Novo Master Boot Camp de Reportagem do IPF propõe Método de Formação Inovador | Inboundware | Inbound Marketing Portugal

Novo Master Boot Camp de Reportagem do IPF propõe Método de Formação Inovador

 In Comunicação

O Instituto Português de Fotografia (IPF) inicia, em Março de 2017, em Lisboa, uma especialização em Reportagem – das áreas mais praticadas por amadores avançados e profissionais -, com o objectivo de fornecer uma experiência, realista e exigente, neste campo da fotografia.

O IPF, primeira escola de fotografia do país, conta já com 48 anos de actividade e centenas de profissionais ali formados, muitos dos quais com carreira reconhecida, nacional e internacionalmente. Pretende agora elevar a fasquia para um nível ainda mais exigente e inovador, acima de qualquer outra formação anterior, que permita desenvolver, em maior profundidade, as competências de autonomia no contexto real de trabalho de reportagem.

Este Master Boot Camp de Reportagem – fotografia de Desporto, Arte e Espetáculos, Política, Sociedade, Economia e Institucional -, realizado em regime B-learning (formação presencial e remota), assenta em elementos essencialmente práticos que se revelam cruciais para quem pretende, realmente, viver o quotidiano de um repórter fotográfico, adquirindo todas as ferramentas necessárias, desde a logística à execução do seu trabalho, de forma eficaz, assim como a respectiva edição. Beneficiará de um acompanhamento individual e contínuo por profissionais reconhecidos em diversas especialidades do fotojornalismo e reportagem, formadores desta primeira edição: José Manuel Ribeiro (coordenador deste Master Boot Camp), José Carlos Carvalho, Daniel Rocha, Pedro Zenkle, Rita Carmo, Jorge Padeiro.

Como criar uma rede de contactos? Como estar no local certo, à hora certa? Como sobressair enquanto profissional freelancer nesta área? São algumas das questões a que esta inovadora especialização do IPF vai responder, de forma prática, enquanto espaço de aperfeiçoamento e profissionalização.

“Achamos importante criar algo que realmente se focasse no quotidiano de um profissional a área da reportagem – fotojornalista ou não – replicando os métodos, exigências, prazos, e a própria pressão inerente às funções desta especialidade da fotografia”, afirma Leandro Moraes Sarmento, membro da Direcção do IPF. E acrescenta: “Temos formadores de qualidade altíssima, com muita experiência, e que, com certeza, farão desta “recruta” uma mais-valia no futuro dos formandos após o Master Boot Camp”.

Cada um dos formandos irá produzir o seu portfólio profissional de apresentação pessoal em diferentes áreas da reportagem que, posteriormente, pode desenvolver em formato web, pdf ou fisico-impresso, obtendo um documento de visita e apresentação das suas capacidades.

Ao lançar a formação Master Boot Camp de Reportagem, inovadora no seu método, o IPF abre também as portas e formandos de outras origens escolares e profissionais, fomentando a diversidade e uma aprendizagem mais rica. Mas todos os candidatos passarão por várias fases de selecção: submissão de CV com entrega de portfólio e entrevista.

As condições de acesso podem ser consultadas na página Master Boot Camp de Reportagem

Candidatura (CV + portfólio): 1 a 17 de Fevereiro de 2017
Inscrição dos selecionados: 21 de Fevereiro a 6 Março de 2017
Duração: 100h
Local: IPF Lisboa
Rua da Ilha Terceira, 31 A 1000-172 Lisboa

Coordenador Pedagógico: José Antunes

Contactos telefónicos: Telefone +351 213 147 305
Telemóvel +351 926 964 148

Email: ipf.lisboa@ipf.pt / ipf.jmantunes@ipf.pt

Sobre o Instituto Português de Fotografia

Nos seus quase 50 anos de atividades ininterrupta, o IPF é  a instituição de formação de referência na área da fotografia. O ensino da Fotografia em Portugal começou com o IPF há quase 50 anos e essa é a sua razão de ser. Como instituição de formação, o IPF é uma entidade reconhecida pela DGERT (Direcção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho) e por várias entidades pela excelência do ensino e como referência na área da Fotografia.

Atividade de âmbito nacional. O IPF está sediado em Lisboa e desde o ano 2000 conta com instalações no Porto. O IPF leva a Fotografia onde houver pessoas interessadas em saber mais e em explorar as suas aptidões técnicas e artísticas com a câmera fotográfica. O IPF já organizou ações de formação em Coimbra, Tomar, Alverca, Albarraque, Golegã, Cruz de Pau, Vila Franca de Xira, Palmela, Ferragudo, Sines, Vila Real, Faro e Funchal.

Ensino universal: O IPF tem também uma ampla oferta formativa para todos os níveis de interesse (do amador ao rofissional) para todas as idades, incluindo os mais jovens, a partir dos seis anos.

###

Fotografia de José Manuel Ribeiro

Assessoria de Imprensa: Inboundware

Contacto: Raquel Melo

raquelmelo@inboundware.pt

Tel: 216 072 462

Recent Posts
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

0
inboundware | Quem somos