As empresas que têm um blog estão um passo à frente da concorrência pois conseguem criar uma relação com os clientes, entender melhor os consumidores e gerar mais visibilidade para a marca. O blog gera credibilidade, confiança e melhora o posicionamento da empresa nas pesquisas orgânicas do Google. Ainda não está convencido?

No Inbound Marketing, ter uma estratégia de blog é uma das primeiras recomendações para atrair tráfego qualificado para o website da empresa.  Se tem dúvidas, mostramos-lhe alguns números.

Será que preciso de um blog?

  • 81% dos consumidores online nos EUA confiam na informação e conselhos em blogs.
  • 92% das empresas que publicam no blog várias vezes por dia, adquirem mais clientes.
  • 61% dos consumidores americanos fez uma compra baseada em recomendações de blogs.
  • Dos 90% dos consumidores que encontram conteúdo interessante, 78% acredita que as empresas por detrás dos blogs pretendem construir uma relação duradoura com os indivíduos.

Para além de ter um blog, é fundamental promover a fidelidade do público. Para isso é necessário ter em conta 3 aspetos para promover uma audiência leal:

  1. Foque-se na produção de conteúdo de qualidade: 96% das pessoas decidem voltar a um blog baseadas na qualidade dos conteúdos apresentados.
  2. Responda aos comentários: 24% dos indivíduos voltam ao blog se criarem uma relação com o blogger.
  3. Construa a sua marca pessoal: 42% dos leitores continuam a acompanhar um blog se for escrito por uma figura certificada/competente.

Até aqui já chamou a atenção dos leitores. Já conhecem o seu blog e sabem que é uma página que responde aos seus problemas e apresenta melhorias. No entanto é importante fazer com que os leitores se tornem frequentes e para isso deve:

  • Ser diferente: 93% dos indivíduos afirmam que deixaram de ler um blog por repetir demasiada informação antiga.
  • Desenvolver uma voz própria: 55% dos leitores preferem blogs escritos por pessoas do que escritos por empresas.
  • Ter uma opinião: 82% das pessoas afirma gostar de seguir as opiniões dos bloggers.
  • Produzir conteúdo frequentemente: ser inconsistente é a razão número 1 para reduzir a audiência do blog.
  • Ser um contador de histórias: 68% das pessoas prefere ler artigos quando possuem histórias incluídas.

Ter bons conteúdos não chega para prender a atenção da audiência a longo prazo. Para isso deve mostrar credibilidade. Ter um website profissional, usar imagens de qualidade, evitar erros gramaticais e possuir um logótipo atraente são fatores fundamentais para aumentar a reputação do seu blog.

Conheça agora os erros mais comuns nos blogs:

  • Conteúdos de qualidade mas sem estratégia.

Para que o conteúdo funcione é necessário ter uma forte rede de contactos. As relações certas podem aumentar o tráfego do blog mesmo que o conteúdo seja mediano. Antes de escrever um post, certifique-se que está a seguir a estratégia de marketing.

  • Conteúdos antigos ou ultrapassados.

Publicar um artigo semanalmente não é suficiente. Isto causará flutuações no tráfego e poucos subscritores ou novos gostos.

  • Não pensar sobre como os leitores se podem conectar.

Deverá incluir pelo menos 4 botões: RSS, Twitter, Google + e Facebook. Coloque os botões visíveis para serem fáceis de encontrar.

  • Call-to-action não estar visível.

Os locais mais comuns para colocar os botões são: abaixo da publicação, na barra lateral ou no fundo da página. Quando as pessoas tomam uma ação, elas envolvem-se com o blog.

  • Não partilhar experiências pessoais.

Deve sempre mostrar que sabe do que está a falar. Falar na primeira pessoa mostra credibilidade e confiança.

Depois de todos estes argumentos ainda acha que não precisa de um blog? Possuir um blog é uma ótima forma para apurar as suas técnicas de Marketing de Conteúdos, atrair e manter consumidores que poderão tornar-se clientes duradouros, reconhecer o valor da sua marca e consequentemente recomendar os seus produtos a amigos e conhecidos.
será que preciso de um blog para a minha empresa?