O Ministério da Economia e Emprego acaba de lançar a iniciativa PME Digital, com o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade das micro, pequenas e médias empresas portuguesas. A iniciativa pretende estimular a utilização de ferramentas digitais e das tecnologias da informação e comunicação, estimulando o acesso das empresas a novos mercados, melhorando a sua gestão e tornando mais eficiente a sua relação com clientes e fornecedores.

De acordo com o comunicado, no âmbito da iniciativa PME Digital, as empresas podem ter acesso a um variado leque de soluções adequadas às suas necessidades – da comunicação com clientes e fornecedores, à venda de produtos e serviços na Internet ou à gestão total do negócio.

As várias ferramentas indicadas permitem que as empresas possam ser mais organizadas, rentáveis e competitivas. Essas soluções são propostas pelos fornecedores parceiros, cuja informação se encontra sistematizada em tabelas comparativas das características.

O Programa PME DIGITAL é uma iniciativa do Ministério da Economia e do Emprego, no âmbito do Programa Estratégico para o Empreendedorismo e Inovação e da Agenda Digital Nacional, sendo promovido pelo IAPMEI e pela Associação do Comércio Electrónico e Publicidade Interativa (ACEPI), envolvendo 15 parceiros privados na área da economia digital.

O projeto inclui uma série de workshops, sendo que as formações para Novembro se centram todas na zona Norte do país.

À iniciativa estão associadas cerca de 40 associações empresariais, que serão parceiros ativos na divulgação e na mobilização da iniciativa a nível nacional.