Email Marketing Certified, Hubspot Academy (2020)
  • Social Media Certified, Hubspot Academy (2020)
  • Content Marketing Certified, Hubspot Academy (2020)
  • Inbound Certified, Hubspot Academy (2020)
  • Inbound Sales Certified, Hubspot Academy (2019)
  • Hubspot Sales Software Certified, Hubspot Academy (2019)
  • Frictionless Sales Certified, Hubspot Academy (2019)
  • Sellins Sales Services, Hubspot Academy
  • Google Ads, Certificação Google desde 2013, renovado até data atual
  • Google Analytics, FLAG (Dezembro de 2012)  e Google Analytics Nível II, com Jorge Cunha (Março 2018)
  • Workshop de SEO (Search Engine Optimization), Maio de 2011, na LxSchool
  • Formação Pedagógica Inicial de Formadores, Setembro de 2009, na NHK; CAP de Formadora
  • Applying Data Mining Techniques using Enterprise Miner, SAS Portugal, Julho 2006
  • De Outubro de 2003 a Março de 2004: Internet aplicado à Gestão, Significado: cursos de especialização pós-licenciatura sobre e-marketing e comércio electrónico, coordenado por Filipe Carrera, docente no ISEG
  • Gestão Comercial Para PME- curso profissional de 64 horas da APR Consultores (2002)
  • Ciclo de Especialização em Internet, ministrado pela Rumos- Formação e Comunicação; Competências técnicas para o desenvolvimento em internet: HTML, Dhtml, Dreamweaver, Frontpage, Javascript, Perl, SQL, ASP, PHP, Interdev, etc. (de Março a Junho de 2002, 180 horas).
  • III Seminário de Estudos Europeus para jornalistas, organizado pela Comissão Europeia, Parlamento Europeu, Cenjor e jornal «Público» (Novembro de 2000 a Junho de 2001).
  • Bolsa do Ministério da Educação e Ciência espanhol, através da Universidade de Coimbra, para aprofundar o conhecimento da língua e cultura espanhola, em Huesca (Julho e Agosto de 1998).
  • Curso de Informação da Rádio Universidade de Coimbra, RUC (Outubro de 1996 a Abril de 1997).

Formações e Conferências

  • Oradora nas Conferências de Marketing, dia 16/04/2015, no IPL, em Leiria. Tema: Marketing de Conteúdos para PME
  • Participação nos Congressos da APLOG- Associação Portuguesa de Logística desde 2002 até 2010.
  • Apresentação de comunicação nas JOCLAD – XIV Jornadas de Classificação e Análise de Dados, de 8 a 10 de Fevereiro de 2007, «Análise sócio–demográfica das freguesias de Lisboa», elaborado no âmbito da disciplina de Análise de Dados utilizando metodologias como Análise em Componentes Principais, Análise de Clusters e Sistemas de Informação Geográfica
  • Finalista na 2ª edição do «Campeonato Nacional da Língua Portuguesa» (6 de Maio de 2006), organizado pelo jornal semanário Expresso
  • Participação como relatora no I Congresso Internacional sobre Jornalismo e Internet, organizado pelo Instituto de Estudos Jornalísticos da Universidade de Coimbra (28 e 29 de Março de 2001).
  • «Metajornalismo- Educação para os Média», organizado pelo Instituto de Inovação Educacional e Instituto de Estudos Jornalísticos da Universidade de Coimbra (14 de Janeiro de 2000).
  • Conferência «Evolução e Tendências do Serviço Público de Televisão», organizada pelo conselho de Opinião do Conselho de Administração da RTP (30 Novembro 1999).
  • Seminário «Multimédia e Desenvolvimento Regional», organizado pelo Forum Comunicações, em Coimbra (5 de Novembro de 1997).
  • Encontro Internacional «Educação para os Média», organizado pela Universidade de Coimbra (Novembro 1995).
  •  

Interesses

  • Interesse profissional por Inbound Marketing, Content Marketing, Web Marketing, Comércio Eletrónico, Gestão de sites e portais, Jornalismo Online
  • Interesse em comunicação empresarial, organização de eventos e dar formação
  • Conhecimentos de Word, Excel, Access e PowerPoint na óptica do utilizador; experiência em jornalismo eletrónico, assessoria de imprensa e organização de presença em feiras; Conhecimentos básicos de SAS e SAP e conceitos e prática de SIG – ArcGIS, ArcMap da ESRI, Photoshop, Kompozer, HTML, SEO e Copywriting SEO.
  • Conhecimentos de Inglês e Espanhol (2 anos, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) Francês (médio) e Alemão (2 anos, no ensino secundário)
  • Interesse pessoal pela escrita, leitura, gastronomia, viagens e trabalhos manuais.

Marque já uma Reunião!

Agende uma consulta inicial gratuita de 30 minutos por videoconferência, onde vamos realizar o diagnóstico ao Marketing Digital da sua empresa e identificar oportunidades de melhoria.