Acaba de ser lançado pelo Conselho Nacional de Supervisores Financeiros o portal “Todos Contam”, desenvolvido pelos três supervisores financeiros – Banco de Portugal, Comissão do Mercado de Valores Mobiliários e Instituto de Seguros de Portugal. Este faz parte do Plano Nacional de Formação Financeira, com o objetivo de promover a formação financeira da população portuguesa e uma cidadania financeira responsável, assim como iniciativas da entidade

De acordo com o comunicado, o portal fornece informação e ferramentas úteis sobre a gestão do orçamento familiar e as decisões financeiras e está organizado de acordo com as várias etapas da vida e gestão das finanças pessoais. Os temas são transversais a todas as áreas dos mercados financeiros de retalho e são tratados numa linguagem acessível e de forma pedagógica.

Nas finanças pessoais, o portal explica como planear despesas e elaborar um orçamento familiar, informa sobre vários produtos financeiros como créditos, seguros, cartões de crédito e ainda informação útil para quem pretenda criar uma empresa. Nas decisões da vida, encontra-se informação dirigida a quem estuda ou inicia uma atividade profissional, aquisição de casa ou de carro, assim como temas financeiros relacionados com a família, reforma, desemprego, doença ou divórcio.

Um do recursos interessantes do porta são os vários simuladores disponíveis, desde poupanças, crédito à habitação ou de crédito pessoal, cartões de crédito e conhecer os encargos dos produtos bancários, dos planos-poupança e dos produtos de investimento.

Na biblioteca e na biblioteca júnior do Portal “Todos Contam” é possível aceder a materiais de apoio à formação financeira, incluindo manuais de formação para formadores. Estas bibliotecas reúnem publicações sobre temas financeiros dirigidas a diferentes públicos e materiais destinados aos mais jovens, incluindo jogos e filmes.