Marketing de Conteúdos: uma das ferramentas mais poderosas das empresas
O Marketing de Conteúdos (Content Marketing) tem vindo a crescer ao longo do tempo, para se tornar numa das mais poderosas ferramentas de Marketing para negociar e conectar empresas com clientes. 73% das empresas dependem de conteúdos interessantes para comercializar e promover os seus produtos.
Social Media, artigos, newsletters, blogs e casos de estudo são as principais táticas de Marketing de Conteúdos usadas, oferecendo benefícios que já não podem ser ignorados pelas empresas, segundo o infográfico que se segue. Conheça os 8 motivos que mostram oportunidades ilimitadas para as empresas que comunicam com conteúdos de qualidade.
- Gera mais tráfego para o seu site.
Conteúdo personalizado traduz-se no aumento de 68% dos leitores e gera tráfego para o site quando oferece soluções, apresenta melhorias ou entretém a audiência.
Quanto mais páginas e publicações apresentarem conteúdos personalizados e segmentados, maior será o tráfego no site.
- Aumenta o envolvimento com o público-alvo.
A geração de respostas ou o envolvimento de tipos de audiência específicos depende do tipo de conteúdo apresentado. As instruções detalhadas e os tutoriais ganham cada vez mais expressão.
Os infográficos e os vídeos também estão a ganhar popularidade entre os profissionais de marketing. Usar imagens ou figuras pode aumentar o total de visualizações em mais de 94%.
- Gera mais Leads.
54% pode ser o aumento das leads quando se recorre a um Marketing de Conteúdos.
93% das empresas no mercado B2B já recorrem ao Marketing de Conteúdos e empresas que possuem blogs ou sites com foco nos conteúdos interessantes podem ver as suas leads aumentar 97%, comparando com empresas que não apresentam conteúdos deste género nas suas plataformas online.
- Aumenta as vendas.
Mais de 55% dos consumidores são atraídos pelo conteúdo interessante que leem e pelos produtos ou serviços apresentados nos conteúdos.
Quanto mais os consumidores entenderem os benefícios que podem ganhar com o negócio, mais provavelmente se tornam clientes assíduos.
- Melhora o posicionamento nos motores de pesquisa.
Apresentar conteúdos de qualidade aumenta a popularidade natural das ligações e estabelece um patamar superior para a marca – fatores estes que impulsionam ainda mais as classificações de em termos de SEO.
- Melhora o reconhecimento da marca.
Estabelecem-se elevados níveis relacionais e envolvimento com a audiência. Quanto maior for a qualidade do conteúdo apresentado, maior será o posicionamento da marca perante o público.
As decisões de compra podem aumentar 52% nos compradores que confiam na informação apresentada em blogs ou publicações.
- Estabelece a empresa como líder de opinião.
A empresa será vista com uma “expert” na indústria, essencialmente se apresentar conteúdos de elevada qualidade que irão ajudar, educar e entreter a audiência.
Como líder, estará em posição de ouvir o que dizem acerca do seu negócio e talvez influenciar processos de compra baseados em recomendações.
- Marketing de Conteúdos é mais barato.
Comparando com os modelos tradicionais de Marketing, a aposta nos conteúdos traduz-se em menos custos.
O Marketing de Conteúdos, como uma ferramenta de Inbound Marketing, mostra-se até 62% mais rentável que o Marketing tradicional.
De facto todas as empresas procuram colher os benefícios acima descritos mas no entanto é fundamental apostar num planeamento cuidadoso de toda a campanha de Marketing de Conteúdos. Só assim pode envolver os seus clientes com a marca e consequentemente tirar partido de todas as mais-valias da estratégia.
Infográfico: CJG Digital Marketing
Embedded from CJG Digital Marketing