Métricas: o que são e quais escolher
Sabe qual o retorno da sua empresa por cada euro que investe em Marketing? Num mercado cada vez mais competitivo, o investimento deve ser altamente rentabilizado e a necessidade de medir o desempenho torna-se fundamental.
Através de dados quantitativos e ferramentas de medição – as métricas – é possível controlar os resultados de cada ação desenvolvida e o Inbound Marketing faz o melhor uso de todas essas métricas.
Métricas são sistemas de medição que quantificam um comportamento, uma tendência ou uma variável de negócio. Permitem avaliar e medir o desempenho de qualquer ação de Marketing efetuada.
A correta análise de métricas permite retirar conclusões sobre o envolvimento gerado por uma campanha, novas oportunidades, como gerar retorno, entre outras.
Que métricas escolher?
Existem métricas altamente adequadas a análises específicas mas também existem métricas generalizadas que por vezes requerem dados incertos. Saber o que medir e qual o motivo permite escolher as métricas mais adequadas a estudar.
As métricas servem uma propósito: oferecem inputs que dão à empresa uma visão da posição atual e futura do seu negócio.
- Auxiliam tomadas de decisão
- Permitem detetar oportunidades e ameaças no mercado
- Identificam pontos fortes e fracos da estratégia de negócio
- Reduzem o grau de incerteza
- Impulsionam o foco produtivo com base em dados mensuráveis
A Inboundware selecionou um conjunto de métricas que deverão ser o ponto de partida para as empresas que estão a começar a medir o retorno dos seus investimentos:
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ROI: Return on Investment
É um indicador de performance financeiro que avalia a rentabilidade de um investimento. Sendo uma métrica simples e versátil, pode ser utilizada no final de cada processo para medir qual o esforço de Marketing usado e qual será o retorno que determinada ação deve gerar para cobrir os custos disponibilizados.
A execução desta métrica pode ser ajustada a cada situação mas no final a ideia é simples: perceber se o seu investimento gera ou não retorno positivo.
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Search Engine Ranking
Se aposta numa plataforma de Blogging deve considerar esta métrica: permite conhecer o tráfego gerado e a eficiência da sua estratégia para captar visitantes.
Quanto melhor a posição, maior a probabilidade de ser visto pelos utilizadores, o que aumenta as possibilidades de gerar contactos e leads.
O objetivo de conseguir uma boa posição nos rankings de pesquisa é comum a muitas empresas. O controlo de palavras-chave e a implementação de estratégias de Seach Engine Optimization (SEO) são fundamentais na melhoria desta métrica.
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Conversion Rate
Esta métrica tem intrínseca a ideia de que uma percentagem de visitantes ao seu Website se sentirá motivado a tomar uma ação, tendo assim em atenção o número de leads geradas e o número de potenciais clientes.
A noção de conversão não significa obrigatoriamente que um visitante se torne cliente, pelo que deve ajustar esta métrica aos seus objetivos. Em determinada fase de uma campanha, uma conversão pode ser um contacto telefónico, um registo, um download ou um clique em determinada página.
Geralmente os valores de conversão online encontram-se entre os 2 a 3% em médias empresas. O Google Analytics é um poderoso recurso para analisar esta métrica.
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Customer Online Engagement Level
O maior envolvimento dos clientes com uma marca traduz-se em mais lealdade, mais retenção e mais sucesso financeiro para a marca. Para medir o nível de envolvimento online deve ter em atenção a duração de uma visita, a frequência de uma visita, o número de clicks/downloads/pedidos de contacto, etc. O registo dos dados torna-se fundamental para a análise, podendo retirar dados dos seus clientes do seu website, blog, redes sociais ou fóruns onde a sua marca esteja presente.
No momento em que definir as métricas a usar deve ponderar o que influencia diretamente os seus objetivos. Deverá ainda analisar os limites de cada métrica e procurar fazer uma análise combinada de métricas para que os resultados sejam eficazes e o mais próximos possíveis da realidade.