Os primeiros sites que surgiram nos anos 90 eram feitos de modo estático, com HTML, CSS, Javascript, PHP e sem recurso a base de dados. Por volta do ano 2000, aparecem as primeiras plataformas de blogging, facilitando o processo de atualização. A partir de então, as empresas têm vindo a adotar o website dinâmico por permitir uma atualização mais fácil e mais interatividade com o utilizador.

O seu website é estático?

O site funciona como cartão de visita, sem permitir grande interação com o utilizador ou potencial cliente. Nos websites estáticos o acesso aos conteúdos é feito via FTP. Os ficheiros devem ser alterados diretamente no código e deve-se fazer upload para o servidor dos novos ficheiros.

Cada página que se pretende criar tem de ser feita através de programação e design, o que acarreta custos extra para o cliente sempre que pretender acrescentar uma página, além do custo da própria criação de conteúdos. O sistema é completamente manual.

Nos websites estáticos quando existe seção de notícias na maior parte dos casos esta acaba por ficar vazia, tal é a dificuldade do processo de atualização tendo em conta todas as exigências que atualmente estão sobre os ombros dos colaboradores de uma empresa. Caso o site não tenha espaço previsto para novidades, é preciso criar:

  • No menú terá de ser inserido um item para blog ou notícias
  • Terá de ser criada uma página para agregar as notícias, que terá de ser atualizada manualmente sempre que se publica novo conteúdo.
  • Tem de existir um template para a página de notícias.

Neste tipo de websites, tipicamente os serviços estão todos juntos e não apresentam qualquer tipo de segmentação. Desta forma, o material para trabalhar as redes sociais acaba por ser muito limitado. Idealmente, cada serviço deveria ter uma página própria pensada como se fosse uma landing page, para depois se poder controlar as estatísticas no Google Analytics.

Se o objetivo é desenvolver uma estratégia de conteúdos, o website estático apresenta toda uma série de limitações.

A vantagem deste tipo de sites é a sua simplicidade e o preço mais acessível. Recomendamos que considere se este tipo de website serve os seus objetivos a longo prazo ou se pretende que ele cresça com a empresa.

Websites dinâmicos

Um dos maiores avanços no comércio de websites foi a implementação de Sistemas de Gestão de Conteúdos (CMS) que possibilitam a gestão do website de forma rápida, fácil e prática.

Um sistema de gestão de conteúdos do tipo WordPress, por exemplo, apresenta opções de módulos, páginas, tópicos, blog: uma estrutura completa para desenvolvimento e podem adaptar-se facilmente às necessidades do cliente, podendo ser de apenas um painel de alteração de conteúdos a um painel que possibilita o registo de utilizadores, definição de níveis de acesso, verificação de relatórios, alteração de imagens num slideshow, etc.

O sistema de criação de páginas e de artigos é dinâmico e geralmente não implica custos de desenvolvimento e design, porque cada página vai herdar o estilo definido para cada página e artigo, de uma forma geral.

Em termos de SEO, o website dinâmico apresenta várias vantagens, uma vez quer os motores de busca preferem sites atualizados frequentemente.

Ao nível empresarial, recomendamos a utilização de um template Premium, com muitas possibilidades de funcionalidades e que seja responsivo para tirar partido de todas as vantagens do seu website.

Todos os websites têm necessidade de manutenção

Ferramentas como o WordPress implicam atualizações frequentes ao tema, do WordPress e de plugins, assim como em termos de segurança. Por ser a plataforma de CMS mais usada no mundo, é também aquela que está mais sujeita a ataques de hackers, malware e brute force attacks. Desta forma, é importante o cliente ter a noção que qualquer tipo de website envolve manutenção ao nível informático e que estas tarefas requerem profissionais especializados nestas áreas.

Que tipos de tarefas diferentes envolvem a gestão de um website:

  • Manutenção informática do website
  • Segurança e Proteção contra ataques
  • Publicação de conteúdos
  • Criação de conteúdos

Quando um empresário decide abrir um escritório ou uma loja tem de considerar a sua localização, a sua decoração e layout, o atendimento, e a limpeza e pequenos arranjos que vão sendo necessários com o uso. O empresário tem de pensar que todos estes princípios se aplicam a um website, seja ele estático ou dinâmico.