O que é a Estratégia de Conteúdos e qual a sua importância?

 Em Marketing de Conteúdo

A criação de uma Estratégia de Conteúdos, seja para uma marca pessoal, instituição, empresa pública ou privada, organiza a comunicação com os vários públicos com que se relaciona nos diversos espaços em que está presente de forma intencional.

A Estratégia de Conteúdo define a forma como vamos usar o conteúdo para alcançar objetivos de negócio e satisfazer as necessidades dos nossos utilizadores, de acordo com Kristina Halvorson.

Cada mensagem criada pela sua empresa, seja ela uma carta de apresentação da empresa, um folheto institucional, os conteúdos do seu website, artigos no blog ou newsletters, resulta de várias decisões que tomamos, de forma consciente ou não.

Tenha uma Estratégia de Conteúdos documentada

Para que a combinação entre conteúdos, design e tecnologia seja o mais eficaz possível ao serviço dos objetivos de negócio, é importante começar pela Estratégia de Marketing. Atualmente, reconhecemos que o conteúdo é rei. Contudo, quando as empresas se lançam na produção de conteúdos, para dar um exemplo, muitas vezes começar a construir a casa pelo telhado.

89% dos marketers B2B usam o marketing de conteúdo, contudo apenas 37% têm as estratégias documentadas

Em que ponto se encontra?

Caso a presença online da sua empresa já tenha uma maturidade digital considerável, é provável que tenha muito conteúdo produzido no website ao longo dos anos e que não tenha bem a noção de qual o propósito de cada peça de conteúdo.

Na altura foi considerado relevante divulgar informações da empresa. Contudo, olhando de forma distanciada e estratégica, será que estamos a comunicar com a persona certa? E estamos a distinguir as fases da Jornada de Compra quando estamos a produzir conteúdo?

O que se procura atingir com a Estratégia de Conteúdos:

  • Comunicar de forma mais eficaz com as pessoas interessadas nos produtos e serviços da empresa e de forma a ser encontrada nos motores de busca
  • Reforçar a identidade da marca e a notoriedade da empresa.
  • Manter a coerência dentro de uma multiplicidade de formatos, offline e online.
  • Dar mais ênfase à mensagem que se pretende passar e menos à tecnologia envolvida.

Como vamos comunicar de forma mais eficaz e adequada às necessidades, objetivos e públicos da marca ou empresa?

Passando para o papel toda a Estratégia de Conteúdo. Como? Esta é a estrutura.
1. Auditoria de Conteúdo
2. Estudo da Persona e Jornada do Cliente
3. Análise de necessidades de Conteúdo
4. Definição de objetivos
5. Estratégia de Conteúdo
6. Plano de Conteúdo
7. Calendário Editorial
8. Processo editorial
9. Definição de KPI
10. Monitorização permanente

A Estratégia de Conteúdo é um processo e a produção de conteúdos deve ser ajustada ao longo do ano para alcançar os objetivos e os resultados pretendidos.

Conteúdos: um trabalho de equipa

Os nossos clientes são especialistas na sua área de conhecimento.

A complexidade que atingiu o desenvolvimento de conteúdo é de tal ordem que não podemos esperar que a equipa de Marketing do cliente tenha especialistas em todas as áreas que envolve, desde a Arquitetura de Informação, Estrategas de Conteúdo, Editores, Copywriters, profissionais de SEO (Otimização para os Motores de Busca).

Também não devemos esperar que os redatores de conteúdo tenham uma visão de conjunto de todo o conteúdo da empresa e da interligação aos objetivos de negócio. O estratega de conteúdo tem essa função.

Para podermos comparar com o universo profissional de produção de conteúdos pensemos nas várias funções que encontramos numa redação: o chefe de redação, editor de cada especialidade, jornalistas, fotógrafos, videógrafos, designers, programadores, etc.

Se tantos negócios começam e se desenvolvem sem qualquer tipo de plano, qual a razão para ter uma estratégia específica para os conteúdos?

Por exemplo, quando estamos a redesenhar um website devemos pensar em toda a experiência do utilizador e o conteúdo é demasiado importante para ficar de fora deste tipo de projetos, ou como algo secundário.

Nas empresas, pelo facto de não termos recursos ilimitados, temos de tomar as melhores decisões, com base na melhor informação possível.

Quantas vendas podem ficar por fazer se o potencial cliente não perceber como é que a sua empresa pode resolver o problema que o afeta atualmente?

A estratégia deve focar nas necessidades do utilizador e como empresa de Marketing Digital, vamos ajudar os nossos clientes entendendo melhor os seus clientes.

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