Naveguemos pelo Mar da Internet, na travessia entre Portugal e o Brasil

 In Comunicação

Comunicar é a palavra chave do Século XXI. Pôr em comum as experiências, partilhar os meios e recursos, crescer numa lógica de complementaridade que permita ultrapassar os desafios da Globalização, esses novos Adamastores que ameaçam a prosperidade económica das Nações, como os antigos destroçavam as Caravelas portuguesas, nos Lusíadas de Luís Vaz de Camões.

Portugal e o Brasil têm muito mais que uma Língua em comum. Têm o desejo e a necessidade de se projetarem para fora de si, ultrapassando os estreitos limites da sua Geografia Continental e abarcando o Mundo como um todo.

O Brasil é uma potência em fase de consolidação na economia e na Geo-Política global. Necessita ter uma presença constante na Europa, nos Estados Unidos, na Ásia, sendo Portugal uma via de acesso natural, devido às ligações que possui nos vários Continentes.

Portugal, por sua vez, tem de diversificar as suas relações internacionais. Os tempos do Euro-Centrismo, da aposta total na União Europeia como única Entidade mediadora no crescimento económico e social do país, chegaram ao fim: é urgente revitalizar as conexões que, histórica e culturalmente, nos unem à chamada Lusofonia e, particularmente, ao Brasil.

Como fazê-lo é a grande pergunta. A resposta é muito simples.

Através dos agentes da Sociedade Civil – por via dos Projectos Culturais e Económicos, Associações, Fundações, Empresas, Organismos Públicos e Privados – que estimulem o encontro de vontades, energias e recursos entre portugueses e brasileiros. E, nesse sentido, a Internet é a Plataforma imprescindível, a Infra-Estrutura base, o novo Mar que liga os dois povos, mais de 500 anos depois da Viagem de Pedro Álvares Cabral ao Brasil.

O Sotaques Brasil/Portugal – www.sotaques.pt – é um Projecto Cultural e Económico que, entre outros formatos, assumiu a dimensão de uma Revista Online Luso-brasileira, recolhendo assim o legado da mítica revista Orpheu de princípios do Século XX, em que participaram Fernando Pessoa, Mário de Sá Carneiro ou Almada Negreiros ou autores brasileiros como Ronald de Carvalho. Em parceria com a Associação Cultural Sotaques, nascida na cidade do Porto, o Sotaques representa essa vontade de aprofundar as relações com o Brasil e navegar nesse imenso Mar de possibilidades que é a Internet, aproximando-nos em parcerias e projectos comuns em Portugal e no Brasil.

Esse é o caminho cultural e económico que devemos trilhar: criar pontes entre os dois povos, que perdurem e que acrescentem valor e valores à nossa atividade quotidiana. A viagem será longa mas aliciante, e cabe-nos, na Internet, nas redes sociais, no terreno, empreendê-la e aumentar a nossa comunicação e partilha de recursos culturais, económicos, sociais e ecológicos.

O Sotaques Brasil/Portugal é um dos navios dessa Viagem. Juntem-se a nós à Descoberta daquilo que nos une, histórica e culturalmente, e nos tornará mais fortes no Século XXI.

Rui Marques e António Bernardini/ Revista Online Sotaques Brasil/Portugal

Recommended Posts

Leave a Comment

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

0