O Inbound Marketing parte do princípio de que o mundo mudou e que as pessoas alteraram a sua forma de comprar, recorrendo aos motores de busca para pesquisarem antes de efetuar uma decisão de compra de um produto ou serviço. Portugal não é exceção e as empresas portuguesas têm de se adaptar, de forma a estarem presentes nos mesmos espaços que os seus clientes, nas plataformas digitais.

Com estes novos hábitos de pesquisa e consumo de conteúdos online, as empresas têm de acrescentar valor ao utilizador (fornecendo informação interessante) e refletir no seu conteúdo as palavras-chave que os potenciais utilizam para encontrar o seu website ou blog corporativo.

A lógica dos departamentos de marketing atuais passa a ser a geração de leads ou o envolvimento do cliente (engagement), numa metodologia fundada pela empresa Hubspot.

  • Atrair tráfego para o seu site
  • Converter os visitantes em potenciais clientes (leads)
  • Converter os contactos em vendas
  • Transformar os clientes pontuais em clientes fidelizados
  • Inbound Marketing

    Ao produzir conteúdos dentro do interesse do visitante, o passo seguinte é converter e fidelizar ao longo do tempo, criando relacionamentos duradouros, de preferência.

    Tenha uma equipa de Inbound Marketing a trabalhar para si

    O Inbound Marketing requer o trabalho de profissionais com vasta experiência em Marketing de Conteúdos (sim, porque o conteúdo é rei na Internet) em que a experiência em redacão jornalística e de copywriting de publicidade é uma mais-valia importante em websites, blogs e sites de e-commerce.

    Outro ponto importante em qualquer metodologia aplicada ao meio digital é analisar os resultados para uma melhoria contínua da sua comunicação.

    Como funciona o Inbound Marketing na prática?

    O Inbound Marketing parte de um briefing, em que o objetivo dos consultores é perceber a realidade do cliente e os seus problemas para perceber se uma Estratégia de Inbound Marketing poderão ser a solução.

    Segue-se a definição das personas do negócio e uma auditoria de conteúdos, passando pela definição de um Plano de Conteúdos e Calendário Editorial de acordo com os os objetivos especificados pelo cliente.

    O resultado mais visível são as suas aplicações práticas, como as que se seguem:

    • Gestão e criação de Conteúdos
    • Atualização periódica de websites e blogs
    • Criação de artigos para websites e blogs, optimizados para os motores de busca.
    • Optimização para os Motores de Busca (SEO)
    • Gestão e estratégia para os Social Media
    • Redação de Entrevistas
    • Gestão de Newsletters
    • Elaboração de White papers
    • Case studies
    • Conteúdos em vídeo

    Muitas vezes vemos empresas a utilizarem os conteúdos ao serviço do Marketing faltando, contudo, uma estratégia definida para obter resultados reais. O Inbound Marketing como estratégia foca-se em trazer resultados concretos para o cliente.

    Vantagens do Inbound Marketing:

    – Ser encontrado na Web por proporcionar conteúdos interessantes e originais
    – Melhorar o seu posicionamento nos motores de busca
    – Atrair visitantes para os seus suportes de comunicação
    – Ser menos invasivo que a publicidade tradicional
    – Contribuir para a notoriedade da sua empresa
    – Aumentar o envolvimento do seu cliente com a sua empresa ou marca

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