Landing Pages: como traduzir tráfego em clientes?
Uma landing page ou página de destino é qualquer página no seu website para onde o tráfego é enviado especificamente para realizar uma ação ou resultado. O objetivo da landing page é levar o visitante do site a tomar uma ação desejada como efetuar um contacto, fazer um download, assistir a um vídeo ou subscrever a sua newsletter. As possibilidades são infinitas e dependem da imaginação de cada um.
Landing pages como fonte de tráfego
O tráfego é enviado a partir de um link para a página otimizada. Esse tráfego pode partir de um banner, uma imagem, um post nas redes sociais ou de outra página do seu website com o intuito de atender a uma necessidade específica. O objetivo final da landing page é sempre potenciar um pedido de informação ou a compra de um produto ou serviço.
Dicas para otimizar as suas landing pages:
- Aposte num headline que identifique diretamente o objetivo da landing page
- Apresente call to actions visíveis e bem posicionados na página
- Seja claro a comunicar os objetivos da página
- Mostre os tópicos mais importantes no início de cada parágrafo
- Escreva de forma otimizada para web
- Remova todos os elementos desnecessários da página como cabeçalho ou sidebar
Quais os principais erros que prejudicam a eficácia da landing page:
- Usar o design típico do website: uma landing page deve manter-se fiel ao aspeto visual do seu website mas não deverá ser encarada como uma página regular.
- Apresentar mais que uma opção de escolha ao visitante: escolha um objetivo e foque-se apenas nele. São exemplos a subscrição de uma newsletter ou o envio de um formulário de contacto.
- Ignorar o detalhe estético da página: embora a página deva ter um aspeto estético menos elaborado deve ter em atenção a sua atratividade visual
Que informação pedir ao visitante na landing page?
Quanto menos informação solicitar, maior a probabilidade de sucesso. Tendo isto em mente, considere os elementos estritamente necessários para o fim específico. Nome e email são sempre dados considerados obrigatórios para a identificação do visitante. Em alguns casos considera-se importante introduzir campos para contacto telefónico ou profissão.
Como avaliar o sucesso da landing page?
- Mantenha-se atento à taxa de conversão
A taxa de conversão é a percentagem de visitantes que se transformam numa lead, venda ou objetivo definido pela empresa.
- Taxa de rejeição da página
A taxa de rejeição é a percentagem de visitantes que abandonam a página sem tomar qualquer tipo de ação.
- Custo por venda
Aqui divide-se o custo com publicidade pela quantidade de vendas para calcular o valor médio por venda.
Em suma,
Alguns ajustes na sua página de destino podem transformá-la numa ótima ferramenta de conversão. Lembre-se de criar uma página única, simples, com uma mensagem clara, concisa e convincente.