SOSTAC: método para definir a sua estratégia de marketing

 In Comunicação

Uma das metodologias mais usadas em todo o mundo para ajudar a definir uma estratégia para um negócio é a SOSTAC, que envolve a análise da Situação, Objetivos, Estratégia, Táctica, Ação e Controlo. Criado por Paul R. Smith, é um sistema simples concebido nos anos 90 mas com perfeita aplicação no Marketing Digital.

Este método é utilizado por empresas em todo o mundo, desde as mais importantes multinacionais cotadas em bolsa a pequenos negócios.

Onde estamos?

Na análise da situação, é preciso avaliar em que ponto a empresa se encontra, quais as suas vantagens competitivas, como avaliam a eficácia do Marketing Mix, do plano de comunicação e dos canais de distribuição e, principalmente, quais os desafios co que se depara.

Onde queremos estar?

Nos Objetivos, define-se para onde a empresa quer ir, qual a sua missão, valores e objetivos de marketing a atingir, sem esquecer de fazer o teste SMART, para avaliar se os nossos objetivos são específicos, mensuráveis, exequíveis, realistas e com prazos definidos. Nesta fase é preciso delinear quais os 5 s’ (sell, serve, sizzle, speak, save) que nos podem ajudar e definir onde queremos estar.

Como vamos lá chegar?

As questões de Estratégia prendem-se com a questão «como vamos chegar aos nossos objectivos» para definir qual é o nosso posicionamento como marca e como vamos dividir o mercado para adequar a comunicação aos nossos públicos.

Que táticas vamos utilizar na nossa estratégia?

No plano táctico, estabelecem-se os detalhes da estratégia a seguir num planeamento das ferramentas de comunicação ao dispor das empresas, a mensagem a transmitir, o tom da comunicação e da interação com os clientes ou potenciais clientes e sua integração nos vários canais. Para todos estes elementos é preciso saber qual é o orçamento e quais os recursos disponíveis na organização, porque não se fazem omoletes sem ovos.

Quais as ações necessárias para implementar a estratégia?

A Ação corresponde a colocar o plano em prática, definir quem faz o quê, os timings das campanhas, as medições estatísticas no decorrer de cada acção co os indicadores mais adequados, entre outras atividades.

Como vamos gerir o processo?

O Controlo refere-se a medir, monitorizar, rever, actualizar e modificar a atuação da empresa porque só se consegue gerir o que se consegue medir. Esta fase é extremamente importante e deve ser encarada como um processo natural e contínuo. Muitas vezes existe o medo de avaliar, mas só assim é que se aprende e corrigem erros ou situações que não estão a funcionar corretamente.

 

Referências:

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