Estudo GfK
Ao adquirir produtos tecnológicos, para consumo próprio ou para oferecer, a escolha dos portugueses vai para os smartphones e os tablets, de acordo com os resultados do estudo GfK TEMAX® Portugal para o quarto trimestre de 2012, que monitoriza o mercado dos produtos tecnológicos.

Este interesse pelos smartphones contribuiu significativamente para aumentar a taxa de crescimento do setor de telecomunicações. O estudo destaca, num mercado tecnológico que continua a sentir o impacto da crise, as vendas nos setores de tecnologias de informação (182 milhões de euros), eletrónica de consumo (120 milhões de euros), e grandes eletrodomésticos (113 milhões de euros).

No último trimestre monitorizado, o volume de vendas no mercado de bens tecnológicos (TCG) de consumo foi de 655 milhões de euros, representando uma quebra de 3% em relação ao trimestre anterior.
O índice de produtos tecnológicos de consumo (TCG), revela dois anos de trimestres negativos, apesar das tendências do último trimestre serem melhores do que as dos trimestres anteriores.

Ainda que algumas áreas estejam positivas, ao analisar os dados desde 2009, comprova-se que todos os quartos trimestres apresentam valores superiores aos registados em 2012.