O mercado onde cada vez mais empreendedores estão a apostar é o do comércio online. A Pixmania-PRO.com oferece uma lista de conselhos que qualquer empreendedor dedicado ao E-commerce deveria considerar no exercício da sua atividade.

A Pixmania-PRO.com, portal europeu na comercialização de produtos para profissionais e revendedores, apresenta dez conselhos básicos que todos os empreendedores com negócios online devem ter em conta. O portal salienta o caráter empreendedor como a característica a adoptar para que as empresas tenham sucesso em épocas mais complicadas.

1. Conheça os seus clientes, não deixe de perguntar
As empresas devem manter um contacto contínuo com o cliente através de questionários que ajudem a conhecer as suas necessidades. Antes de empreender uma nova aventura “às cegas” é preferível dedicar um determinado período de tempo a entender os clientes e como as suas ações podem satisfazer as suas necessidades.

2. Tire proveito de conselhos dos especialistas e continue a aprender
Aproveitar a orientação dos especialistas pode ser altamente produtivo, bem como conselhos de fornecedores e clientes. Da mesma forma que quando começa a trabalhar numa nova empresa e não sabe algo, o melhor é perguntar em caso de dúvida.

3. Crie a sua própria página web e promova o conhecimento da marca
O sucesso de um negócio reside na sua boa reputação. Criar um website ou utilizar plataformas web, como o Ebay, aumenta o tráfego de vendas. Ter um espaço web próprio ajuda a desenvolver a posição no mercado.

4. Encontre a sua própria estratégia de marketing
Uma vez que os produtos já se encontram no espaço online, é necessário assegurar-se de que os clientes chegam até eles. Neste sentido, é imprescindível conhecer os métodos de geração de tráfego, conhecer os nichos de mercado e como tornar os produtos apelativos.

5. Oferecer variedade e flexibilidade é essencial ao sucesso
Qualidade e uma ampla variedade de produtos, bem como garantias de facilidade e flexibilidade na aquisição dos mesmos são a chave para o êxito. É imprescindível analisar como vai fazer chegar os produtos ao cliente. Se os fornecedores não funcionam, isso será refletido na reputação da sua empresa.

6. Desenvolva uma boa política de preços
Saber qual é o preço “justo” dos produtos requer um amplo estudo do mercado e da concorrência, bem como uma análise sobre a forma como a nossa empresa poderá destacar-se. Não basta assegurar os lucros das vendas, também deve ser competitivo.

7. Utilize serviço de entrega
Se o negócio se centra na venda de produtos, utilizar um fornecedor para os fazer chegar ao cliente é uma solução eficaz em termos de custos. É uma forma de garantir profissionalismo através de fornecedores especializados, sem ter que suportar os custos e a logística de manter um stock próprio e assegurando sempre a chegada pontual dos produtos ao seu destino, como é o exemplo da Pixmania-PRO.com.

8. Organize-se e motive-se para impulsionar continuamente o seu negócio
O trabalho não termina aquando a criação da empresa. Alimente a visão empreendedora para não perder novas oportunidades de negócio e que vão ajudar no crescimento da empresa. Novas ideias de marketing, novas formas de atrair clientes para o website, novas promoções que fidelizem os clientes, são apenas algumas das ações a ter em conta.

9. Ofereça um toque pessoal
Em determinadas ocasiões não é o produto, o preço ou tráfego de utilizadores que marca a diferença nas vendas. A originalidade do espaço web ou mesmo o próprio empresário é o que leva alguém a comprar num determinado site. A criatividade e os pormenores que refletem a personalidade de quem está por trás do negócio podem ser pontos-chave.

10. Desfrute
Faça algo que goste. Pense nos seus hobbies e no que gosta de fazer nos tempos livres. Talvez seja bom fotógrafo e gostaria de dedicar o seu tempo livre a vender equipamento de fotografia. A Pixmania-PRO.com conta com cerca de 35.000 produtos e existe espaço para desenvolver a sua especialidade entre as várias áreas de negócio que promove.