A Listopsis, empresa portuguesa de tecnologias de informação e comunicação especializada em soluções destinadas ao mercado empresarial, organizou um evento destinado à sua nova oferta de soluções de Cloud, aproveitando em simultâneo para clarificar o conceito de Cloud Computing junto do mercado português. O evento “Cloud Computing: Como beneficiar da nuvem?” aconteceu na passada semana, dia 8, no showroom da Listopsis, em Lisboa.

A oferta de Cloud Computing é transversal ao tecido empresarial, desde as PME a grandes empresas. Segundo Laurentina Gomes, Administradora do Grupo Liscic/Listopsis, “para benefício das empresas e do mercado das TI é importante clarificar o conceito de Cloud Computing. A Listopsis dispõe de recursos especializados para a consultoria de implementação de projectos integrados de Cloud Computing, assegurando a inovação na infraestrutura TI e redução de custos nos investimentos”.

A oferta da Listopsis passa agora a contar com todo o portfólio Cloud da Hewlett-Packard, apresentado neste evento por Pedro Canas Ferreira, Cloud Champion e Responsável de Inovação da HP em Portugal. Realizado nas instalações da Listopsis, todos os participantes tiveram a oportunidade de ver esclarecido o conceito de Cloud Computing, o qual poderá ser complementado numa solução completa de “IT as a Service”, sintetizando assim uma oferta num sistema completo, aberto e integrado de construção e gestão de Clouds. Neste sistema designado HP CloudSystem assentam três ofertas distintas, o CloudSystem Matrix posicionado para Cloud em modelo de Infra-structure as a Service, o CloudSystem Enterprise para Cloud em modelo Platform as a Service e o CloudSystem Service Providers para oferta de Cloud em diferentes modelos (XaaS) por outros Service Providers. Existe ainda o software CloudSystem Matrix, que permite a construção em apenas um dia de uma Cloud.

A Listopsis alargou também o leque de soluções de gestão documental baseada em cloud da Toshiba, que compreendeu o reforço da parceria com a Cortado, empresa líder em soluções de software de cloud printing, para permitir a impressão através da Cloud para os novos multifunções Toshiba. De um modo seguro e rápido, é possível imprimir a partir de equipamentos móveis com sistemas operativos iOS, Android, Symbian e BlackBerry para toda a linha e-STUDIO Toshiba. Em paralelo, foi destacada a recente parceria com a DocShare, multinacional dotada de software de gestão documental, que tira partido da tecnologia de Cloud para a partilha controlada, segura e prática de documentos por via electrónica.

Mais de 35 empresas estiveram presentes neste evento, de sectores tão diversificados quanto os da Saúde, Educação, Legal e Público. Houve ainda espaço para a apresentação das novas soluções de projectores NEC com possibilidade de acesso a documentos e configuração via Cloud, nomeadamente o projector NEC M350X e o projector NEC M260WS. A oferta da Listopsis é dirigida a todas as empresas que necessitem otimizar a sua estrutura de TI e reduzir custos, independentemente da sua dimensão e complexidade.