Marketing digital vs tradicional na área da Saúde

 In Marketing de Conteúdo

O marketing digital é uma forma de marketing que incorpora muitas estratégias diferentes, tais como marketing de conteúdo, search engine optimization (SEO) ou publicidade online. Quando se trata de promover serviços e produtos da área da saúde, o marketing digital tem vários benefícios que superam em muito os métodos tradicionais de marketing, como televisão ou anúncio nos jornais.

Pesquisa sobre saúde na internet

De acordo com o Pew Research Center em 2016 cerca de 72% dos internautas procuraram informações online sobre saúde. Além disso, cerca de 77% das pessoas que procuraram médicos através da internet dizem que começaram a sua pesquisa através do Google, Bing ou Yahoo.

Ou seja, as pessoas que necessitam de algum serviço ou produto de saúde já não procuram nas Páginas Amarelas. A Internet permite obter mais informação, mais facilmente, e ainda permite procurar feedback de outras pessoas. Quer esteja pronto ou não, o mundo digital está a evoluir a passos largos pelo que é importante seguir as tendências.

Quais os benefícios do marketing digital versus o tradicional?

Empresas de produtos de cuidados de saúde, farmacêuticas, clínicas, hospitais, médicos privados e laboratórios de análises clinicas estão cada vez mais a recorrer à Internet para promover os seus serviços. Isto deve-se, principalmente, ao facto de o marketing digital possuir os seguintes benefícios:

Baixo Custo: normalmente o marketing online é mais acessível que o marketing tradicional. Por exemplo no Google+ é possível criar uma página online gratuita que pode ser tão eficaz quanto um anúncio numa revista. Uma vez criada a página esta fica lá para sempre e qualquer pessoa pode visualizá-la.

Analise dos Resultados: quando se tem um anúncio no jornal pode ser um desafio verificar se o anúncio a atrair clientes. Já o marketing digital permite acompanhar várias métricas, como a evolução do tráfego do website, sendo mais fácil verificar se a publicidade está a resultar ou não.

Exposição a Longo Prazo: o tráfego orgânico é o tráfego que chega a um website como resultado de uma pesquisa não paga. O tráfego orgânico na pesquisa permite que os utilizadores encontrem um determinado website com base em palavras-chave específicas, tais como uma especialidade ou procedimentos. Esta funcionalidade permite um retorno do investimento a longo prazo.

Estabelecer Relações: a Internet permite construir relacionamentos com os clientes ou potenciais clientes de forma muito simples. As pessoas gostam de sentir que existe uma ligação com o seu médico, ou que determinada empresa se preocupa realmente com as suas necessidades. Por exemplo, é bastante simples pedir que um cliente dê um feedback sobre o website, e esta simples ação faz com que o cliente sinta que têm uma opinião e que esta é relevante.

Redes Sociais: o uso de redes sociais é algo muito praticado por qualquer pessoa que navegue na Internet. As redes sociais são alguns dos websites com maior crescimento de tráfego todos os anos, à escala global. Para quem pretende criar uma melhor ligação com clientes ou mesmo angariar novos cliente, ter uma página bem gerida nas redes sociais mais importantes é a melhor forma de o fazer. Fazer uma comunicação com o mundo através das redes sociais é nos dias de hoje uma prática fundamental nos negócios que lidam diretamente com o consumidor.

Chamada à Ação: quando as pessoas leem o jornal ou uma revista tendem a ler apenas as letras grandes. Além disso, para chegarem até ao anunciante as pessoas têm de telefonar ou ir ao website indicado. Por sua vez, no marketing digital é muito mais simples fazer com que os clientes passem à ação, uma vez que tudo o que é necessário é um clique.

Conclusão

O marketing digital está a mudar a forma como as empresas ligadas à área da saúde chegam até às pessoas. É ainda um tipo de marketing com mais benefícios do que o tradicional.

Se não sabe por onde começar, nada como contactar uma empresa especializada nestes serviços.

Recommended Posts
Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

0