Porque deve gerar Leads para o seu negócio?
Grande parte do público potencial certo do seu negócio ainda não está no momento da compra.
3% do público procura opções concretas e entre 6 a 7% está aberto a sugestões.
A maioria das PME dirige-se apenas para os 10% que estão interessados, esquecendo-se que existem 90% para conquistar! Atrair e reter esses clientes num processo de educação e compra é uma das estratégias mais valiosas para a geração de Leads.
Deve ser preocupação da sua empresa criar ofertas de valor para capturar informações sobre potenciais clientes para criar oportunidades e vendas.
Informações relevantes sobre os visitantes podem ser aproveitadas para estabelecer um contacto personalizado e de confiança promovendo o interesse do visitante pelos produtos ou serviços que a sua marca comercializa.
Ao construir um relacionamento com um potencial cliente, a sua empresa está a construir uma ligação cliente-empresa. Um utilizador envolvido com uma empresa sente-se mais confortável para fazer negócios com essa empresa em detrimento de outra que não conhece.
O uso de formulários colocados estrategicamente em páginas do seu website é fundamental para garantir o sucesso da sua atuação em Marketing Digital.
Mas, como usar os formulários?
- Obter o contacto de potenciais clientes
Em troca de material oferecido, a sua empresa recebe dados valiosos sobre os seus clientes e gera oportunidades futuras de negócio.
O preenchimento de um formulário não é apenas o envio de dados: é a manifestação de interesse de um potencial cliente pela sua empresa.
- Conhecer o seu público
Alguns softwares de Marketing Digital permitem agregar informações valiosas como qual a fonte de tráfego da primeira visita, as interações com a empresa em Social Media, quantas e quais ofertas foram alvo de downloads, entre tantas outras.
Depois de analisados esses dados, é possível medir em que fase do processo de compra se encontra o visitante? Está pronto para comprar ou pretende saber mais sobre determinado tema? Em qualquer um dos casos, a sua empresa deve adaptar os seus conteúdos consoante os seus visitantes.
- Educar os visitantes
Com os emails fornecidos nos formulários de contacto, a sua empresa deve enviar conteúdos que pretendem educar o visitante e perceber as necessidades subjacentes à sua área de negócio.
- Que informações pedir num formulário?
Os formulários têm como objetivo converter visitantes em Leads pelo que deve ser atraentes o suficiente para prender a atenção e o interesse dos seus visitantes.
Foque-se nos dados que são realmente relevantes para o seu negócio: em B2B pode ser necessário pedir o cargo e a empresa do visitante; em B2C estes dados são supérfluos.
As Leads podem ser geradas para cumprir vários objetivos de Marketing, nomeadamente:
- Criar/aumentar uma base de assinantes para a Newsletter
- Comercializar produtos ou serviços
- Promover o relacionamento da empresa com o mercado-alvo